Buscando Cartão

0%

Cartão de crédito adicional: Tudo o que você precisa saber

Entenda tudo sobre o funcionamento do cartão de crédito adicional e saiba como você pode solicitá-lo!

mão feminina segurando cartão de crédito e mexendo no celular, ao lado um bloco de anotações e calculadora

O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada cotidianamente pelos brasileiros. Ainda que tão usados, há muitas dúvidas sobre as formas de usufruir da melhor maneira os benefícios e serviços que eles oferecem. O cartão de crédito adicional, por exemplo, é um bom serviço que muitos desconhecem.

Você talvez já tenha passado pela situação em que um outro membro da sua família, como cônjuge ou filhos, por exemplo, precisava utilizar o seu cartão de crédito físico e isso gerou um probleminha por você também necessitar usar o cartão em outro local.

É para resolver esses e outros tipos de situações que foram criados os cartões de crédito adicionais.

Mas o que eles são, como funcionam e será que você pode ter cartões de créditos adicionais? Para responder essas e outras dúvidas comuns é que fizemos o texto de hoje.

Nele explicamos desde o que é o cartão de crédito adicional, quais bancos liber de forma gratuita e até as melhores formas de utilizá-los. Confira!

O que é um cartão de crédito adicional?

Os cartões de crédito adicionais funcionam como extensões do limite de crédito previamente concedido ao titular do cartão principal.

Desta forma, esse limite pode ser dividido com seus dependentes, no formato de um outro cartão – ou de outros cartões – de crédito físicos, permitindo, assim, que eles usem o limite do seu cartão mesmo sem estar com ele.

O cartão extra segue dentro da fatura principal e sob responsabilidade do titular do cartão.

O titular do cartão pode optar por conceder o cartão adicional para o uso do dependente, como uma forma de dar maior autonomia e até mesmo de controlar melhor o que está sendo gasto no geral, uma vez que tudo que for comprado estará descrito na fatura e aparecerá no aplicativo do cartão.

Quem pode ter o cartão adicional? 

Qualquer pessoa que o titular do cartão desejar pode receber um cartão adicional, seja a pessoa um familiar ou mesmo um amigo.

Não é necessário ser realmente um dependente legal e nem ter algum laço sanguíneo para tal.

Se assim desejar, o titular poderá disponibilizar um cartão extra para ser utilizado por um amigo, por exemplo.

As pessoas que você dá os cartões adicionais são chamadas de dependentes e o número máximo de pessoas que você pode dar cartões adicionais vai depender de cada instituição financeira, normalmente fica entre três e cinco.

Menor de idade pode ter cartão adicional? 

Pode, mas a idade limite é estabelecida por cada banco, tendo casos em que é permitido a partir de 12 anos e em outros a partir de 16 anos.

Isso acontece porque a responsabilidade do pagamento segue com o titular.

Então, os pais podem dar um cartão até mesmo para um filho que seja criança ou adolescente e ele, inclusive, poderá vir com o nome do filho, independente se ele é ou não menor de idade.

Negativado pode ter cartão adicional?

Negativados podem utilizar esse tipo de cartão sem nenhum problema, uma vez que não há uma análise de crédito da pessoa.

Como citamos anteriormente, a responsabilidade pelo contrato do cartão e pelo pagamento da fatura segue 100% com o titular do cartão principal, sendo o cartão extra apenas uma extensão daquele crédito já concedido.

Como funciona o cartão de crédito adicional?

Os cartões adicionais podem ser solicitados pelo titular do cartão de crédito, como forma de conceder o uso do seu limite ou de parte dele para outras pessoas, sejam elas dependentes, cônjuge ou qualquer outra que desejar.

Os cartões adicionais compartilharam o limite do cartão principal e o pagamento seguirá sendo feito em fatura única.

É, de certo modo, como se você estivesse duplicando o seu cartão para que a pessoa ou as pessoas escolhidas por você possam fazer compras presenciais com o cartão de crédito ao mesmo tempo que você segue em posse do seu.

Às vezes as pessoas podem estar até em municípios diferentes, como no caso de filhos que estudam fora, por exemplo.

Além disso, esse cartão extra pode ser um facilitador na hora de fazer as compras e de se controlar os gastos que são feitos.

Limite

A questão sobre o que acontece com o limite é frequente, mas não muda nada.

O limite segue o mesmo, não tendo um aumento do valor do limite de crédito do seu cartão por conta da emissão de cartões adicionais.

E há duas formas de se utilizar o limite no cartão adicional, uma é o limite compartilhado e a outra o limite individual, ficando a cargo do titular escolher qual delas melhor o atende, bem como aos que irão utilizar os cartões extras.

