Restituição do IR: Veja se você está no 2º lote de pagamento

Já está no disponível no site da Receita Federal a consulta para saber quem vai receber a restituição do IR no segundo lote!

Consulta segundo lote da restituição do IR

Para quem faz a declaração do imposto de renda, ficar atento à restituição do IR é extremamente importante, considerando que é o momento em que o contribuinte tem o direito de reaver parte do valor pago ao fisco.

E, como de costume, a Receita Federal libera uma semana antes a consulta aos brasileiros contribuintes, para que esses possam consultar se receberão parte das despesas dedutíveis e quando.

Sendo assim, se você declarou o imposto de renda em 2021, amanhã (23 de junho), a partir das 10h já é possível consultar se o seu nome está na lista de pagamento para o segundo lote da restituição. Confira mais detalhes a seguir!

Pagamento do 2° lote da restituição do IR

No segundo lote da Receita Federal, 4.222.986 contribuintes serão restituídos. Dentre esses, estão pessoas do grupo prioritário e não prioritário, totalizando um valor de crédito de R$6 bilhões.

Com relação à data de pagamento do 2° lote do imposto de renda 2021, os valores serão depositados no dia 30 de junho.

Vale ressaltar que nesse lote, serão contempladas restituições residuais do ano-base de 2008 a 2020.

Como consultar se a restituição foi liberada?

Se você deseja saber se está na lista de pagamento do 2° lote, é muito simples e rápido, visto que é possível fazer a consulta online mesmo.

Para isso, basta acessar o site da Receita Federal e clicar em “Consultar Restituição”.

CONSULTE AQUI A SUA RESTITUIÇÃO

Além disso, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, o contribuinte consegue checar o pagamento da sua restituição.

Caso tenha ficado com dúvidas sobre o imposto de renda 2021, nessa mesma página da Receita você encontra outras informações úteis, que podem lhe dar mais orientação no processo.

Então, não perca tempo para verificar o andamento da sua declaração do imposto de renda!

E caso haja problemas com a restituição?

Mesmo tendo pagado um valor superior ao que devia no imposto, ou seja, tendo direito a restituição do IR, pode ser que o contribuinte não consiga liberar o pagamento.

Por isso, a dica é sempre conferir se está tudo ok, para caso encontre algum problema em sua declaração anual do imposto de renda, possa pode retificá-la a tempo.

As correções na declaração podem ser feitas a qualquer momento, tudo para evitar cair na temida “malha fina”.

Já se você não identificar nenhum erro e com certeza tem direito a restituição das despesas dedutíveis, o problema pode estar no depósito da quantia.

Nesses casos, é bom entrar em contato com o Portal BB para consultar a sua restituição e reagendar o pagamento.

Isso porque em muitos casos, mesmo que o pagamento da restituição do Imposto de Renda tenha sido liberado ao contribuinte, pode ocorrer do valor não ser creditado automaticamente na conta informada.

Por fim, saiba que você tem até um ano (12 meses) para sacar o dinheiro da restituição do IR. Caso passe da data deverá ser aberta uma nova solicitação no Portal e-CAC, para solicitar o resgate do valor.