Como limpar o nome? O caminho mais fácil para se livrar das dívidas

Está precisando saber como limpar o nome no Serasa e SPC? Nós do Notícia Oficial vamos lhe mostrar qual o jeito mais rápido para voltar a ter crédito!

mulher olhando as contas e pensando em como limpar o nome sujo

Estar inadimplente é algo que ninguém deseja, não é mesmo? Por isso, milhares de brasileiros pesquisam diariamente sobre como limpar o nome, na tentativa de regularizar seus débitos o mais rápido possível e voltar a ter crédito no mercado.

Contudo, nem sempre tirar o nome da lista de inadimplência é tão simples e fácil quanto imaginamos, considerando que após criar uma dívida os juros começam a aumentar o valor da mesma, o score de crédito baixa bastante, sem contar que a pessoa fica “impedida” de comprar, tendo dificuldades para conseguir cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e etc.

Mas, ao adquirir uma dívida, o que fazer? É necessário procurar o credor ou instituições como SPC e Serasa? É possível eliminar os juros e pagar apenas o valor inicial que estava devendo? Demora para ter o CPF desvinculado do cadastro de inadimplentes?

Essas são questões frequentes quando o assunto é como limpar o nome sujo, afinal, cada tipo de conta tem suas próprias regras na hora de cobrar a dívida.

Por isso, se você está precisando de uma ajudinha para pôr as suas finanças em dia novamente, então veio ao lugar certo! Preparamos este guia exclusivo sobre como limpar o nome e aumentar o score da maneira mais fácil e rápida possível, aproveite!

Como limpar o nome com dívidas de cheque sem fundo

Segundo a pesquisa “Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, promovida pelo Banco Central, apenas 7% dos consumidores brasileiros utilizam o cheque como meio de pagamento hoje em dia. 

No entanto, esse recurso ainda faz parte da rotina do mercado brasileiro, principalmente porque permite o parcelamento de valores mais altos em mais de 12 vezes e não tem custo operacional, diferentemente do uso dos cartões de crédito.

Mas cuidado, pois se o banco devolver o cheque duas vezes, seu nome fica registrado no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo (CCF).

Então, como limpar o meu nome? A primeira coisa a fazer é procurar o banco e solicitar informações sobre número, valor e data do cheque

Em seguida, verifique nos canhotos para quem foi emitido, procure a empresa ou pessoa ao qual o cheque foi passado, pague a dívida e recupere-o. 

Feito isso, prepare um recibo junto com o credor atestando o pagamento, pois isso garantirá que a sua dívida foi devidamente paga.

É preciso constar no recibo o valor do débito, a data referente ao pagamento, a numeração do cheque e o nome, RG, CPF e assinatura do credor. 

Tendo o cheque resgatado e o recibo de quitação, é só se dirigir até o seu banco e realizar o pagamento das taxas pendentes (normalmente são cobradas tarifas referentes a devolução do cheque ou pela inclusão e exclusão no CCF).

Mas, atenção, pois você também deve exigir um recibo de pagamento para o banco. 

Assim, em até 5 dias úteis o banco tem que pedir ao Serasa ou ao SPC que o seu nome saia do cadastro de devedores.

Como limpar o nome rápido dívidas no cartão de crédito, carnê de loja ou empréstimo 

Os gastos com cartão de crédito são os que mais geram dívidas entre os brasileiros, sendo esse o vilão do orçamento das famílias brasileiras.

Não acredita? Uma pesquisa realizada pela QuiteJá, uma empresa de renegociação de dívidas, mostrou que 47% dos consumidores no país possuem dívidas no cartão entre R$1 mil e R$5 mil.

Em seguida, os débitos com carnês e empréstimos também são os mais comuns.

O grande problema desse tipo de crédito é que as taxas de juros são exorbitantes, onde a dívida se multiplica muito em pouco tempo.

Mas, o que fazer então? Bom, primeiro é preciso entender o tipo de débito que você tem.

Por exemplo, as contas com mais de 90 dias de atraso referentes a cartões de crédito, empréstimos e financiamentos devem ser renegociadas junto ao Serasa.  

Já as dívidas feitas no comércio, como, por exemplo, compras no carnê de uma loja, devem ser regularizadas no SPC Brasil. 

Inclusive, existe o Feirão Limpa Nome do Serasa, que oferece excelentes descontos para você quitar sua dívida, retirando boa parte dos juros cobrados.

