Como desbloquear cartão de crédito: Descubra aqui!

Veja o passo a passo do Notícia Oficial que ensina como você pode desbloquear cartão de crédito de forma simples

Como desbloquear o cartão de crédito

Todo usuário de cartão de crédito ou débito sabe bem que ao receber em casa um cartão é preciso passar pelo momento de desbloqueá-lo. Sabendo disso, nós, do Notícia Oficial, criamos este guia para te auxiliar em como desbloquear cartão de crédito.

Para que o cliente possa usufruir do seu cartão é comum sim ter que passar pelos caminhos (via atendimento ao cliente, aplicativo ou caixas eletrônicos) quando falamos no passo a passo do desbloqueio.

Quando um cliente escolheu o tipo de cartão que lhe agrada, ele já superou a fase mais difícil. Agora vem a parte de receber em casa, desbloquear, usar e pagar. Então leve em consideração que todo esse processo tem ligação com a segurança numa sociedade global em que dados são extraviados todos os dias.

E nada mais justo que receber um cartão seguro e tenham meios para que o usuário tenha acesso a ele, mas passando sempre pela segurança determinada pelos bancos/financeiras. Então, chega de enrolação, veja, a seguir, como desbloquear o seu cartão de crédito.

Porque saber como desbloquear o cartão de crédito?

É bastante comum ao receber o cartão de crédito ou débito em casa a necessidade do desbloqueio. É uma forma de segurança que o cliente do cartão tem e é também uma forma de avisar o banco que é detentor legal daquele objeto e que está apto ao uso.

maneiras de se fazer isso por telefone, caixa eletrônico e aplicativo. Dessa forma, o usuário terá de encaminhar informações sendo elas como senhas e outras informações que somente o dono do cartão e o banco saberão. Em caso de extravio de dados, roubos e perdas o bloqueio será iminente.

Portanto, ao receber em casa o seu cartão de banco ou financeira, certifique se que ela tenha vindo com os dados verídicos e que somente o devido portador, no caso você, o tenha desbloqueado naquele exato momento. Em casos de dúvidas não deixe de comunicar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Os telefones estão atrás do seu cartão ou via aplicativo mesmo.

Tipos de bloqueio do cartão de crédito ou débito

Outro ponto comum no que diz respeito ao bloqueio de cartões podem variar conforme o uso ou desuso. Por exemplo, cartões vencidos e com faturas em atraso também receberão o bloqueio de maneira automática.

Podem acontecer situações de o cliente errar a senha por determinado limite de vezes, o próprio usuário também pode solicitar esse bloqueio por qualquer motivo, alguns deles costumam ser por necessidade financeira e existem casos de fraudes, roubos e crimes virtuais que somam a essa postura.

Senha incorreta

O cliente precisa ficar atento na utilização do cartão em momentos que fará o seu uso. Ao adentrar num recinto comercial deve-se observar e decorar uma senha e em casos de erro na hora de digitar os números, por três ou duas vezes, o seu cartão automaticamente estará bloqueado. E o desbloqueio poderá ser feito na agência, aplicativo ou via SAC.

Cartão com data de validade vencida

Todos os cartões possuem data de validade. Você já deve ter lido números como: “01/25”. Nesse caso, mês e ano que o cartão vai vencer, janeiro de 2025, por exemplo. Então quando completar a data que está no seu cartão de crédito ou débito haverá o bloqueio para que outro cartão o possa substituir.

Fatura em atraso

Casos com faturas em atraso também são bastantes recorrentes por se tratar de uma cobrança não paga na data determinada. O seu banco ou financeira, vão entrar em contato insistentemente para que você pague em dia as suas faturas e uma das penalizações será o bloqueio do seu cartão de crédito, no caso.

Suspeita de fraude

Se o banco ou financeira suspeitarem do cartão, também haverá o bloqueio. Mas no caso do cartão do usuário ter sido clonado ou passado por crimes cibernéticos o mesmo motivo também será levado em conta para que esse cartão saia de circulação.

Passo a passo de como desbloquear o cartão de crédito

Você recebeu o seu cartão via correio e a primeira atitude que deverá ser tomada é conferir os dados: nome escrito corretamente, se o número bate conforme carta enviada pelo banco etc. Após, deve-se observar qual a atitude do seu banco ou financeira, ou seja, a forma de desbloqueio que são tomadas por eles.

Sempre na dúvida, ligue na central de relacionamentos. Não sabe o que fazer, ligue e explique a sua situação. Mas é bastante comum nas cartas virem passo a passo do desbloqueio e nunca é demais informar que não procure ajuda de estranhos nessa situação.

Alguns casos também podem ser feitos via aplicativo. Os bancos digitais são seguros e bem didáticos na hora do cliente querer fazer o desbloqueio do cartão. Portanto, entenda que um cartão vindo até a sua casa bloqueado não é burocracia. E sim, evitar fraudes se houver extravio e a impossibilidade de compras.

Caixa eletrônico

Nos bancos convencionais é ainda comum desbloquear o cartão via caixa eletrônico. Mas atenção! Nunca o faça com ajuda de estranhos. Precisou de ajuda e está com dúvidas, fale com o funcionário identificado do banco ou gerente.

Nos caixas é comum ser pedido uma senha, data de nascimento e outras informações para que o cartão seja desbloqueado. Para isso, procure o responsável da instituição no caso de dificuldades.

Aplicativo do cartão

No boom da tecnologia existem meios práticos e que podem ser feitos sozinho e com a segurança do seu lar. O desbloqueio de cartão pode ser feito também pelos aplicativos dos bancos ou financeiras.

Eles pedirão senhas, dados compatíveis com o cadastro feito na solicitação do cartão. E são bastantes seguros também. Há bancos que pedem fotos para que sejam comparadas com uma determinada outra foto já enviada pelo usuário no momento do cadastro.

Atendimento via chamada telefônica

O desbloqueio feito pelos telefones também não saiu em desuso. Pelo contrário, é uma forma de ajudar o cliente do cartão na hora da dificuldade. Nas ligações via SAC haverá o mesmo rigor existente nos caixas e aplicativos. Portanto são confiáveis e ainda estão em uso para os clientes que necessitam de uma ajudinha de confiança do próprio banco/financeira e pedirão confirmação de dados que somente eles possuem.

Conclusão

O ato de desbloquear um cartão pode parecer algo mínimo e simplista. Mas precisa ser levado bem a sério pelo fato de haver situações de clonagem, fraudes, roubos, extravios e perdas todos os dias. Então não fique irritado quando receber o cartão bloqueado. É necessário, seguro e sem dores de cabeça para o seu bolso.