Black Friday 2021: Tudo o que você deve saber

Veja aqui todas as informações que você precisa para aproveitar a Black Friday deste ano economizando e ganhando muitos benefícios exclusivos!

Black Friday 2021

O final do ano praticamente chegou e dentro de algumas semanas chegará um próximo ano. Mas antes, os consumidores brasileiros e também os lojistas se atentam à Black Friday 2021, que vai acontecer no final de novembro, na última sexta-feira do mês, dia 26.

Promoções e ofertas dos lojistas e sites vão começar a “pipocar” na frente dos computadores e TV’s por cada canto do país e essa é a oportunidade para quem guardou dinheiro adquirir um produto de desejo.

Desde 2010 o Brasil acompanha os EUA na data. Sabemos que os preços praticados por aqui ainda estão longe de se comparar com os estadunidenses, mas com muita pesquisa e negociação pode-se chegar num denominador comum.

A velha regrinha é nunca aceitar de primeira os valores praticados por um determinado lojista e sim pesquisar e exigir sempre os seus direitos para não cair em surpresas desagradáveis.

Neste conteúdo exclusivo do Site Notícia Oficial, falaremos sobre o que é e o porquê dessa data ser importante para o nosso país e o quanto mudou a mentalidade dos consumidores e lojistas.

Então, boa leitura e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre a Black Friday deste ano, bem como anotar e salvar este link para o tão aguardado dia 26 de novembro que logo logo chegará!

O que é a Black Friday 2021?

A data que ano após ano tornou-se preferida pelos consumidores brasileiros, a famosa Black Friday, é também conhecida por “sexta-feira negra’’, que na tradução literal é oriunda dos Estados Unidos.

O dia é marcado por grandes liquidações, o que é um sinal da retomada de compras por parte dos estadunidenses, logo após o feriado de Ação de Graças, um dos mais importantes daquele país, que representa a união das famílias e a história do nascimento do povo na colonização local.

Assim, a Black Friday é a representação do Capitalismo com ofertas. Pessoas utilizam parte dos salários e suas economias para adquirir produtos por preços especiais.

Inclusive, muitos dizem que nada se compara aos valores praticados por lojistas no decorrer dos meses.

Por isso, em muitos casos, as ofertas da Black Friday são sim especiais e diferenciadas, até porque muitos descontos podem ir à casa de 50% até 70%, dependendo da loja ou produto.

Como funciona a Black Friday?

Dependendo do lojista, os anúncios e preparativos para a chegada do evento podem ocorrer na véspera da data, que tradicionalmente é marcada para o final de novembro, neste ano acontecerá na sexta-feira 26.

Além disso, o sucesso das promoções é tanto entre os consumidores que sabemos que muitas lojas costumam dobrar os dias de ofertas, que conhecemos como Black Week, que dura quase uma semana e são feitos por empresários ousados em vendas.

Na Black Friday, os lojistas praticam preços com descontos que fazem as pessoas “quebrarem o porquinho” da economia.

Inclusive, muitos consumidores se programam durante o ano para economizar para depois gastar na Black Friday, na compra de determinados produtos que realmente ficam mais baratos e valem a pena.

Mas, a dica é sempre sondar os preços e ofertas e nunca aceitar de primeira os valores de um determinado lojista. Pesquise!

Nos Estados Unidos

O termo que surgiu na terra do “Tio Sam”, é datado em 1960 no estado da Pensilvânia, na cidade de Filadélfia, como uma gíria policial devido aos problemas no trânsito que se acarretavam naquele exato dia.

Os lojistas que não gostaram da alcunha, optaram pelo nome de “Big Friday” também na mesma data.

Contudo, esse termo, ao passar dos anos, ficou de lado e o primeiro nome voltou à tona e desde 2001 a Black Friday é um sucesso total e não parou mais.

Nos Estados Unidos, a data começa um dia após o feriado de Ação de Graças, que representa a cultura norte-americana, que por outro lado representa também o início do consumo naquele país, antecedendo o Natal.

Então, a Black Friday pode ser a oportunidade ideal para presentear e/ou adquirir algo para os amigos e familiares, com quase 1 mês de antecedência.

No Brasil

Já em nosso país, a Black Friday é algo relativamente novo para os consumidores, pois só chegou mesmo em 2010 e só envolveu varejistas online.

Na época, um site chamado Busca Descontos, especializado em cupons de descontos, tipo aqueles americanos, abriu as portas para a primeira grande promoção no Brasil.

Com o passar dos anos, o supermercado Extra adotou a Black Friday dentro da sua rede, espalhada em todos os cantos do país, e ajudou a potencializar as oportunidades para pequenos, médios e grandes lojistas, dentro ou fora da internet.

Cartão de Crédito

Extra Itaucard

  • Internacional
  • Parcele em até 24x
Saiba como solicitar

Atualmente, aqui no Brasil, as lojas começam oferecendo grandes oportunidades com semanas de antecedência a data.

No resto do Mundo

Países como o Canadá e México, por exemplo, “ficaram com inveja” e resolveram criar datas simbólicas para não perderem consumidores locais.

