Veja como usar o cartão de crédito de forma correta

Vilão ou mocinho? Aprenda de uma vez por todas como fazer do cartão de crédito o principal aliado de suas finanças

como usar o cartão de crédito

Você sabe como usar o cartão de crédito de forma correta? Não? Então este texto é para você. Na sequência iremos dar 13 dicas infalíeis para que você aprenda como fazer seu cartão de crédito se tornar um grande aliado de suas finanças e não mais um vilão!

O Brasil é hoje o segundo país que mais emite cartões de crédito no planeta. Também pudera, mais da metade da população de nosso país utiliza, ou já utilizou, esse meio de pagamento pelo menos uma vez nada vida. Porém, como diria o tio Ben, “com grandes poderes vem grandes responsabilidades!”

Brincadeiras à parte, a frase se encaixa perfeitamente quando o assunto é o uso correto do cartão de crédito. Isso acontece, porque apesar de ser uma ferramenta simples de ser usada, o mau uso do cartão de crédito faz com que milhares de brasileiros se endividem anualmente.

Apesar disso, esse núemro tem caído a cada ano, o que mostra que a população está finalmente aprendendo a utilizar o cartão de crédito como se deve, como um aliado, evitando que ele se torne o grande vilão das finanças pessoais.

Então, se você quer saber os segredos para utilizar o cartão de crédito da melhor maneira, com segurança e praticidade, continue com a gente que, na sequência, daremos dicas extremamente valiosas!

Como escolher um cartão de crédito?

Foi-se o tempo que ter um cartão de crédito era ‘coisa de rico’. Atualmente qualquer pessoa pode ter um cartão de crédito, afinal de contas, existem no mercado diversos tipos e modalidades de cartões de crédito, que aceitam desde pessoas que estão negativadas, até mesmo opções de cartões para quem possui uma alta renda.

Então, antes de partirmos para as dicas, é de extrema importância que você escolha um cartão de crédito que se encaixe no seu bolso. Para te ajudar nisso, clique no botão abaixo e responda apenas três perguntas para receber uma recomendação de qual cartão mais combina com você!

DESCOBRIR QUAL O MEU CARTÃO IDEAL

1. Não pague anuidade

Graças a revolução que o mercado de cartão de crédito passou nos últimos anos, hoje em dia não é mais necessário pagar para ter um cartão. Isso mesmo, nossa primeira dica é que você opte por uma das várias opções que não cobram anuidade de seus usuários. Assim, você só irá pagar o que gastar com seu cartão!

2. Escolha um cartão que possua cashback

Nossa segunda dica, é para você ter um dos vários cartões de crédito que possuem o benefício de cashback, que devolve parte do valor que você gastar usando seu cartão. Isso mesmo, existem várias opções de cartões de crédito que contam com este benefício – veja quais são os melhores.

3. Controle seus gastos

Nossa terceira dica pode parecer óbivia, mas talvez ela seja a mais complicada de ser seguida. Controle seus gastos anotando toda vez que utilizar seu cartão de crédito. Muitas pessoas tem a mania de confiar na memória, e ao invés de anotar o que está gastando, fica somando mentalmente. Isso não dá certo, uma hora ou outra você irá perder a conta e acabará gastando mais do que pode, mas só irá perceber isso quando a fatura chegar.

Portando, tenha um controle real, seja por meio de planilha em seu celular e/ou computador, ou até mesmo um bloquinho de anotações. Assim, você evitará gastar mais do que pode.

4. Concentre todos os seus gastos em apenas um cartão

Ter mais de um cartão, ou usar mais de uma forma de pagamento é um dos maiores inimigos do controle de gastos. Isso acontece porque quanto mais formas de pagamento você utilizar, mais complicado será saber exatamente quanto está gastando. Então, a dica é ter/usar apenas um cartão de crédito. Além disso, dessa maneira você aumentará o valor do cashback, já que o dinheiro de volta está ligado a porcentagem do que você gasta em um cartão.

5. Esqueça a função débito

Para quem ainda não sabe, é muito mais vantajoso usar o cartão de crédito que o cartão de débito. Isso acontece porque você tem um prazo maior para pagar, tem a segurança caso se arrependa de alguma compra, já que pela lei do consumidor, você pode se arrepender de uma compra em até sete dias. E também porque comprando no débito você não tem direito a nenhum benefício, seja como pontos, milhas e cashback. Portanto, esqueça compras no débito!

