Conta digital PJ: O que é, como funciona e quais bancos possuem

Confira neste guia exclusivo tudo o que você precisa saber sobre conta digital PJ para a sua empresa, para escolher a melhor para seu negócio!

mulher de negócios em frente ao notebook conversando no celular e anotações na mesa, simbolizando a escolha do melhor banco para conta digital PJ empresa

No Brasil é bastante comum em cada esquina ter um micro, médio ou grande empreendedor. O mesmo se equivale aos clientes de Conta Digital de Pessoa Jurídica (PJ) que se somam aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Com a crise financeira batendo à porta do trabalhador brasileiro, ter um negócio próprio virou símbolo de luta e resistência para o sustento familiar.

E é aí que entram como facilitadores as contas digitais PJ, que visam cuidar e auxiliar da melhor maneira esses empresários dos quatro cantos do país.

Por isso, no texto de hoje falaremos sobre como é importante ter uma conta digital para essa categoria e quais os mecanismos para se chegar até ela. Confiram abaixo as perguntas mais buscadas na internet!

O que é conta digital PJ?

Todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) são pessoas que possuem contas jurídicas e não importa se os empresários são pequenos, médios ou de grande porte.

As contas digitais PJ visam facilitar o atendimento aos empreendedores com dinamismo e nos tempos atuais é um forte aliado na hora de oferecer os serviços às instituições.

E, pensando nesse nicho de mercado, os bancos e financeiras oferecem via aplicativo modalidades e cartões de crédito aos adeptos da PJ.

Como funciona uma conta digital PJ?

Basicamente é uma conta corrente jurídica feita para transações variadas e que descomplica de maneira leve a vida do empreendedor. Esse tipo de conta é para trazer mais comodidade igual a uma conta não-PJ.

Tudo é feito via celular para que o cliente consiga se comunicar de maneira ágil com a instituição financeira no intuito de tirar dúvidas, solucionar problemas e realizar transações.

Quem pode ter uma conta digital PJ?

O empreendedor precisa ter idade acima de 18 anos, fazer um cadastro no site do Governo Federal e após todo o processo estar apto aos olhos do próprio governo que vai exigir uma lista de documentação e é preciso pagar todo o final de cada mês o valor de até R$61,00 para ser MEI.

Feito tudo isso, o cliente vai em busca de um banco ou financeira que ofereça esse tipo de serviço e em boa parte dos casos não será avaliado nos órgãos de proteção ao cliente.

MEI

  • Site Gov.br
  • Quero ser MEI
  • Formalize-se
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência
  • Título de Eleitor
  • Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos)
  • Consulta prévia de localização aprovada (se o município exigir)

Qual a diferença de uma conta PJ e PF?

Nas contas de Pessoa Jurídica e Pessoa Física, o cliente precisa ter CNPJ ou CPF, respectivamente, para começar.

Cada banco ou instituição financeira trabalha com benefícios e formas opostas para cativar um usuário de conta digital.

Vai depender também se essa instituição oferecerá juros menores, anuidades, gratuidade em TEDs, boletos, extratos, maquininhas de cartão, seguros, consórcios e outros.

Mas, via de regra, essas contas bancárias digitais funcionam exatamente iguais, o que vai diferenciar é o que o banco pode ou não oferecer.

Por que ter uma conta digital PJ?

O principal motivo para você abrir uma conta digital para sua empresa é o fato de melhor atender às suas necessidades enquanto pessoa jurídica.

Nessa modalidade de conta digital os empresários utilizam de recursos diferenciados que em muitos dos casos não existem nas contas digitais de pessoa física. E convenhamos que é melhor separar os ganhos da empresa dos pessoais.

Portanto, é mais interessante possuir esse tipo de conta que costuma ter mais vantagens a esse tipo de público recorrente no Brasil.

Vantagens

  • Mais benefícios;
  • Menos burocracia;
  • Melhores taxas;
  • Sem anuidade;
  • Praticidade;
  • TED exclusivo;
  • Transferência exclusiva;
  • PIX;
  • Segurança;
  • Agilidade via aplicativo;
  • Grande número de bancos e financeiras que atendem.

Desvantagens

  • Falhas no chat do aplicativo;
  • Necessidade de abrir empresa;
  • Pagamento do DAS via mensal;
  • Saques somente na Rede Banco 24 Horas;
  • Sem talões de cheque.

Como escolher uma conta para PJ?

Com a globalização dos meios financeiros, o cliente de banco ou financeira consegue com um simples toque na tela do celular realizar transações práticas e rápidas.

