Cadastro Positivo: Tudo o que você precisa saber

Já ouviu falar sobre o Cadastro Positivo? Tem dúvidas sobre o assunto? Então, acompanhe este guia completo com tudo o que você precisa saber!

Homem de negócios usando smartphone e empurrando o botão de sorriso para a melhor avaliação, o conceito de satisfação do cliente

Ter a possibilidade de provar que é um bom pagador e almejar linhas de crédito e financiamento é o sonho, ou melhor, a grande oportunidade para o brasileiro que receberá por meio do Cadastro Positivo o caminho a ser traçado na realização de metas grandes sonhos, como a casa própria, o empréstimo para abrir o próprio negócio, o casamento tão esperado, enfim.

Graças aos birôs de crédito no país (SPC Brasil, Serasa, Quod e Boa Vista), existem ofertas e vantagens de saber como anda o seu histórico enquanto cliente financeiramente ativo.

Neste guia vamos aproveitar para esclarecer as questões que mais são buscadas na internet e responder a tão perguntada “se vale a pena” ter o Cadastro Positivo e como esse recurso pode inclusive melhorar a didática financeira do povo brasileiro, juros menores, acesso a linha de créditos, financiamentos e mais confiabilidade dos lojistas para com os clientes. Confira!

O que é Cadastro Positivo?

Originado em 2011, o Cadastro Positivo existe para aquelas instituições financeiras que precisam avaliar o comportamento dos consumidores na hora que solicitam crédito. Basicamente, está relacionado ao seu histórico de pagador, como se fosse o seu currículo financeiro.

É o oposto do cadastro negativo, em que nessa modalidade a empresa busca averiguar o que o usuário deixou de pagar.

O “pente fino” é para saber se o cliente é um bom pagador e se possui também faturas em aberto. É necessário que a empresa tenha essa segurança para poder liberar os créditos solicitados.

Como o Cadastro Positivo funciona?

O Cadastro Positivo, assim como o financiamento e valores em parcelas, fica registrado no CPF e nas contas convencionais que um cidadão paga em sua casa.

Logo, quando um cliente realiza o cadastro para que se tenha registrado tais informações, essas podem ajudar no índice de score de crédito.

Toda e qualquer informação de pagamento são consideradas e avaliadas para que o usuário possa ter uma excelente avaliação em sua pontuação final.

Tudo é considerado dentro dessa dinâmica. A regra é pagar tudo em dia, pois assim você passará confiança para os bancos e instituições financeiras.

É obrigatório?

Não é obrigatório ter o Cadastro Positivo. Mas, é uma das formas de um cliente provar que está com as contas em dia e ter a oportunidade de angariar pontos (score) para uma eventual solicitação de cartão de crédito ou empréstimos.

O já descrito “pente fino” pode ser sim de grande ajuda tanto ao cliente quanto às instituições financeiras em identificar possíveis clientes.

O Cadastro Positivo aumenta o Score?

O cadastro, conforme explicamos, é opcional. No entanto, saiba que sim, é possível ocorrer o aumento do seu score devido que as empresas (financeiras) querem saber quem é e o que o cliente (provável) tem feito.

As instituições financeiras que trabalham com créditos e financiamentos querem saber quais os potenciais clientes e se são de confiança – pagam em dia suas faturas. Tendo tudo isso detalhado o cliente é preterido.

Como consultar o Cadastro Positivo?

Bom, se o usuário optar pelo site do Serasa, por exemplo, basta ter uma conta com login e senha individual e buscar na área do Serasa Cadastro Positivo, após entrar com os seus dados.

Dentro do sistema haverá a opção de conferir o histórico. Vale destacar que numa eventual informação errônea por parte do site é preciso entrar em contato com eles para a substituição.

Quais dados entram no Cadastro Positivo?

