Porque o Copom decidiu manter a Selic em 13,75%?

Confira tudo sobre a decisão do Banco Central de continuar com a taxa Selic em alta!

fundo de mercado de ações e a frente um mini carrinho de compras com dinheiro em Real dentro, simulando taxa básica de juros subiu novamente Selic Copom

O Copom, juntamente com o Banco Central do Brasil, decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, contrariando as expectativas do mercado, visto que o próprio Governo Federal esperava a redução da taxa básica de juros.

Mas, você sabe como a taxa Selic afeta seu dinheiro? O percentual de 13,75% a.a. é bom ou ruim para o nosso bolso? A inflação vai baixar ou aumentar com a nova Selic?

Bom, são muitas as dúvidas sobre o assunto! Por isso, preparamos este guia simples para te explicar o porquê da decisão de manter a Selic em patamares elevados e quais os impactos disso no dia a dia do brasileiro e das empresas. Vamos conferir?!

Decisão do Copom de manter a Selic em 13,75% ao ano

A Selic é a taxa de juros que regula praticamente toda a economia no Brasil, visto que é ela quem basicamente define se um empréstimo vai ficar mais caro ou barato, se a taxa do cartão de crédito vai subir, se o financiamento vai aumentar ou não, enfim.

Além disso, a taxa Selic é usada também para definir a rentabilidade dos investimentos, principalmente os da renda fixa.

Assim, devido a sua importância, a cada 45 dias o Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne para discutir sobre a inflação no país e, com vista disso, decide se vai manter, aumentar ou reduzir a Selic.

O que acontece é que desde agosto de 2022 o Copom está mantendo a Selic em 13,75% ao ano, fato esse que o Governo Federal discorda.

De acordo com o Copom, não é o momento de diminuir a taxa Selic, visto que a inflação no Brasil continua em alta.

No entanto, para o Governo Federal, o país está passando por um momento de estabilidade financeira, sendo crucial baixar as taxas de juros, para que o crescimento econômico acelere.

Qual o impacto da Selic em 13,75% ao ano?

A maior preocupação do Governo Federal é que a decisão do Copom de manter a Selic em 13,75% ao ano prejudique a economia.

Para o presidente Lula (PT), a redução da Selic ajudaria os brasileiros na contratação de crédito, pois as taxas de juros diminuiriam.

Além disso, com menores juros, a tendência é que se aumente o consumo e incentive-se os investimentos, o que é ótimo para o crescimento do país.

Então, no dia a dia, a Selic fixada em 13,75% ao ano não é vantajosa, pois faz com que o crédito fique caro e o brasileiro se endivide mais.

Em contrapartida, para aqueles que têm dinheiro para investir, esse pode ser o momento ideal para aplicar em ativos da renda fixa, que estão com ótima rentabilidade!