Limite compartilhado

Neste formato, o limite fica totalmente disponível para uso da mesma forma no cartão principal e no adicional.

É o modelo ideal para, por exemplo, casais que compartilham totalmente as finanças.

Limite individual

Já no caso do limite individual, há uma divisão de gasto máximo que cada cartão adicional pode ter.

Um pai ou mãe, por exemplo, que tem um cartão de crédito com limite de 15 mil reais pode optar colocar um limite no cartão dos filhos, com mil reais para cada, impedindo que um valor maior do que este seja gasto em compras.

Vale ressaltar que nesse caso o valor não estará disponível no cartão principal, que no exemplo teria o limite diminuído para 13 mil.

Entretanto, normalmente nos aplicativos dos cartões, o titular pode mudar esse limite na hora que precisar, retirando parte ou todo limite que havia disponibilizando ao cartão extra e retornando para uso no principal.

Fatura

A fatura segue sendo continua sob responsabilidade total do titular do cartão principal.

A diferença é que na fatura poderá ser observado de forma separada os gastos do cartão principal e de cada um dos cartões adicionais, seja nos casos que ambos vêm em uma única fatura, como nos casos em que são duas faturas separadas

Contudo, o pagamento da fatura em si segue tendo que ser feito da mesma forma, sendo o valor total gasto, tanto no cartão principal quanto nos adicionais, sendo responsabilidade total do titular.

Inclusive, deve seguir as mesmas regras e com as mesmas taxas sendo cobradas em caso de atrasos, parcelamento de fatura ou pagamento parcial dela.

Numeração

Como nós bem sabemos, os cartões de créditos têm uma sequência de 16 números que os diferencia um dos outros.

No caso dos cartões adicionais, o que muda em relação ao cartão do titular são apenas os últimos quatro dígitos.

Senha

Como os cartões adicionais são feitos para o uso de outras pessoas, eles têm senhas independentes daquela escolhida pelo titular do cartão principal.

Com isso, a pessoa que receber o cartão adicional terá a possibilidade de escolher a senha que desejar.

Obviamente, dependendo dos casos, como no dos pais disponibilizando o uso dos cartões para filhos menores de idade, eles podem colocar limites de gastos e ter ciência sobre a senha do cartão.

O titular, estando online, pode ter controle e bloquear a utilização de cartões adicionais pelo aplicativo, bem como pelo atendimento.

Cartão adicional tem anuidade?

Isso depende da empresa emissora do cartão. Muitos cartões de créditos adicionais não cobram anuidade, mesmo naqueles casos em que há cobrança sobre o uso do principal.

Enquanto outros cobram uma taxa por cada cartão adicional solicitado. Mas, essa costuma ser bem mais baixa que o valor da anuidade principal.

Vale a pena pedir cartão adicional?

Essa resposta é muito pessoal, pois depende do que você deseja e de cada situação.

Pode valer muito a pena ser, por exemplo, para casais que dividem todas as finanças ou para pais que querem dar maior autonomia aos seus filhos, por exemplo.

Os cartões adicionais são opções interessantes, principalmente quando a utilização do serviço não representa um aumento no valor da anuidade.

Listamos a seguir algumas das principais vantagens e desvantagens dos cartões de crédito extras.

Vantagens

  • Possibilidade de utilizar “um mesmo” cartão em lugares diferentes ao mesmo tempo;
  • Os gastos em todos os cartões pontuam para os seus programas de pontos e de milhas, expandindo seus ganhos de benefícios;
  • Com o aumento da utilização do cartão, além de maior acúmulo de pontos, aumentam as chances de que no futuro você obtenha um limite maior;
  • Pode permitir aos usuários dos cartões adicionais usufruir dos mesmos benefícios dos titulares, como seguros, salas vips nos aeroportos e outras vantagens disponibilizadas pela bandeira e pela instituição que emite o cartão.

Desvantagens

  • Diminuição do limite do titular ao compartilhar seu crédito com outras pessoas;
  • Em alguns casos, há a cobrança de uma taxa para utilização de cada adicional;
  • No caso do limite compartilhado, um dependente pode usar mais do que o desejado por você ou do que o previamente combinado e você será responsável pelo pagamento da fatura do mesmo jeito.

Como pedir um cartão de crédito adicional?

Solicitar um cartão adicional é muito simples. O primeiro passo é verificar se a instituição responsável pelo seu cartão disponibiliza cartões adicionais.

Para isso, você pode verificar no site dela, no aplicativo do cartão ou na central de atendimento, caso esteja com dificuldade.

Se a resposta for positiva, é hora de você verificar se há ou não taxas pela emissão deste cartão e se é cobrada anuidade extra.

Com essas informações em mãos, você pode solicitar à instituição financeira responsável os cartões adicionais, passando para eles o nome de cada um e definindo se o limite será compartilhado ou individual.

