Buscando Cartão

0%

Data do cartão vencido e agora, o que fazer?

Descubra o que fazer quando a data de vencimento do seu cartão de crédito ou débito ter expirado!

imagem de quatro cartões com chip e uma lupa nele, simbolizando o que fazer com após a data de validade do cartão de crédito ou débito ter vencido

Muitas pessoas não sabem, mas o cartão de crédito e o de débito possuem prazo de validade e você pode não estar conseguindo pagar suas compras devido à data do cartão ter vencido.

Sim, além do CVV (código de verificação), a data de vencimento do seu cartão também é um dado importante. Mas, calma que esse problema tem solução e pode ser resolvido de forma simples e rápida.

Se você está com o seu cartão de débito ou crédito vencido e não sabe o que fazer, continue conosco que vamos te ensinar como atualizar e ter limite disponível novamente para as suas compras!

Data do cartão vencido, o que quer dizer?

Os cartões de crédito e débito possuem uma série de informações que seus usuários precisam cuidar, como:

  • Número da bandeira que o cartão foi emitido (Mastercard, Elo, Visa ou Amex, por exemplo)
  • CVV para autorizar pagamentos online
  • Data de validade do seu cartão

Todas essas informações podem estar presentes na frente ou verso do cartão, dependendo do banco emissor.

O Nubank Ultravioleta é um dos poucos cartões no Brasil diferentes, pois todos os dados do cartão só são vistos na presença de luz UV.

Cartão de Crédito

Nubank Ultravioleta

  • Limite alto
  • Com Cashback
Saiba como solicitar

Fora ele, a grande maioria dos cartões emitidos aqui no país possuem essas informações demonstradas na parte traseira do cartão, para garantir a maior segurança de seus dados.

No caso dos cartões que não tem informações impressas, é possível consultar no aplicativo do seu banco ou até mesmo na fatura.

Mas, visível ou não, é fundamental conhecer a data de vencimento do cartão, pois após o prazo estipulado pelo emissor, seu cartão para de funcionar.

Basicamente, a data de validade do cartão de crédito e/ou débito é composta por mês e ano (MM/AA).

Por exemplo, se o seu cartão tem como data 03/28, quer dizer é preciso renová-lo até o mês de março de 2028.

Os bancos e financeiras emissores geralmente colocam prazos de vencimento estendidos nos cartões, mas após esse período é necessário trocar, pois o cartão pode estar danificado.

Além disso, a troca de cartão é um motivo de segurança, pois quanto mais tempo você usa o mesmo cartão, com a mesma numeração e CVV, mais sujeito estará aos golpes financeiros.

Então, pegue agora mesmo o seu cartão e veja se ele está com a data de validade vencida!

Dá para comprar com um cartão vencido?

Como mencionamos, além do desgaste natural, ficar com o mesmo cartão por muito tempo não é indicado.

Inclusive, caso você não saiba, os emissores são responsáveis por reembolsar seus usuários em casos de compras indevidas em casos de golpes.

Leia mais:

Por isso, caso não solicite a troca de seu cartão vencido por um novo atualizado, o banco emissor pode cancelá-lo, ou seja, não poderá mais realizar pagamentos em seu dia a dia.

Nesses casos, geralmente, quando o cliente tenta passar o cartão na maquininha ou durante uma compra online, será informado de que o cartão é inválido ou há erro na operação.

O que fazer quando a data do cartão está vencida?

Quando a data de validade do seu cartão expirar, é importante entrar em contato pelo SAC do banco emissor ou até mesmo via aplicativo para solicitar uma segunda via.

A segunda via do cartão pode ser gratuita ou não, depende da instituição. Além disso, como seu cartão será renovado, pode ser que venha com mais benefícios.

Isso porque pode ocorrer que neste meio tempo a instituição tenha melhorado os benefícios oferecidos e com o novo contrato você poderá desfrutar deles.

Como descartar um cartão de crédito vencido?

Seja um cartão de débito, crédito, pré-pago, múltipla função ou cartão de benefícios, saiba que é importante descartar corretamente.

Na grande maioria dos cartões há informações confidenciais, que em mãos erradas podem lhe trazer muitas dores de cabeça.

Por isso, é necessário saber o que fazer com o cartão vencido, ou seja, colocá-lo fora com segurança. Confira a seguir como descartar cada tipo de cartão:

Cartão com tarja magnética

Embora a bandeira Mastercard tenha anunciado que não irá mais emitir cartões com tarja magnética no Brasil, as outras bandeiras ainda continuam emitindo.

Por isso, se o seu cartão tem aquela “tarja preta” no verso, o jeito correto de descartá-lo após a data de validade é riscando até sumir a tarja magnética.

Cartão com chip

Os novos cartões são emitidos com chip, o que possibilita os pagamentos por aproximação, além de serem mais seguros.

Nesses casos, a maneira adequada de descartar é cortar seu cartão em pedacinhos, principalmente as partes com as informações impressas e o chip.

Assim, após realizar essas etapas, poderá colocar seu cartão vencido no lixo reciclável ou comum mesmo, sem correr o risco de seus dados pessoais e financeiros caírem nas mãos de golpistas.

Conclusão

Portanto, esperamos ter lhe ajudado a esclarecer as dúvidas sobre a data do cartão vencido, visto que milhões de usuários não reparam nessa informação!