Buscando Cartão

0%

Cartão de crédito Co-branded: Tudo o que você precisa saber

Entenda de uma vez por todas o que é essa modalidade de cartão de crédito e como ela funciona

Cartões de Crédito Co-branded

Com a democratização comercial global os consumidores passaram a ser mais exigentes na escolha de melhores formas de pagamento e consumo. Com o vasto arsenal de cartões de crédito, uma das opções ficou também bastante popular: o cartão de crédito co-branded.

Os ditos co-branded ou cartões de varejo são aqueles cartões que possuem fácil acesso ao crédito numa determinada loja, marca de supermercado ou posto de gasolina, por exemplo. São eles que tornarão o cliente fidelizado, o que é uma excelente estratégia para melhor ganho de caixa.

São os co-brandeds que vão estar em inúmeros estabelecimentos que aceitam as bandeiras de cartão conhecidas pelo público: Visa, Mastercard, Elo, etc. Também são conhecidos por serem confiáveis, práticos e que estão entre os melhores benefícios ofertados no mercado.

No Brasil sua fama se espalhou pelos aeroportos pelo acúmulo de milhas. Nos postos de gasolina pelos quilômetros de vantagens. Os benefícios podem variar de acordo com o nicho das lojas e marcas. Mas será você o cliente que dará a tônica da escolha em qual co-branded tem mais a ver com o seu perfil. Vamos apresentar neste texto alguns produtos. Só conferir em seguida.

O que é cartão de crédito Co-branded

O cartão de crédito Co-branded, que numa tradução literal significa “cooperação”, é basicamente mais uma opção de cartão de crédito em que as empresas, qualquer uma, firmam parcerias com algum banco ou financeira no país ou fora dele. Essas parcerias são legais e trazem mais opções ao mercado.

Dessa forma, o grupo que vai emitir o cartão de crédito co-branded, de uma certa forma, vai terceirizar a emissão dos cartões. Os bancos tradicionais, consolidados e administradoras podem contribuir com essa emissão.

E é um cartão fidelidade com descontos inimagináveis e que vão somar em caso de compras exclusivas em muitos estabelecimentos que aceitam o cartão de acordo com a bandeira.

Em nosso país já vimos também parcerias entre o Bradesco e a C&A; Itaú com Walmart; Itaú e Azul Companhias Aéreas e outras que ao longo do ano surgiram como opção.

Como funciona o cartão de crédito Co-branded

O Co-branded é o cartão de crédito que vai trazer mais opções ao usuário de uma determinada rede ou marca de lojas. Por exemplo: O cliente das lojas Renner, caso tenha esse tipo de cartão, poderá ter maiores vantagens e descontos nas compras e parcelamento que só quem é dono de um cartão de crédito co-branded terá.

Virou febre entre os lojistas que também apostam nesta opção por levar até os clientes oportunidades exclusivas que os fidelizam. É bastante comum que lojas de roupas, companhias aéreas e redes de supermercado e do varejo tenham firmado acordos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo, American Express e outros.

A bandeira será a responsável por fazer a ligação entre a loja e os bancos e financeiras. Será com essa soma que nascerá o co-branded E vale destacar que são os bancos que liberam o crédito para o uso.

Limite de um cartão de crédito Co-branded

Dependendo de cada cartão co-branded o limite pode chegar até em 70% da renda e o crédito rotativo em até 35 dias sem juros. O que é recomendável é apenas possuir um cartão, por mais que em muitos casos sejam ofertados até quatro para uma mesma pessoa, deve-se observar os limites que cada banco ou instituição vão ofertar ao cliente. Para não comprometer o seu orçamento mensal e continuar tendo também acesso aos benefícios exclusivos oferecidos.

Diferença entre um cartão Co-branded e Private Label

Os clientes devem estar se perguntando como não confundir o uso dos cartões Co-branded e Private Label. É bem simples. Os co-branded conforme já explicados são aqueles em que existe parceria entre uma empresa com alguma instituição financeira: “bandeira A com a loja B”. O que trará mais liberdade de compra ao usuário graças às bandeiras mundialmente conhecidas e aceitas em grande parte das lojas e varejo.