Mas, saiba que na renegociação pode haver multa de 2% do total da dívida e 1% de juros mensais referente ao atraso no pagamento.

Assim, quanto antes você começar a se organizar para saber como limpar o nome no SPC e Serasa, melhor, pois menores serão os juros.

E, nesse tipo de dívida também vale o prazo de até cinco dias após o pagamento do total renegociado ou da primeira parcela para que esses órgãos retirem seu nome do cadastro de inadimplentes.

Como acabar com as dívidas de protestadas

Tanto as notas promissórias quanto os cheques são exemplos de títulos que podem ser protestados. 

Esse é o típico caso de como acabar com as dívidas em cartório, uma vez que nesses casos, quando chega ao órgão o protesto do débito, logo é encaminhada ao consumidor uma notificação, informando que esse tem o prazo de até 2 dias para regularizar a dívida

Basicamente, se você não conseguir pagar o que deve, o cartório tem o direito de solicitar ao Serasa ou ao SPC a inclusão do seu nome na lista de devedores. 

Então, a primeira ação deve ser a sua ida até o cartório, a fim de consultar quem registrou a dívida protestada. 

Em seguida, é preciso procurar a pessoa ou a empresa que está com a nota promissória ou o cheque e regularizar a pendência. 

Lembre-se de exigir o recibo de pagamento, no qual deve constar o dia que o débito  foi pago, o valor negociado, o número do cheque ou promissória e o nome, RG, CPF e assinatura do credor.

Além disso, muitas pessoas não sabem desse detalhe, mas é necessário reconhecer a firma da empresa credora ou da pessoa. 

Tendo o recibo e a nota promissória/cheque em mãos, você deve pagar no cartório uma taxa para retirar o protesto (proporcional à sua dívida). 

Após isso, o cartório tem até 5 dias úteis para informar o Serasa ou SPC sobre o pagamento da dívida protestada e assim pedir a exclusão do seu nome do cadastro de devedores.

Como limpar o nome rápido com dívidas em ação judicial

É comum escutar aqui no Brasil que não é preciso pagar uma conta atrasada, pois após cinco anos a dívida caduca…

Mas, saiba que nesse meio tempo muita coisa pode acontecer, pois a empresa tem o direito de entrar na Justiça para cobrar o débito

Porém, não precisa se assustar desde já, visto que você precisa ser notificado pelos Correios ou por um Oficial de Justiça sobre a ação.

O ideal nesses casos é procurar o quanto antes a pessoa ou empresa que está devendo dinheiro para renegociar o pagamento da dívida.

Assim, a ação judicial pode ser suspensa antes de complicar a sua vida, já que o credor pode pedir que seus bens sejam leiloados para pagar a dívida

No entanto, diferente dos outros casos, o seu nome não sai do cadastro do SPC ou do Serasa rapidamente.

Na maioria dos casos, você só sai da lista de devedores após o prazo que o credor tem para cobrar a dívida terminar.

Isso porque cada tipo de dívida tem um determinado prazo especificado por lei para ser cobrada. 

Se a dívida for cobrada em quatro anos, mesmo após a suspensão do processo, o seu nome continua “sujo” durante esse período.

Conclusão

Esperamos que com este guia você tenha percebido a importância de saber como limpar o nome e aumentar o score, pois não ter acesso ao crédito pode lhe levar a fazer novas dívidas.

Isso porque não tendo cartão de crédito ou não podendo comprar parcelado em carnês de lojas, por exemplo, a tendência é que o consumidor procure alternativas mais caras.

É comum acontecer de uma pessoa empréstimo para limpar o nome e acabar não conseguir pagar as parcelas do empréstimo, complicando ainda mais a sua situação financeira. 

Por isso, via regra geral, nós do Notícia Oficial sempre recomendamos que você primeiro organize suas finanças.

Depois, é hora de cortar gastos e começar a economizar no dia-a-dia, para que sobre mais dinheiro ao fim do mês.

Junto à isso, você pode procurar fazer uma renda extra aos finais de semana ou no período livre que tiver.

Se após tudo isso não for suficiente para quitar suas dívidas, então você pode trocar uma dívida mais cara por uma mais barata

Por exemplo, os empréstimos pessoais têm juros menores que os cobrados pelas dívidas no cartão de crédito e cheque especial. 

Pense em tudo isso com calma, organize seu orçamento e mãos à obra, pois somente assim será possível entender como limpar o nome rápido!