  • Financiamentos e empréstimos
  • Compras a prazo
  • Contas de gás, água, luz e telefone
  • Assistência médica e odontológica
  • Internet e TV por assinatura
  • Mensalidade escolar
  • Dados cadastrais do consumidor
  • Valor total da compra
  • Valor total das parcelas
  • Data de vencimento
  • Data de pagamento
  • Valor dos pagamentos

Como consultar as informações do meu Cadastro Positivo?

  1. Site do Cadastro Positivo
  2. Clique em Entrar
  3. Digitar o CPF e senha
  4. Após o login o Cadastro Positivo aparecerá
  5. Para mais detalhes clique em ver relatório completo

Qual a relação entre Cadastro Positivo, Score de Crédito e Análise de Crédito?

Começa com o Cadastro Positivo fazendo a função de analisar, por meio das empresas, e com a percepção e necessidade do histórico de cada cliente que vão trazer variáveis otimistas ou não, que podem oportunizar novas condições de crédito e financiamentos.

O score (pontos) de crédito é oportunizado, no bom sentido da palavra, dentro do Cadastro Positivo. Essa pontuação varia entre zero e mil. E com isso uma empresa pode avaliar qual conduta adotar com base na pontuação de cada cliente e sim, existe uma regrinha para isso.

Portanto são essas as condições necessárias dentro do cadastro para que ocorra uma análise de crédito para eventuais e novos clientes.

Qual a importância de ativar o Cadastro Positivo?

Esse cadastro é o aliado para a diminuição da inadimplência no Brasil. Feito uma análise de perfil do usuário existe a possibilidade de que o cliente seja um potencial bom pagador e logo receberá a oportunidade por meio de uma financeira o recebimento de crédito ou financiamento.

Mas, vale destacar ao amigo leitor que você está amparado pela Lei 12.414/2011, onde os dados dos usuários não são vazados por nenhuma empresa. Todos os dados são sigilosos.

Cabe à empresa manter suas informações ocultas, mesmo que realize consulta gratuita ou que pague para acessar o Cadastro Positivo.

Quais birôs de crédito oferecem o Cadastro Positivo?

No Brasil, existem os conhecidos birôs de créditos que atuam como plataformas responsáveis em oferecer informações às empresas, com foco em dados que possam impactar o mercado financeiro.

Serão esses dados que vão informar sobre quem terá a chance de angariar possibilidades sobre créditos e financiamentos.

São esses dados que transmitem o que é o cliente como prospecção de mercado, as avaliações de crédito, auxílio na gestão de carteira e na recuperação de obrigações vencidas.

Cadastro Positivo SPC

No site do SPC Brasil é possível conhecer formas seguras para informações sobre pagamentos e estão armazenados de maneira confiável perante o banco de dados e por lei.

Nele é possível uma avaliação mais justa no que diz respeito à aprovação de crédito, menores juros e pouquíssima burocracia.

Cadastro Positivo Serasa

No site do Serasa o cliente consegue saber se a sua reputação é de bom ou mau pagador e o interessante é que eles ajudam as pessoas que muitas vezes não conseguem comprovar renda, mas são bons pagadores e cumprem com os acordos de maneira positiva.

Cadastro Positivo Boa Vista

O birô Boa Vista trabalha com a ideia de ensinar os clientes que ao fazer o Cadastro Positivo existe a possibilidade de diminuir os juros e também a inadimplência do cliente. E com isso, uma boa chance de aumento dos scores para futuras negociações de linha de crédito.

Cadastro Positivo Quod

A empresa segue a mesma linha em querer ajudar os clientes com contas atrasadas no CPF. A Quod entende que se o cliente fizer o Cadastro Positivo, haverá melhores condições de conseguir financiamentos como o estudantil, aquisições de cartões e outros. É uma oportunidade que não pode ser deixada de lado e só basta acessar o site da empresa.

Quem pode fazer o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo poderá ser feito para pessoas legalmente que tenham CPF, CNPJ e que estão legais com a vida financeira.

Ou seja, um adolescente que não tenha movimentações em bancos/financeiras, contas e uma atividade econômica de nada servirá ter esse tipo de cadastro.