Na maioria dos casos, a solicitação pode ser feita diretamente pelo seu smartphone, através dos aplicativos dos bancos ou dos cartões.

Caso não haja essa possibilidade, assim como no caso de qualquer dúvida, basta entrar em contato com o atendimento do seu cartão via telefone.

Como cancelar o cartão adicional?

Fazer o cancelamento de um cartão adicional costuma ser algo bem simples, basta o titular, em posse dos dados do seu cartão e de seus dados pessoais, entrar em contato com a instituição responsável pelo cartão, seja pelo atendimento via telefone ou chat no portal, e pedir o cancelamento.

Muitas instituições permitem que o cancelamento seja realizado de forma ainda mais simples, diretamente no aplicativo do seu banco ou do seu cartão de crédito.

Não há burocracia para o cancelamento de um cartão adicional e o mesmo é feito de forma rápida.

Cuidados com os cartões de crédito adicionais

Os cuidados com os cartões de crédito adicionais devem ser os mesmos que devemos ter com qualquer cartão.

Estamos falando de não compartilhar a senha do cartão com terceiros, ter cuidado nas compras online certificando-se que o site é de confiança para não cair em golpes e manter o cartão sem em seu domínio.

Só libere para pessoas de confiança

Como explicamos, independente do que aconteça, a responsabilidade pelo cartão e pelo pagamento de sua fatura é do titular do contrato.

Então, só disponibiliza o cartão adicional para pessoas de sua total confiança.

Vale ressaltar que se a pessoa que estiver em posse do cartão adicional gastar mais do que o combinado entre vocês, o pagamento terá que ser feito por você que é titular.

O não pagamento da fatura irá gerar juros e outras consequências desagradáveis, como a inserção do seu nome nos cadastros de proteção ao crédito.

Controle de gastos

É muito importante que o titular acompanhe a fatura com cuidado e também os gastos em tempo real nos aplicativos do cartão, para evitar que os dependentes extrapolem o esperado e prejudiquem suas finanças.

Além disso, o diálogo é sempre muito importante, então seja com filhos, cônjuge ou outra pessoa, combine de forma clara os limites de gasto, para que você não fique em apuros no fim do mês, ou seja, para que uma coisa que era para facilitar o dia a dia não se torne uma dor de cabeça.

Taxas extras

Fique atento às taxas extras. No caso de ser cobrado um valor pela emissão de cartões adicionais e principalmente se houver uma anuidade extra, pese se os benefícios do cartão adicionais sobrepõem estes gastos.

Felizmente, hoje em dia a maior parte das instituições não têm cobrado para que sejam utilizados cartões adicionais.

Isso porque para elas é melhor que os gastos nos cartões sejam maiores.

Confira se no caso da empresa que emitiu o seu cartão é assim ou se há taxas.

Bancos que liberam cartão adicional

Muitos bancos liberam o uso do cartão adicional e nós listaremos abaixo alguns dos principais deles.

Além disso, mostraremos informações sobre o funcionamento, se cobram algum valor extra por esse serviço (como preço pela emissão e envio ou anuidade extra) e em quais modalidades eles disponibilizam essa opção. Confira!

Santander

O Santander permite que os titulares de qualquer cartão de crédito do banco (exceto os modelos Fit e Play) tenham direito ao cartão adicional, que pode ser destinado para qualquer pessoa que tenha pelo menos 16 anos.

O titular do cartão decide qual o limite deseja para o adicional e pode alterar esse valor diretamente no aplicativo Way.

Pensando nos diversos perfis de clientes, o Santander oferece vários tipos de cartões de crédito com opção de adicional. Veremos alguns deles abaixo:

Como solicitar o cartão de crédito Santander adicional?

Utilize o aplicativo Santander Way através do seguinte caminho: Menu > Cartão Adicional > Solicitar Cartão Adicional.

Também pode solicitá-lo via Internet Banking do Santander ou pela central de atendimento.

Itaú

O Itaú permite que os titulares dos seus cartões solicitem os adicionais para uso de qualquer pessoa a partir de 12 anos de idade.

O cartão acumula pontos e milhas normalmente e garante aos dependentes os benefícios do cartão principal.

Além disso, o titular poderá controlar os gastos diretamente nos aplicativos do Itaú, assim como modificar o limite dos cartões adicionais.

Entretanto, é cobrada uma taxa de anuidade por cartão adicional em alguns casos.

O Itaú oferece vários tipos de cartões de crédito com opção de adicional. Veremos alguns deles abaixo:

Como solicitar o cartão de crédito adicional Itaú?

Se você é correntista do Itaú, acesse o bankline: menu > cartões > solicitar > adicional.

