Receita libera consulta do 4° lote da restituição do imposto de renda

Veja aqui como saber se a Receita Federal incluiu seu nome para receber o 4° lote da restituição do imposto de renda de 2021!

notebook mostrando a tela do site da Receita Federal, indicando a consulta restituição lote imposto de renda

Como de costume, a Receita Federal liberou uma semana antes a consulta da restituição do imposto de renda. Assim, a partir de hoje os brasileiros contribuintes podem verificar se estão na lista de pagamento do 4° lote.

Lembrando que o quarto lote da restituição será pago na próxima semana, no dia 31 de agosto, sendo o valor depositado na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento que fez sua declaração do imposto de renda em 2021.

De acordo com a Receita, o penúltimo lote de restituição do IR este ano contempla 3,8 milhões de brasileiros, totalizando uma quantia de R$5,1 bilhões em restituições.

Mais detalhes sobre o 4° lote da restituição do imposto de renda

A restituição do IR 2021 está chegando a sua fase final, faltando agora apenas o pagamento do 4° e 5° lote. Com relação ao quarto lote, este irá contemplar:

  • 3.710.930 brasileiros contribuintes não prioritários
  • 67.893 pessoas com idade entre 60 e 79 anos
  • 26.647 profissionais que atuam no magistério
  • 8.185 idosos com idade superior a 80 anos
  • 6.088 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave

Como consultar se sua restituição será paga no 4° lote?

Para checar se o seu nome está incluso na lista de pagamento do quarto lote da restituição é só fazer uma consulta rápida no site da Receita Federal.

Além disso, você pode checar sua restituição através do aplicativo Meu Imposto de Renda da Receita, disponível para smartphones Android e iOS.

Seu nome não está na lista?

Caso você não tenha sido contemplado para o recebimento da dedução no imposto de renda no 4° lote da restituição, então, receberá no 5° lote, que é o último.

Lembrando que, geralmente, o pagamento das restituições é feito de acordo com a data que o contribuinte declarou seu imposto no ano.

Quem faz a declaração do IR assim que a Receita Federal libera, têm maiores chances de ser restituído nos primeiros lotes.

Essa regra só tem exceção para contribuintes idosos, pessoas com alguma deficiência ou professores, que sempre têm prioridade, independentemente do prazo que enviaram sua declaração.

Calendário de pagamento atualizado da restituição do IR 2021:

  • Primeiro lote: 31 de maio
  • Segundo lote: 30 de junho
  • Terceiro lote: 30 de julho
  • Quarto lote: 31 de agosto
  • Quinto lote: 30 de setembro