A Mastercard é uma multinacional americana, popularmente conhecida como bandeira de cartões de crédito e débito. Atualmente, é a líder de mercado, sendo a mais utilizada ao redor do mundo, aceita em 210 países.
Contudo, a empresa anunciou nesta terça-feira (17 de agosto) que retirará as tarjas magnéticas de seus cartões, se tornando a primeira bandeira de cartão a fazer isso.
Assim, todos os cartões emitidos com a bandeira Mastercard a partir do ano de 2024 não precisarão mais vir com a tarja magnética impressa.
Já a partir de 2033, mais nenhum dos cartões da empresa terão a tarja, ou seja, os modelos atuais serão substituídos. Veja mais detalhes a seguir!
Cartões Mastercard não terão mais tarja magnética
Conforme o anúncio oficial, a famosa tarja magnética será descontinuada dos cartões Mastercard.
A previsão é que aconteça primeiro na Europa, a partir de 2024, visto que por lá os cartões de débito e crédito com chip já são muito utilizados. Nos bancos americanos, a bandeira espera começar o processo a partir do ano de 2027.
A tarja magnética é aplicada na parte de trás do cartão e tem a responsabilidade de armazenar informações importantíssimas para a transação durante a compra com o cartão, garantindo assim a segurança dos dados do usuário.
No entanto, de acordo com a Mastercard, a decisão reflete as mudanças de hábitos dos próprios consumidores.
Isso porque novas tecnologias surgem a todo o momento no mercado, justamente para suprir essa necessidade de segurança durante os pagamentos com cartão, seja ele de débito, crédito ou pré-pago.
Atualmente, os cartões com chip são opções muito mais seguras, confiáveis e eficientes, visto que são compostos por microprocessadores.
Além disso, os cartões com chip permitem o pagamento da compra sem o contato com a maquininha de cartão.
Outra opção tão interessante e segura quanto os de cartões impressos com chip são os com leitura biométrica, visto que combinam o chip com a impressão digital do usuário.
Com essa verificação da identidade do titular do cartão em tempo real, temos uma camada extra de segurança durante as transações.
De acordo com o vice-presidente executivo e chefe de banco de consumo do Fifth Third Bank, Howard Hammond, a tecnologia da tarja magnética não atende mais às necessidades de mercado.
Segundo Hammond, a maneira como os consumidores compram, pagam e interagem está se transformando e com isso, a necessidade de evolução, para trazer opções mais seguras e inteligentes!