Consulta SPC e Serasa: como saber se seu nome está sujo e como resolver o problema

Veja aqui como fazer a sua consulta SPC e Serasa grátis e descubra se seu nome está na lista de inadimplência ou não! E se sim, aprenda como regularizar a sua situação!

homem analisando um documento em frente ao computador e com uma calculadora na mão

O famoso “nome sujo na praça” ou “nome negativado” significa que o CPF do consumidor foi incluído em algum banco de dados de restrição ao crédito, ou seja, há dívidas em seu nome e até quitá-las ficará limitado. Por isso é tão importante a consulta SPC e Serasa.

Mas, como saber quando seu nome está com pendências? Bom, para consultar se o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) está limpo ou não e assim poder regularizar a situação, hoje em dia é muito simples e rápido, pois dá para ver se seu nome está negativado pela internet mesmo. 

Pode parecer uma informação simples, mas muitas pessoas não sabem que é possível consultar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito de maneira tão prática e sem cobrar nada.

Os órgãos de proteção ao crédito possuem uma lista com nomes de pessoas inadimplentes e embora muita gente pense que essas instituições são as vilãs do consumidor brasileiro, saiba que esse cadastro é benéfico a todos.

É claro que você não quer ter o nome sujo e ficar restrito de comprar em lojas e até mesmo desfrutar de produtos financeiros, como os cartões de crédito, mas por outro lado, esses cadastros permitem melhores condições de crédito ao consumidor.

O Cadastro Positivo é um bom exemplo disso, pois é um meio que identifica os bons pagadores aos bancos, lojas e empresas, recompensando-os por isso, como reduzindo os custos em empréstimos e financiamentos e comprovando a renda de profissionais autônomos, por exemplo. 

Além disso, nem sempre quem está com o nome sujo está errado, visto que pode acontecer de ter seu nome cadastrado na lista de inadimplência de forma indevida. Nesses casos, o consumidor tem o direito de pedir uma indenização por danos morais e materiais.

Então, para evitar problemas e dores de cabeça atoa, é importante saber como fazer a consulta SPC e Serasa de graça e é o que iremos lhe ensinar no tema de hoje! Vamos lá?!

Quem cuida da consulta SPC e Serasa?

Existem diversos birôs de crédito aqui no Brasil, mas os mais conhecidos são o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa Experian.

Mas, ainda há muita confusão entre essas duas instituições e por, isso, primeiramente você deve entender que elas não medem a mesma coisa!

O SPC Brasil recebe dados do sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).

Ou seja, o SPC está associado ao comércio e despesas domésticas, como conta energia elétrica e água ou o pagamento de um carnê de loja.

Já o Serada recebe dados de bancos financeiros (Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban).

Esses bancos disponibilizam os nomes de quem possui pendências com cheques sem fundos, dívidas com cartão de crédito e etc.

Então, resumidamente, a maior diferença entre ambos é quanto à forma de coleta dos dados dos brasileiros inadimplentes.

Um é feito por lojistas credenciados e outro por bancos e instituições financeiras, mesmo que ambas as instituições avaliem a reputação do consumidor na praça. 

Além disso, enquanto no SPC a pessoa apenas fica com o nome sujo na empresa que está devendo (não podendo comprar novamente enquanto não quita o saldo), no Serasa é feito uma ficha mais detalhada do inadimplente, que em longo prazo restringe sua atividade no mercado.

Mas, após o prazo de cinco anos, nenhuma dessas instituições pode continuar cobrando judicialmente a dívida, assim como são obrigadas a excluir o nome do consumidor de seu banco de dados.

Como ver seu meu nome está sujo?

Atualmente, você pode ver a situação do seu CPF rapidamente, pois é possível a consulta SPC e Serasa online.

Basicamente, só será preciso fazer o seu cadastro no site da Serasa e pronto, digitando o número do seu CPF em poucos segundos você consegue ver a sua situação.