Já no caso do Private Label, é um cartão de crédito privado o que impossibilita o seu uso em outros locais. Você já deve tê-lo visto na farmácia do seu bairro, supermercado local ou numa concessionária de carros. É somente a loja que definirá os limites e juros a serem cobrados. Você já deve ter sido parado nas lojas Marisa e Riachuelo e lhe foram ofertados os cartões de compras.

Diferença entre um cartão Co-branded e Cartão de loja

A diferença entre o cartão co-branded e o cartão de loja já começa com a liberdade de poder utilizar o seu cartão por meio das bandeiras Visa, Mastercard, Elo e outros, que firmam parcerias com empresas para expansão de negócios e mais benéficos que fidelizam o cliente. Ou seja, pelo co-branded o cliente vai até uma loja que utiliza crédito e é parceiro da bandeira e no fim consegue fazer compras.

O cartão da loja é limitado pelo simples fato do cliente só ter a opção de comprar naquele determinado local. Lembra da Riachuelo? É isso. Mas também não significa que não tenham ofertas, benefícios e atrativos exclusivos da própria loja.

Quem oferece esse tipo de cartão?

Ocorre quando as bandeiras e bancos firmam uma parceria com empresas de grande potencial de retorno financeiro. Exemplo: Companhias Aéreas. Sabemos que as companhias trazem grande visibilidade, volume de pessoas que viajam todos os dias e querem melhores serviços. Muitos deles de maneira exclusiva. Na verdade, todos ganham. Os cartões Co-Branded possuem valor médio/alto quando falamos dos cartões tradicionais, numa comparação rápida.

As grandes empresas, lojas, varejistas, supermercados (hiper), postos de gasolina, etc, pertencem a grandes estabelecimentos que entenderam como o mercado funciona e as necessidades do cliente. Passaram então a disponibilizar créditos somados aos benefícios para serem colhidos de acordo com o uso e fidelidade de cada cliente.

Você já deve ter visto a propaganda do Posto Ipiranga. Os cartões da marca Ipiranga, posto de gasolina, são uma parceria entre o Itaúcard (banco Itaú), com a Visa e Visa Platinum (bandeira). Veja abaixo mais alguns exemplos desta modalidade de cartão:

Para quem é o cartão de crédito Co-branded?

Os cartões de crédito co-branded são os cartões de lojas varejistas que atribuem ao cartão o fácil acesso ao crédito dentro de uma loja ou marca específica. O que é bastante interessante para as empresas ter o “cliente fiel”, com pagamento exclusivos e em dia por meio de um cartão próprio no que vai gerar fluxo de caixa. Sem falar nos benefícios, ofertas e brindes que só a empresa pode oferecer.

Então a lógica é para todo e qualquer cliente que queira ter aqueles benefícios que somente aquela marca vai oferecer. Podemos citar um exemplo do Gol Smiles Visa Infinite que é co-branded de exclusividade para usuários de viagens aéreas que fazem uso de milhas, salas VIPs em aeroportos e programas por pontos da companhia. Uma maneira de fidelizar o usuário do cartão. Mas exemplos não faltam em supermercados, lojas, etc.

Negativado pode ter cartão de crédito Co-branded?

Muitas operadoras de cartão procuram fazer uma análise antes de emitir cartão ao solicitante. Já outras trabalham com outras maneiras para aqueles que possuem os ditos “nome sujo”, indo de banco para banco, financeiras e lojas – Private Label, nesse caso.

Será com base na situação do CPF e o histórico de pagamento que vão ditar a liberação do cartão e limites. Além também de outros fatores como comprovação de renda e cadastro positivo, mas lembre-se que não é cem por cento essa regra que em muitos casos o nome estando negativo o cartão de crédito poderá ser liberado.