Se você não é correntista, entre em contato com a Central de Atendimento: 3003 3030 | 0800 720 3030

Bradesco

O Bradesco disponibiliza a possibilidade de cartões adicionais destinados às pessoas a partir de 12 anos de idade escolhidas pelos titulares.

Os dependentes terão direito aos benefícios que o cartão principal dá e seus gastos contaram no acúmulo de pontos e milhas aéreas.

O valor das taxas e anuidade pagas pelo cartão adicional varia em cada tipo e podem ser até zeradas dependendo do tipo de uso que for feito dos cartões e dos benefícios disponíveis.

O Bradesco oferece vários tipos de cartões de crédito com opção de adicional. Veremos alguns deles abaixo:

Como solicitar o cartão de crédito adicional Bradesco?

Acesse sua conta no App Bradesco Cartões, selecione a opção “Outros”, toque em Cartões adicionais e siga o passo a passo para finalizar o pedido.

Todas as informações estão disponíveis no App Bradesco, App Bradesco Cartões ou no Internet Banking.

Mas se caso persistirem dúvidas, o cliente pode contatar a Central de Atendimento do Bradesco.

C6 Bank

Quem tem o Cartão C6 Bank pode pedir o primeiro cartão de crédito adicional grátis e sem anuidade e quem possui o C6 Carbon tem direito a até 6 cartões extras gratuitamente.

Cartão de Crédito

C6 Bank

  • Sem anuidade
  • Personalizável

Saiba como solicitar

A solicitação dos cartões adicionais é feita diretamente no aplicativo.

Assim como o cartão principal, todos os cartões de créditos adicionais pontuam no Átomos, que é o programa de benefícios do C6 Bank.

No Átomos você pode trocar os seus pontos por cashback na C6 Store, produtos de grandes marcas e passagens aéreas.

Inter

O Banco Inter disponibiliza até 4 cartões adicionais gratuitos com limite compartilhado e sem idade mínima para conceder o benefício, permitindo que você, por exemplo, use o cartão como uma forma de dar uma “mesada” aos seus filhos que são crianças ou pré-adolescentes.

Cartão de Crédito

Banco Inter

  • Sem anuidade
  • Aceita negativado

Saiba como solicitar

A solicitação é feita diretamente no aplicativo, sem custo para a emissão e dando ao dependente que utilizar o cartão adicional.

Além disso, garante as mesmas facilidades e benefícios disponibilizados ao titular da conta no cartão principal, como cashback e descontos exclusivos em parceiros do Inter.

Banco Pan

O Banco Pan disponibiliza um cartão adicional sem anuidade aos seus clientes, para que possam dar o benefício a quem quiser, desde que o dependente tenha ao menos 18 anos de idade.

Cartão de crédito

PAN Internacional

  • Sem anuidade
  • Limite ajustável

VER COMO SOLICITAR

Sem anuidade e sem burocracia, os cartões do Banco Pan permitem que você tenha o controle do cartão adicional via aplicativo e, além disso, dá muitos benefícios e descontos através do seu clube de ofertas.

BV

O banco BV tem cartões de crédito que dão 1% de cashback em todas as compras usando o cartão.

Cartão de crédito

BV Mais

  • Limite alto
  • Com cashback

SAIBA COMO SOLICITAR

Além disso, tem garantia veicular, seguros diversos, descontos exclusivos em parceiros e opção de crédito pessoal direto no cartão.

O cartão adicional no banco BV é sem anuidade e dá direitos aos benefícios, como cashback, assistência e pontuação no programa da bandeira escolhida para o cartão, podendo ser o Mastercard Surpreenda ou o Vai de Visa.

Para solicitar o cartão adicional BV basta pedir através do aplicativo Meu Cartão BV ou pela central de atendimento.

Banco Original

Todos que têm cartão de crédito Internacional, Gold, Platinum ou Black do Banco Original podem solicitar até três cartões adicionais para seus dependentes.

Cartão de Crédito

Original Internacional

  • Sem anuidade
  • Com cashback
Saiba como solicitar

O valor da anuidade ou a isenção do pagamento da anuidade depende de cada cartão e do contrato na época do solitação.

Os gastos realizados com os cartões adicionais, assim como no principal, acumulam pontos no Cash Back Original, que é o programa de pontos dos cartões do banco, assim como dá direito a participar dos programas de benefícios das bandeiras.

Os cartões extras podem ser solicitados pelo app, no internet banking do ou na central de atendimento via telefone.

E então, gostou da ideia de ter um cartão adicional? Pode ser muito interessante, não é mesmo?

Seu cartão de crédito disponibiliza esse serviço? Caso não, acima trouxemos vários bons cartões que têm essa e outras vantagens que podem te agradar, aproveite!