O aplicativo para consulta SPC e Serasa oficial é o Serasa Consumidor, que mostra gratuitamente se há dívidas ativas em seu nome ou não.

Para fazer o seu cadastro no site ou aplicativo do Serasa, é necessário informar seu nome completo, CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e o número de celular.

Além desse meio, alguns outros apps de controle financeiro pessoal podem fazer isso também, como é o caso do Guia Bolso.

No Guia Bolso, na ferramenta “Radar de CPF” você consulta gratuitamente o status do seu CPF, monitorando as dívidas pendentes.

Porque fazer a consulta SPC e Serasa online?

Consultar o seu CPF não é vantajoso somente para informar se você está com débitos em seu nome, mas também para entender melhor sobre sua saúde financeira. 

Ao verificar se seu nome está negativado ou não, é possível ter acesso a uma série de informações importantes para você como consumidor.

O score de crédito Serasa permite que você veja qual é a sua pontuação de crédito, indicando o seu perfil como consumidor.

Inclusive, o score é um dos itens mais importantes na hora da avaliação de créditos no mercado, como a solicitação de um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.

Além disso, ficar atento a essas informações diminui o risco de você ser vítima de golpes e fraudes com seu nome. 

Isso porque você terá acesso a todos os débitos em seu CPF e caso não identifique a dívida, basta acionar a empresa responsável pela compra para analisar a situação ou o Procon.

Aprenda como regularizar seu CPF

Agora que você já sabe como fazer a consulta SPC e Serasa, é hora de começar a pensar em regularizar sua situação, caso haja dívidas.

A primeira coisa a se fazer então é verificar se o débito é realmente seu ou se o pagamento da conta foi efetivado devidamente. 

Se, por acaso, você vir a ter um desses problemas, será preciso comprovar que não foi você que comprou ou que já pagou a conta. 

Para isso, basta entrar em contato com a empresa ou banco, enviando os comprovantes necessários para a exclusão do seu nome no cadastro de inadimplentes.

Já se você assume que a conta é sua e que não foi paga realmente, então é o momento de começar a pensar em regularizar a sua situação.

A dica é tentar uma renegociação diretamente com a empresa ou banco que fez a inclusão do seu CPF no cadastro de proteção ao crédito.

Após fazer um acordo, você deve pagar a conta (nas condições estabelecidas) e quando o pagamento é reconhecido, a empresa tem até 5 dias úteis para avisar o Serasa e assim retirar o seu nome do cadastro de devedores.

No caso do parcelamento da dívida, a exclusão do seu nome no cadastro de inadimplentes deve ser feita logo após o pagamento da primeira parcela.

Mas, é fundamental honrar com o parcelamento assumido, pois se atrasar ou deixar de pagar, o nome volta para a lista de negativados.

Além disso, há outra possibilidade de ter o nome limpo sem ter que pagar a dívida, mas não é o mais indicado. 

Para isso é preciso esperar o prazo de quitação do débito, que é de cinco anos, conforme regulamenta a lei brasileira para pessoas físicas. 

Contudo, por mais que o seu nome saia da lista de devedores e a dívida não possa mais ser cobrada de você, ainda assim o débito não caduca.

Com isso, provavelmente, mesmo após os cinco anos, você pode ser negado de comprar na empresa novamente, até regularizar o débito.

Por isso, o correto é sempre buscar pagar o que se deve, até mesmo porque ficar com o nome sujo por tanto tempo não é nada vantajoso, concorda?

Então, esperamos que este post exclusivo sobre consulta SPC e Serasa tenha lhe ajudado a esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. 

Sendo assim, não perca mais tempo, veja como está o seu CPF no mercado e se a situação não esteja favorável, procure uma maneira de se livrar das dívidas!

Aproveite para fazer um 2021 diferente, com o seu nome limpo e podendo comprar onde quiser e, para isso nem é preciso muito sacrifício, basta ter um bom planejamento financeiro!