Documentos necessários para contratar um cartão

  • Procure a loja específica, física ou site;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda.

Principais benefícios de um cartão Co-branded

Os principais pontos positivos no cartão co-branded é o cliente ter o produto que mais lhe atrai e receber promoções e programas que o estimulam a permanecer comprando com excelente custo-benefício. E a chave para a empresas usarem de uma estratégia que são aqueles programas por pontos, vale brindes, que no futuro poderão ser utilizados numa gama de opções que manterão o cliente ao seu lado.

Devido ao vasto leque de oportunidades recebidas, o usuário define de maneira natural em permanecer com o cartão co-branded ao comparar em algumas situações o cartão de crédito tradicional. A escolha vai depender de cada cliente. Somente ele próprio enxergará o cartão que faz mais sentido ao seu uso natural e gastos mensais.

Descontos exclusivos das marcas e seus parceiros

Os cartões co-branded oferecem aos seus clientes possibilidades de compras em inúmeros estabelecimentos comerciais credenciados. O que causa o aumento de poder de compra tanto à vista ou a prazo.

Será o cliente que vai sentir as razões de ter ou não cartão. Caberá às grandes empresas oferecerem estímulos para angariar boas oportunidades. Descontos em compras, programas por pontos, exclusividade em aeroportos, transportes em cidades nacionais ou internacionais etc.

Milhas aéreas

São um tipo de nicho que atrai bastante os usuários que utilizam os aeroportos tanto para lazer ou trabalho. Será de maneira independente que os cartões vão oferecer pacotes que podem ultrapassar 20 milhas dependendo do gasto de cada cliente.

É o tipo de programa que permite o acúmulo de milhas e ganhos extras dependendo das condições do cartão. O consumidor valorizado e tendo boa relação com o cartão, é notório que novas experiências darão a tônica positiva ao uso do co-branded.

Cashback

Consagrado no mercado nacional, o cashback é mais uma opção no leque de oportunidades e recompensas. Será por meio dele que também no co-branded o consumidor receberá parte do gasto realizado dentro do próprio estabelecimento.

Portanto, além dos benefícios já consagrados pelo cartão ao cliente, ainda restam os cashbacks dar o retorno, mesmo que parcial, de algo gasto com um determinado cartão. Mas lembre-se de consultar o seu banco ou instituição para saber a política do cashback.

Melhor cartão de crédito co-branded do mercado

O cartão de crédito co-branded Azul Itaucard Visa Infinite é denominado categoria diamante com pagamentos por aproximação, anuidade grátis acima de vinte mil reais e mantendo o valor por três meses o cliente ganha 60 mil pontos bônus.

Para voos internacionais o usuário do cartão embarca VIP em Viracopos-SP e nacional em Congonhas-SP com acompanhante. São três bagagens para voos nacionais e internacionais – EUA e Europa; por dentro da América do Sul, uma bagagem.

Outros pontos do melhor cartão:

  • Renda Mínima de R$15.000
  • Avaliação de Score
  • Análise Positivo
  • Prioridade Bagagem
  • Lounge Azul VIP
  • Cortesias Ilimitadas
  • Atendimento Exclusivo
  • Pontos Qualificáveis e outros

LATAM Pass Itaucard Mastercard Black

O cartão de crédito co-branded LATAM Pass Itaucard Mastercard Black oferta anuidade grátis para clientes que terem gasto cerca de R$20.000 na fatura. Os pontos não expiram e a pontuação no Brasil é de 2,5 pontos e no exterior em 3,5 pontos por cada dólar gasto.

Acesso em salas VIP LATAM sendo o titular mais o acompanhante. O embarque é preferencial no país e no exterior. E a modalidade também oferta seis cupons de cabine ao ano e os seguros estão incluídos também.

Gol Smiles Visa Infinite

O cartão de crédito co-branded GOL Smiles Visa Infinite é aquele tipo de cartão que o cliente já se sente em casa na chegada ou saída do aeroporto.

