5 estratégias de como aumentar o limite do cartão de crédito

Deseja ter um limite maior em seu cartão de crédito, mas não consegue isso apenas solicitando o aumento? Confira aqui 5 dicas de ouro do que fazer para ter mais limite em seus cartões!

mulher deitada no sofá radiante de felicidade segurando um cartão de crédito

Saber como aumentar o limite do cartão de crédito é um desafio para muitos brasileiros, considerando que, na maioria das vezes, não conseguimos isso de forma rápida e fácil…

O problema é que os cartões de crédito são ferramentas muito úteis em nosso dia-a-dia e quem tem um, usa praticamente para tudo.

Isso por que, além de ser sua principal forma de pagamento, o uso do cartão oferece inúmeros benefícios, tais como o parcelamento de compras sem juros, a possibilidade de comprar online, acumular milhas em programas de fidelidade, enfim. 

Mas, o que fazer quando o limite estoura? O que fazer para aumentar o limite do cartão se o banco não libera o aumento?

Bom, não se preocupe, pois separamos 5 estratégias incríveis para aumentar o crédito em seu cartão e assim, estar mais preparado para os imprevistos ou até mesmo para comprar de forma consciente! Confira!

  1. Atualize a sua renda no banco

Como aumentar o limite do cartão de crédito? O primeiro passo é atualizar a sua renda no banco. 

Isso por que o valor do seu limite no cartão de crédito é determinado de acordo com a sua capacidade de pagamento, ou seja, um comparativo entre o que entra e o que sai da sua conta mensalmente (ganhos e gastos).

Geralmente, concede-se um limite mínimo de 30% do valor da renda mensal, mas claro que cada caso será avaliado de forma particular. Quanto maior a sua renda, maiores as chances de conseguir um limite de crédito alto.

Sendo assim, uma ótima dica é manter sua renda atualizada, pois o banco terá garantias que você poderá arcar com a fatura do cartão. Mas, como fazer isso?

Bom, se você foi promovido no emprego e tenha ganhado um aumento no salário ou até mesmo mudado de trabalho e esteja com uma renda superior, notifique esse detalhe ao banco.

Alguns documentos que comprovam o aumento de renda são: holerite, extrato de conta corrente, declaração de Imposto de Renda (IR), Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) e carteira de trabalho.

Além disso, comprovantes complementares, como de compra de carro, moto, ativos financeiros, alugueis, bônus e pensões são bem úteis nessa hora!

  1. Faça depósitos em sua conta

Para ter um alto limite no cartão de crédito não basta apenas ter uma pontuação positiva em seu score de crédito e um bom salário…

Como mencionado anteriormente, o banco estipulará o valor concedido com base em sua renda como um todo e por isso, fazer depósitos em sua conta é uma ótima dica. 

Isso por que os depósitos extras, além do salário fixo que entra na conta, são mais uma forma de comprovar que você pode pagar o valor consumido no cartão mensalmente, ou seja, aumenta a sua confiança quanto pagador. 

Então, tenha em mente que para ter mais chances de aumentar o limite do cartão, você precisa fazer mais depósitos na sua conta. 

Assim, o banco percebe que você é capaz de ganhar mais dinheiro e você terá mais chances de aumentar o seu limite de crédito.

E para isso nem é preciso muito esforço ou altas quantias, já que você pode colocar como meta no seu orçamento um valor para economizar todos os meses, o que também mostrará ao banco o seu bom planejamento financeiro.

  1. Sempre pague suas faturas certinho

Sabemos que os cartões de crédito são os que mais nos prejudicam quanto o assunto é atrasar contas, não é mesmo?

Isso por que as taxas de juros são altíssimas e atrasar cinco dias pode ser um caos total no orçamento…

Mas, além disso, você ainda deve se preocupar com a reputação do seu score bancário, visto que atrasos nas contas mensais diminuem a sua pontuação (veja aqui como aumentar seu score). 

Por esses e outros motivos que você deve evitar ao máximo pagar a fatura do seu cartão de crédito atrasada ou até mesmo parcelada.

Se deseja realmente ter um bom limite em seu cartão, saiba que é essencial pagar a fatura dentro do prazo de vencimento e de forma integral. 

Assim, os bancos verão que você tem um bom histórico como pagador e tenderão a aumentar seu limite com mais facilidade, já que você se mostra confiável.

  1. Faça um bom uso de seu cartão de crédito

Como aumentar o limite do cartão Nubank? E do Bradesco? E da Caixa? Bom, independentemente do banco, a estratégia é a mesma! 

Quanto mais você movimentar seu cartão, mais faturas pagará e assim, melhor a sua credibilidade no banco.

Por isso, uma das dicas para ter um cartão com limite alto é justamente fazendo um bom uso dele, ou seja, utilizando como meio de pagamento para as suas despesas.

No início pode até parecer uma sugestão estranha, afinal estamos acostumados a ouvir que o mais prudente é sempre pagar tudo à vista, concorda?

Mas, saiba que quanto mais você usar seu cartão de crédito, maiores as chances de o banco aumentar o valor que lhe disponibiliza para gastar.

Claro que é importante lembrar que isso só irá acontecer se você proceder aos pagamentos sem atrasos, ok?!

Além disso, parcelar contas básicas como água, luz, internet e telefone não é uma boa alternativa, pois, provavelmente, você pagará taxas extras por isso. 

Mas, de modo geral, quanto mais vezes você usar o crédito de forma pensada e pontual, mais facilmente irá mostrar ao banco que é um bom cliente!

  1. Transfira todos os seus limites para o cartão

Uma alternativa que grande parte das pessoas não sabe na hora de como aumentar o limite do cartão de crédito é quanto à possibilidade de transferir os limites de outros produtos bancários para um único cartão.

Isso mesmo! Você pode transferir o limite do seu cheque especial, de empréstimos pré-aprovados, linhas de crédito de curto prazo, entre outros produtos bancários que tenha a disposição, centralizando-os no cartão que você faz uso rotineiro.

Assim, além de ter um cartão com um limite superior, podendo comprar sem se preocupar se a compra será aprovada ou não, você ainda consegue usar o crédito de forma mais dinâmica.

O que isso significa? Bom, os cartões de crédito hoje em dia servem para tudo e deixaram de ser artigo de luxo.

Essa ferramenta já faz parte da economia como uma necessidade, seja para parcelamentos em longo prazo quanto para fazer uma compra internacional, não é mesmo?

Por isso, saber como aumentar o limite do cartão não é uma “bobagem”, ou seja, é mais importante do que você imagina!

Então, faça o bom uso dessas estratégias e com certeza será muito mais fácil atingir esse objetivo!