É preciso então que o usuário saiba que nesse tipo de cadastro exista um histórico independente seu e devidamente comprovado.

Por exemplo, desde 09 de julho de 2019 ocorre a inclusão do Cadastro Positivo de contas básicas como luz, água, compras à prazo, contas de consumo, empréstimos e financiamentos. Essa regra vale para pessoas físicas e jurídicas.

Pessoa Física

Adotado já em mais de 70 países e desde 2011 no Brasil, não fugiu a regra para pessoas físicas (CPF) que queiram cadastrar o seu número e acompanhar de perto todos os gastos mensais.

Nos birôs que citamos acima são facilitadores para melhor informar sobre como a vida do usuário de CPF está mensalmente.

Pessoa Jurídica

Você empresário, dono de lojas ou qualquer tipo de empresa pode ter condições necessárias para adequação do seu perfil e melhores condições de crédito.

Usuários de CNPJ ao fazer o Cadastro Positivo poderão fazer financiamentos direto com os bancos, com melhores prazos e juros mais baixos. Além disso, a oferta de crédito tende a ser maior também.

O Cadastro Positivo vale a pena?

Sim, vale! É uma boa oportunidade para quem possui CPF e CNPJ e é ativamente envolvido com finanças particulares em ter melhores condições de crédito no mercado e realizar sonhos como o financiamento da casa própria ou carro novo.

Além disso, é traçar a fidelidade com o próprio histórico de pagamentos, pois afinal de contas, ao deixar de pagar qualquer boleto que seja isso pode afetar o seu score final.

A regra é sempre pagar as contas em dia. Mesmo que o cliente não seja um gastador nato de cartões de crédito, ter uma “carta na manga” para eventuais emergências é sempre bom e os benefícios tendem a ser excelentes com reais condições no mercado.

Vantagens

  • Obter créditos
  • Acompanhar pagamentos
  • Acompanhar o score
  • Confiança do lojista para com o cliente
  • Financiamentos liberados
  • Ajuda o Brasil na diminuição da inadimplência
  • Juros menores

Como ativar meu Cadastro Positivo?

Primeiro de tudo tenha certeza que vai conseguir cumprir com o combinado em pagar todas as contas, mesmo que com um leve atraso, sabendo que poderá influenciar na pontuação final.

Feito isso, vá até o site do Serasa, Quod, Boa Vista ou SPC Brasil e realize o seu cadastro pessoal com CPF ou CNPJ, além de uma senha de difícil acesso para estranhos.

Contudo, vale reforçar que, desde 2019, existe a inclusão automática de pessoas financeiramente ativas no Cadastro Positivo de contas básicas como luz, água, compras a prazo, contas de consumo, empréstimos e financiamentos.

Mas, caso no seu histórico não apareça mais informações sobre pagamentos, solicite à empresa responsável o envio dos dados para que tenha a atualização do histórico.

Como cancelar o Cadastro Positivo?

Por não ser obrigatório a sua utilização no Brasil, o Cadastro Positivo permite que os usuários tenham a opção, se assim quiserem, de cancelar o envio de dados.

Para isso, basta entrar em contato com os birôs de crédito por telefone, e-mail ou pessoalmente e a confirmação deverá sair em até dois dias úteis.

No entanto, vale lembrar que a permanência dos dados para usuários que tenham ficado com o nome sujo é de até 15 anos, o que vai depender dos serviços de cada birô de crédito no país.

Conclusão

Portanto, esperamos que agora você tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre o famoso Cadastro Positivo, pois quanto mais informado estiver, mais benefícios poderá aproveitar!

Então, não enxergue esse cadastro como um vilão em sua vida financeira, mas sim um facilitador para ter crédito com mais vantagens no mercado.

Afinal, quanto mais você se empenhar em manter suas contas em dia, melhor será seu histórico como bom pagador e consequentemente, mais confiança passa para as empresas!