A conta digital PJ não foge à regra e caberá ao cliente conferir quais os serviços existentes no mercado.

As instituições financeiras travam uma batalha diária para melhor oferecer vantagens exclusivas ao cliente. É preciso comparar os serviços incluídos e prováveis taxas.

Por não ter a agência física, o suporte será todo online e esse será o diferencial primário. Por isso, converse com amigos e familiares que possuem esse tipo de conta e compare com as pesquisadas por você.

Outra dica é entrar no site do Reclame Aqui e ver o feedback dado por clientes insatisfeitos. Procurar saber quais soluções essas instituições fazem também é uma forma de colocar na balança.

O que é preciso observar?

Observar qual será a vantagem para o seu bolso é o primeiro adendo. Por não existir o local físico é preciso que o diálogo flua de maneira leve e prática. Caberá à instituição dar todo o suporte numa eventual crise.

Procure apurar quais os benefícios o concorrente oferece e se cabe próximo ao que estão te oferecendo. Faça uma avaliação no uso de TEDs, transferências, cashback e outros.

Como abrir uma conta PJ?

O primeiro passo é entrar no site do Governo Federal, conforme já destacamos, e ter em mãos o CNPJ fornecido por eles. Feito isso, é preciso escolher a instituição financeira que será a responsável por cuidar das finanças do empresário.

Existem bancos tradicionais que possuem espaços físicos e os de nova geração que só coexistem via online. É preciso ter cautela na hora de escolher o seu banco/financeira e comparar as exclusividades que cada um tende a oferecer.

O fácil e bom relacionamento também pesa bastante na hora da escolha. Não deixe de observar esse ponto para que no final das contas não seja uma dor de cabeça o que deveria trazer melhor praticidade.

O que é necessário para abrir uma conta digital PJ?

Para conseguir efetuar o cadastro numa instituição financeira é preciso ter CNPJ e claro, ter acima de 18 anos. O mesmo vale também para conseguir o número de CNPJ via Governo Federal.

Documentos

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência
  • Título de Eleitor
  • Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos)

Melhores contas PJ

Nessa regra da escolha da melhor conta digital para empresa vai pesar quais as taxas reduzidas e melhores ofertas de cada banco ou financeira.

Os serviços típicos para empreendedores também podem ser o diferencial na escolha de cada cliente.

Além também do funcionamento do aplicativo, que precisa ser atualizado no smartphone constantemente pelo cliente e também pela empresa detentora para não ocorrer erros no final das contas.

Vamos listar abaixo algumas instituições e o tipo de serviço melhor destacado por elas. Confira!

Banco Inter

O Banco Inter trabalha com 100 TEDs gratuitos e mais 100 boletos exclusivos ao mês. Também é possível o recebimento de dinheiro via QR Code sem aquelas taxas e caso o empresário queira, acompanha uma maquininha digital.

ABRA SUA CONTA DIGITAL PJ INTER

Neon

O Banco Neon não trabalha com taxas de manutenção e todos os cartões de crédito possuem anuidade zero. O seu diferencial é no atendimento de 24 horas para empreendedores, junto com o cartão digital exclusivo em compras internacionais.

ABRA SUA CONTA DIGITAL PJ NEON

C6 Bank

A empresa é conhecida por trabalhar com programas de pontos aos clientes PJ, além de possuir uma Conta Global em caso de viagens e situações fora do Brasil. Não existem mensalidades e dentro do aplicativo existem programas para pagamentos em pedágios sem filas.

ABRA SUA CONTA DIGITAL PJ C6

Superdigital

A Superdigital trabalha com transferência gratuita para clientes no mesmo aplicativo. Os saques poderão ser feitos no Banco 24 Horas. É possível também ter cinco cartões cadastrados além da não análise de crédito junto com o atendimento digital via chat por 24 horas.

ABRA SUA CONTA DIGITAL PJ SUPERDIGITAL

Original

Há seis anos nesse nicho de mercado a conta oferece isenção de tarifas e as transferências ilimitadas. Existem também as maquininhas de cartões que estão inclusas nesse tipo de modalidade.

ABRA SUA CONTA DIGITAL PJ ORIGINAL

Vale a pena abrir uma conta digital PJ/MEI?

Sim, basta que o empresário avalie a melhor instituição, ou seja, aquela que oferece os melhores benefícios, tanto para o seu bolso quanto para a sua comodidade.

Vale a pena reforçar que quanto melhor o atendimento, maiores são as chances do cliente se fidelizar àquela instituição. Tudo é bastante seguro e rápido para os donos de empreendimentos e não existem diferenças quando se é falado no micro, médio ou grande empreendedor!