Guia de como sair do cheque especial e se livrar dos juros altos

Confira aqui quais são as dicas dos especialistas para saber como sair do cheque especial de uma vez por todas!

Homem sênior sentado com papelada e usando calculadora para fazer as contas de como sair do cheque especial

Saber como sair do cheque especial pode ser um desafio e tanto para os consumidores brasileiros, visto que se trata de uma dívida que cresce muito em pouco tempo, devido aos altos juros cobrados.

Basicamente, o cheque especial é um “limite extra” que o banco oferece a você, para que tenha um dinheiro “reserva” caso precise durante o mês. O problema é que as taxas de juros do cheque especial são umas das mais caras aqui no Brasil.

Em média, o banco cobra de você cerca de 8% ao mês por usar o limite da conta, ou seja, é uma linha de crédito muito cara, que não vale a pena. E, pior ainda, uma vez no cheque especial, fica cada vez mais difícil de sair.

Por isso, nós do Notícia Oficial preparamos este guia rápido para você saber o que fazer para sair do cheque especial, no qual com algumas dicas poderá dar adeus à essa dívida e começar a pôr a sua vida financeira nos eixos novamente! Vamos nessa?!

Dicas para sair do cheque especial

Se você já está endividado e “perdendo os cabelos” por não saber como se livrar do cheque especial, a hora é agora!

1 – Para dar adeus ao cheque especial é preciso dizer olá para o planejamento financeiro

Antes de querer saber como sair do limite do cheque especial, você precisa reorganizar as suas finanças, pois se continuar sem controle do seu dinheiro, pode até acabar com a dívida, mas logo voltará a pedir crédito emprestado para o banco…

Então, é necessário começar a planejar seus gastos ao longo do mês, sendo o ideal gastar menos do que ganha, para não ficar no vermelho novamente.

Na prática, para montar o seu planejamento financeiro, basta listar todos os seus rendimentos e despesas mensais.

Assim, com tudo na “ponta do lápis”, ficará muito mais fácil saber onde precisa economizar e cortar gastos, para sobrar mais dinheiro ao longo do mês, justamente para não precisar do limite do cheque especial.

2 – Parcele a dívida do cheque especial

Saber como sair dos juros do cheque especial não é fácil, pois você gasta todo o seu salário, mais o limite extra do banco, e consequentemente já entra o próximo mês devendo, porque terá que repor (com juros) o valor pego emprestado.

Esse tipo de dívida é altamente destrutiva, visto que cria uma bola de neve em sua vida financeira.

Por isso, após ter conhecimento da sua real situação financeira (quanto ganha e quanto gasta), a segunda coisa a ver com o seu banco se há a possibilidade de parcelar o valor que está devendo.

Sim, esse é um direito do consumidor que a grande maioria das instituições bancárias não informa a seus clientes…

Dessa forma, se o valor que você está devendo for alto, saiba que pode pedir o parcelamento.

A grande vantagem de parcelar a dívida do cheque especial é que você consegue pagar tudo o que deve com uma taxa de juros fixa e com parcelas que realmente cabem no seu bolso.

Mas, muito cuidado na hora da renegociação para o parcelamento, pois é preciso fixar um valor que consiga pagar todos os meses.

Caso deixe de pagar o valor mensal combinado, o banco quebra o acordo feito com você, os juros aumentam ainda mais e o seu nome acaba indo para a lista de devedores.

E, como já sabemos, entrar no cadastro de inadimplência baixa o score de crédito e dificulta ainda mais a sua vida, em vários sentidos.

3 – Diminua o valor do limite do cheque especial

O maior problema dos brasileiros quando o assunto é dinheiro é não ter moderação, ou seja, quanto mais temos, mais gastamos, concorda?

Por isso, uma ótima forma de como fazer para sair do cheque especial é reduzindo por livre e espontânea pressão o valor que pode usar mensalmente.

Geralmente, o banco oferece um valor maior do que você pode pagar e por isso, uma boa dica é recusar o aumento no limite de crédito oferecido.

De preferência, zere a quantia do cheque especial em sua conta, pois assim você não corre o risco de gastar o que não tem ou não pode pagar.

4 – Troque a dívida do cheque especial por uma mais barata

Por fim, se nenhuma das dicas para sair do cheque especial, mencionadas acima, funcionar, a recomendação é pedir um empréstimo.

Normalmente, os empréstimos cobram taxas de juros menores que as do cheque especial, ou seja, é mais vantajoso para o seu bolso.

Além disso, é bem mais fácil e rápido sair do vermelho com a ajuda de um empréstimo do que ficar nessa bola de neve de repor o limite da conta todo o mês.

Para isso, os empréstimos online são ótimas opções, pois contam com taxas de juros mais baixas e são mais fáceis de aprovar, até mesmo para quem está negativado.

DESCOBRIR O EMPRÉSTIMO IDEAL

Portanto, agora você já sabe como sair da dívida do cheque especial, certo? Através das quatro dicas mencionadas aqui você pode novamente voltar a sorrir e ter mais tranquilidade financeira!

Então, não perca mais tempo! Comece hoje mesmo a pensar como dar adeus à dívida do cheque especial!