Vale destacar que ambos países são vizinhos do maior potencial do mundo e as fronteiras ficam congestionadas para aproveitar as oportunidades existentes nos estados que fazem fronteira ao norte e sul, respectivamente.

Há relatos também de povos da Ásia e Oceania, que pegam aviões em direção ao estado do Havaí (ilha do Pacífico) ou então na Califórnia (Costa Oeste) para aproveitar as ofertas e promoções dos americanos.

Os europeus também costumam se aventurar na Costa Leste, precisamente em Nova York e Massachusetts para aproveitar a Black Friday.

Quando é a Black Friday 2021?

A data está marcada para ser na última sexta-feira do mês de novembro e em 2021 a nossa Black Friday será realizada no dia 26.

Conforme destacamos, é uma “data tradição” absorvida por muitos países, inclusive o nosso, em que a disparidade do dólar dificulta que brasileiros partam ao continente mais ao norte para aproveitar novidades e grandes experiências.

No Brasil, algumas lojas, sites e até mesmo bancos já começaram a divulgar um pouco da sua agenda sobre como funcionará a Black Friday.

Alguns lojistas estão utilizando das redes sociais para propagar a data, que só começará ao final do mês.

Vale a pena comprar na Black Friday?

Sem dúvidas! É um dia em que o consumidor precisará avaliar se comprará agora a tão sonhada televisão ou deixará para o próximo ano, por exemplo.

Por ser um dia atípico, as lojas farão de tudo para ganhar o público e é aí que o consumidor precisará ter o cuidado em não aceitar a primeira oferta. Existem sim grandes oportunidades, mas pesquise!

Alguns sites oferecem condições nunca antes vistas, mas é preciso consultar o concorrente ao lado para ver se os preços estão sendo praticados de maneira justa.

Caso contrário, existem as regras estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que garantem que os compradores não sejam lesados em determinadas compras.

Quais os melhores produtos para comprar na Black Friday?

Desde 2010 a data que veio para conquistar os brasileiros tem se mostrado segura, mas com cautela, em produtos que estão ganhando a mídia e os consumidores.

Alguns fazem parte da lista de desejos para quem economizou durante o ano e agora querem ter como recompensa o esforço de muito trabalho, economia e bem-estar em adquirir os artigos mais cobiçados do mercado.

Então, confira abaixo os principais produtos que o público confia e deseja na Black Friday!

Celulares

Os smartphones chegaram para ficar e todos os anos é o aparelho mais buscado entre uma gama de itens na Black Friday.

É a oportunidade ideal para que jovens e adultos comprem produtos Apple, Samsung, Xiaomi, OnePlus e Motorola, que são as marcas mais buscadas no Brasil.

No mais, é pesquisar a reputação das lojas em sites como o Reclame Aqui, que podem ser um grande aliado também nessas horas.

Eletrodomésticos

Os produtos eletrônicos e eletrodomésticos também continuam na moda e são os preferidos pelas famílias durante a Black Friday.

Televisores com streamings de assinatura estão entre os mais buscados, assim como a velha – moderna, e querida geladeira.

E não podemos nos esquecer dos fones de ouvido de última geração, que fazem par aos notebooks preteridos por jovens gamers brasileiros.

Outros produtos

Outros produtos ou serviços em geral também são buscados nas ofertas da Black Friday, como passagens aéreas, videogames, pacotes de viagens, roupas e calçados.

Alguns clubes de futebol no país utilizam da data para vender vestimentas, o que faz o torcedor, enfim, adquirir a roupa da temporada do seu time de coração e alguns desses clubes utilizam o nome “Friday” somados à cor da sua instituição.

A regra é sempre pesquisar, comparar e avaliar condições necessárias que farão sentido na hora de pagar pelos produtos dos lojistas.

Como economizar na Black Friday?

De acordo com especialistas financeiros, se o cliente não souber pesquisar lojas com preços mais vantajosos correrá sérios riscos de cair em golpes e não estar pagando o valor devido conforme deseja.

Por isso, saiba que é preciso fazer uma vasta pesquisa sobre como comprar e quanto pagar, caso contrário, a economia da Black Friday 2021 pode se tornar um pesadelo em seu orçamento.

Alguns sites como o Reclame Aqui, Buscapé, Zoom, Pelando, Cuponeria, Méliuz, Americanas, Magalu e Submarino podem oferecer benefícios aos seus usuários, que vão desde cupons de descontos até parcelamentos diferenciados.

Já os aplicativos Guiabolso, Organizze e Mobills são excelentes nas funções de controle financeiro. Pesquise, estude e faça contas!

Benefícios além dos descontos

Para a nossa alegria, os benefícios da Black Friday 2021 vão além dos já conhecidos preços baixos e descontos em compras.

Cada um desses poderá motivar o consumidor a fechar uma compra, o que vai depender da forma como os lojistas vão influenciar no processo de entrada da loja/site até a conclusão da compra.

Abaixo vamos listar algumas dessas “ofertas” que podem ser preponderantes para se ganhar dinheiro ou sair satisfeito de um eventual negócio. Confira!

