Administrar suas economias pode ser um grande desafio, principalmente porque no Brasil não existe uma cultura que ensine sobre educação financeira.
Aliás, a prova disso é que o número de brasileiros endividados e inadimplentes só cresce cada vez mais.
No entanto, é preciso começar a buscar maneiras de cuidar melhor da sua saúde financeira, pois só assim se torna possível a realização dos sonhos, como a compra de um imóvel, por exemplo.
Dessa maneira, com o objetivo de tornar esse processo mais fácil, veja abaixo algumas dicas bem simples de como administrar suas economias corretamente.
Saia do vermelho
A primeira coisa a se fazer para você conseguir administrar seu dinheiro é sair do vermelho e buscar negociar os seus débitos.
Inclusive, se fala aqui em negociar todas as dívidas e não apenas aqueles mais difíceis, como cartão de crédito e cheque especial, por exemplo.
Portanto, não tenha medo, o primeiro passo é sair do vermelho e tirar o seu nome da lista de inadimplentes.
Para isso, busque a empresa credora e veja as opções de negociações disponíveis, normalmente elas oferecem descontos em pagamentos à vista e ofertam até mesmo parcelamento.
Caso faça o pagamento parcelado, garanta o pagamento mensal e integral todos os meses para não sofrer novamente com as dívidas.
Separe um valor dos seus ganhos para investir
Agora que você negociou e fez o pagamento das dívidas, é o momento de colocar a sua vida financeira no lugar certo, uma vez que essa é a chance para o sucesso.
Dessa maneira, a dica é separar um valor dos seus ganhos para investir. Para início, o recomendado é separar no mínimo 10% do seu salário para esse tipo de aplicação. Então, com o passar do tempo, você pode aumentar essa porcentagem.
A partir disso, você vai começar a construir seu patrimônio, além de ser uma ótima maneira de construir o hábito de poupar financeiramente pensando em objetivos de longo prazo.
Tenha controle financeiro constante
Essa é uma dica muito óbvia, mas grande parte das pessoas não possuem um controle sobre seus ganhos e seus gastos.
Então, a melhor forma de fazer isso, para administrar suas economias corretamente, é manter um controle frequente do seu dinheiro.
Dentro desse contexto, é recomendado que você faça uma planilha ou utilize aplicativos que ajudam no controle financeiro.
É claro que no começo será difícil anotar tudo, mas aos poucos vai se tornando o hábito e assim será algo quase que automático.
Corte as despesas desnecessárias
Durante a jornada de como administrar suas economias, você irá mapear várias despesas que são desnecessárias. Um exemplo bem claro desse tipo é o seguro do cartão de crédito, que fica escondido dentro da fatura e que não é útil.
Portanto, é uma despesa que parece inofensiva, mas acaba representando uma quantia relativamente grande quando somada ao longo de um ano.
Logo, é fundamental que ao identificar esses gastos, você passe a cortá-los para conseguir economizar e administrar melhor seu dinheiro.
Sem sombra de dúvidas isso trará um grande alívio para a sua vida financeira, tornando a sua relação com o dinheiro mais fácil e simples.
Compre por necessidade e não por impulso
Todas as pessoas já caírem na tentação de comprar algo por impulso, porém esse tipo de situação é um dos principais vilões da administração financeira.
É óbvio que propagandas, descontos e promoções são sempre tentadores, mas eles nem sempre são necessários e podem se transformar em um grande risco.
Portanto, a melhor maneira de fugir disso é comprando apenas por necessidade e não por impulso.
Dentro dessa realidade, você deve sempre planejar suas despesas para não gastar mais do que é realmente necessário.
Além disso, evite ter muito dinheiro ao seu alcance, especialmente nos momentos das compras.
Opte por pagar à vista
Parcela em compras pequenas é uma das grandes razões que levam as pessoas a se endividarem, uma vez que esse hábito acarreta na perda de controle das finanças, até que ela se torne uma bola de neve impossível de quitar.
Apesar de serem quantias pequenas, os juros das parcelas podem crescer de forma considerável ao final da compra.
Por esse motivo, a recomendação é sempre se planejar para fazer a compra à vista, prática essa que pode até mesmo possibilitar desconto no produto ou serviço.
É claro que você vai ter que esperar até juntar todo o dinheiro, mas é um alívio, visto que você não vai precisar se comprometer com uma dívida fixa de muito tempo.
Tenha metas
Aprender como administrar suas economias está relacionado de forma direta as metas, pois é preciso ter motivação para guardar dinheiro.
Por conta disso, a dica é que você estabeleça seus objetivos para continuar a controlar a sua vida financeira.
No geral, o recomendado é determinar metas de curto, médio e longo prazo, exatamente para ter doses de motivações certas.
Conclusão
Então, o que você está esperando para colocar em prática essas dicas de como administrar suas economias? Pode ter certeza que elas farão total diferença na sua vida financeira!