6. Pague sempre à vista

Sabemos que esta talvez não seja a melhor, afinal de contas, não é todo mundo que pode realizar compras de alto valor, e terá condições de pagar a fatura à vista. Portanto, tente fazer a maioria de suas compras dessa maneira, assim você evita criar dívidas a médio/longo prazo, e também não perde o controle, já que uma compra parcelada fará com que você já inicie os próximos meses com um débito garantido em sua fatura e se não tiver um controle de gastos eficientes, este pode ser o primeiro passo para um endividamento.

7. Cadastre-se no programa de benefício de sua bandeira

Não importa qual seja a bandeira do seu cartão de crédito, possivelmente ela possui um programa de benefícios própria que oferecem diversas vantagens, e o melhor de tudo, 100% gratuito. É isso mesmo, independentemente se o seu cartão for Visa, Mastercard, Elo ou America Express, todas as bandeiras possuem suas vantagens, basta você procurar o site oficial e se cadastras para usufruir dessas vantagens que você não paga nada para isso.

8. Aprenda a usar o app do seu cartão

A partir de agora, além de ser uma dica para você usar seu cartão de crédito da forma correta, também serão dicas para utilizá-lo de forma segura. Independente de qual seja seu cartão de crédito, é de extrema importância que você aprenda a usar o aplicativo dele. Assim você terá controle de gastos, saberá quando seu cartão vence, e também qual o melhor dia para fazer compra com ele.

9. Mantenha sempre um limite baixo

Nossa nona dica vai te ajudar a evitar golpes, mas também irá te auxiliar no seu controle de gastos. Sempre mantenha o limite de seu cartão de crédito com um valor baixo, isso é entre R$ 10 e R$ 100. Fazendo isso, você automaticamente terá que controlar seus gastos, seja evitando fazer uma compra, ou, se forçando a ter que entrar no aplicativo para liberar mais limite, porém, este simples fato fará com que você esteja ciente do controle dos gastos que esteja tendo. Tudo isso pode ser feito no aplicativo de seu cartão de forma bem simples.

10. Gaste no máximo 50% do seu salário

Essa dica é para quem está pensando em usar o cartão de crédito para comprar algo realmente caro. Apesar de a maioria dos especialistas falarem que o valor máximo da fatura do cartão de crédito seja igual a 30% do seu salário, em casos específicos você pode subir essa porcentagem a até 50% do que você ganha. Mas fique atendo, é importante que você pague a fatura em dia, como você verá na próxima dica.

11. Sempre pague o valor total de sua fatura e em dia

Perdeu o controle em um mês? Atenção, apesar deste ser um grande problema, saiba que ele pode piorar. Independente do valor que sua fatura chegue, é de extrema importância que você pague sua fatura de forma integral, além disso, não perca o prazo de vencimento, pois em ambos os casos são cobrados juros altíssimos.

Ou seja, se você parcelar sua fatura saiba que serão cobrados juros que em muitos casos são inclusive mais altos que os de empréstimos. Já se você atrasar o pagamento, existe uma multa imediata que normalmente virá na fatura do mês seguinte, o que também repercutirá no seu controle de gastos, já que existem muitas variáveis de quanto pode ser cobrado.

12. Nunca saque dinheiro com seu cartão de crédito

Outra dica de ouro é para que você nunca realize saque em dinheiro do seu cartão de crédito. A maioria dos bancos e instituições financeiras oferecem este recurso, porém é importante saber que as taxas e juros para utilizá-lo são altíssimas. Então, se não for um caso de extrema urgência, evite sacar dinheiro com seu cartão de crédito.

13. Só compre pela internet com cartão virtual

Para encerrar nossa publicação, não poderia faltar essa dica. Sempre que você for comprar algo pela internet, utilize o cartão de crédito virtual que está disponível na maioria dos aplicativos de cartões de crédito. Com ele, você terá toda a segurança contra fraudes, já que é preciso gerá-lo antes de usar, e após sua utilização é só bloqueá-lo novamente.

Gostou deste conteúdo? Recomende-o para seus amigos e familiares, afinal, é importante que cada vez mais pessoas aprendam como usar o cartão de crédito da forma correta!