Após adesão são quase 20 mil milhas na pontuação do cartão. O despacho da mala e o check-in são exclusivos ao cliente. As milhas no cartão são válidas por 10 anos. Estacionamento gratuito por uma hora e Cabify na ida ou volta em aeroportos parceiros.

Azul Itaucard Visa Infinite

O cartão de crédito co-branded Azul Itaucard Visa Infinite é denominado categoria diamante com pagamentos por aproximação, anuidade grátis acima de vinte mil reais e mantendo o valor por três meses o cliente ganha 60 mil pontos bônus.

Para voos internacionais o usuário do cartão embarca VIP em Viracopos-SP e nacional em Congonhas-SP com acompanhante. São três bagagens para voos nacionais e internacionais – EUA e Europa; por dentro da América do Sul, uma bagagem.

AAdvantage Santander

Com o cartão de crédito co-branded AAdvantage Santander o cliente ganha até duas milhas por cada dólar americano gasto e não há limites. As milhas podem dobrar em caso de compras na companhia American Airlines. Os cartões do titular e adicionais não pagam anuidade já no primeiro ano e desfrutam também de benefícios como aluguéis de veículos e estadias em hotéis.

Samsung Itaucard Visa Platinum

 

O cartão co-branded Samsung Itaucard Visa Platinum possui um programa de fidelidade próprio chamado Samsung Rewards. Com o acúmulo de pontos é possível trocar por créditos e serviços ofertados. É permitido 30 pontos extras em cada compra e no primeiro só o cliente ganha mil de bônus.

Sem falar na também na possibilidade de descontos e condições no site da empresa e vantagens no Vai de Visa.

Cartão de crédito Co-branded vale a pena?

Como todo cartão de crédito, é comum termos todos os tipos vantagens e desvantagens, mas o que vai sobressair serão nos descontos e benefícios exclusivos de cada bandeira, programas de pontos e oportunidades individualizadas que vão somar com a experiência particular do usuário.

No final das contas é o cliente que fará o comparativo de um cartão da marca A ou B que oferecerão as melhores oportunidades. Avaliar o investimento em milhas, por exemplo, pode ser um fator dentre um leque de opções. Então, caro cliente, saiba escolher qual cartão fará mais sentido ao seu bolso e compare as vantagens oferecidas no mercado.

Vantagens

Listamos algumas que podem fazer a diferença e as principais indicam que o cliente poderá usar o cartão para fazer compras em outras lojas, se a bandeira do cartão for aceita no determinado estabelecimento. Esse é o primeiro passo.

Em seguida, os cartões co-branded, conforme já destacado, oferecem melhores condições no que diz respeito ao acúmulo de pontos que podem se estender ou de maneira ilimitada ou com prazo de 1 ano, por exemplo. Sem falar nos descontos e pacotes VIPs que surgirão. Também entram os parcelamentos sem juros e milhas extras.

Desvantagens

Como nem tudo que reluz é ouro, já dizia o ditado popular, vamos apontar as desvantagens que surgirão no processo do cartão co-branded. Começa com a limitação de não poder acumular os pontos ganhos e usá-los numa outra empresa. E sim, a pergunta que é feita pelo leitor sobre anuidade: caríssima!

E é preciso ficar atento sobre em quais estabelecimentos podem ser feitas as compras com o seu cartão. E o cliente acaba que fica preso no programa de fidelidade e em muitos casos necessita negociar o valor anual que chega na fatura, sem falar na mudança de regras que podem mudar conforme as detentoras da marca determinarem.

Como conseguir um cartão de crédito Co-branded?

Tenha em mente o que você deseja e o quanto isso custará para você. O aconselhável é planejar por uns seis meses principalmente você que é empresário e depende da aprovação do emissor do cartão.

Trace, estude, compare todos os benefícios que as grandes marcas vão te oferecer. Faça um plano de negócios e escolha o seu co-branded com base no que fará agregar valor nas vendas e que seja atrativo para os seus clientes.