Frete grátis

  • Número satisfatório de compras dentro da mesma loja
  • Valor estabelecido de produtos que contenham o frete gratuito
  • Qualquer item da loja com frete grátis embutido no final
  • Entrou, comprou, pagou com o cartão x ganhou o frete
  • Produto x da empresa y em parceria com a loja leva frete grátis
  • Outros

Maior parcelamento sem juros

  • Compra no cartão de crédito com parcelas suaves
  • Compras via crediário com parcelas suaves
  • Compra com um valor estabelecido pelo lojista ficam livre de juros
  • Entrada num valor x e o restante dividido em parcelas suaves
  • Outros

Cashback

  • Parceria de bancos, bandeiras com lojas e sites
  • Carteira digital do banco x em parceria com a loja y
  • Pagamentos como entrada de um produto
  • Outros

Ganhar pontos e milhas

  • Comprou no cartão ou na bandeira de cartão x ganhou pontos e milhas
  • Comprou até um valor x ganhou pontos e milhas
  • Clientes de um cartão ou bandeira x em parceria com a loja
  • Outros

Black Fraude: cuidados para não cair em golpes

No Brasil o termo ficou bastante conhecido pelos consumidores brasileiros, que relataram golpes em lojas pequenas até grandes conglomerados que utilizaram de falsas promoções e preços fajutos.

Ocorreram inclusive dos clientes estarem dentro de certas lojas e sites e o proprietário utilizar de “ofertas” passadas para fomentar que aquele valor praticado era sim em menção à Black Friday.

Mas, o que o consumidor brasileiro precisa se atentar é onde e como pagar por tais produtos.

Se deseja comprar uma geladeira, por exemplo, a dica é acompanhar durante o ano a variação de preços nas principais lojas/sites existentes no país, para não cair em golpes dos mesmos preços praticados por esses lojistas.

Confira abaixo algumas dessas situações vistas pelos compradores!

Principais golpes

Conforme destacamos acima, o golpe utilizado por alguns lojistas é o do “preço em promoção”, que é o mesmo praticado durante o ano.

Não existe variação no valor e utilizam da má-fé para afirmar que estão praticando descontos nas compras.

A regra é conhecer mais sobre o produto, loja/site que está comprando para não cair em pegadinhas desagradáveis durante a Black Friday 2021.

Metade do dobro do preço

Outro golpe utilizado por alguns lojistas é o dito “metade do dobro”, onde o Procon alerta que os consumidores evitem comprar por impulso e não caiam em promoções enganosas.

Normalmente, os lojistas semanas antes sobem o preço de um determinado produto e na semana da black, abaixam o preço, ou seja, mais do mesmo, só para o consumidor ter a falsa sensação de que está pagando mais barato.

Infelizmente, algumas lojas utilizam de tal prática para dizer que o produto está em promoção, o que não é verdade.

Por isso, para evitar perder seu precioso dinheiro durante as ofertas da Black Friday, pesquise e exija o seu direito. Na dúvida não compre!

Como comprar com segurança?

O mais comum é o consumidor ficar com o sentimento de desejos aflorados neste período. Até porque esperou quase um ano para ter aquele produto dos sonhos, como, por exemplo, celulares, TVs, geladeiras e outros que representam os anseios particulares.

Mas, a dica é comprar sempre em lojas bem recomendadas, sites confiáveis, de preferência com renome nacional ou internacional.

Contudo, atenção, pois isso também não quer dizer que não haverá erros. Mas, no geral, a credibilidade dessas lojas em resolver situações indesejadas é maior, quando comparado com marcas desconhecidas.

Quais são meus direitos de compra na Black Friday 2021?

O guia de bolso dos lojistas e consumidores não tem segredo: Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Descobriu ou percebeu que algo deu errado na compra, é só solicitar o exemplar dentro da loja que você está.

É dever dos lojistas terem o manual do CDC para consulta, além de informar corretamente aos compradores os direitos e deveres no ato de compra de algum item.

Inclusive, o próprio CDC informa que o cliente, em caso de compras online ou por telefone, tem o direito do arrependimento em até 7 dias, por exemplo.

Alguns dos direitos descritos são:

  • Proteção da vida e saúde
  • Informação adequada
  • Contra publicidade enganosa
  • Proteção contratual
  • Direito a indenização
  • Qualidade do produto e serviços prestados

Código do Consumidor

O CDC é uma garantia que também é descrita na Constituição de 1988, no artigo 5ª, que descreve o Estado na promoção em forma de lei à defesa do consumidor.

Com a criação do manual, é descrito os direitos e deveres dos lojistas, consumidores, produtos e serviços sobre questões que envolvam a vulnerabilidade no ato de comprar por dentro do país.

Por isso, se você entrou numa loja e tem dúvidas, exija o exemplar e também tenha o seu em casa, para eventuais compras em sites.

Procon

O Procon é um departamento dentro das esferas jurídicas Municipais e Estaduais, que visa orientar, educar, proteger e defender os consumidores no Brasil contra práticas abusivas em certos estabelecimentos comerciais que oferecem produtos ou serviços.

Nele existem processos administrativos para punir más práticas de alguns fornecedores e é onde a maioria das questões entre consumidores e lojistas são resolvidas.

Conclusão

Prontinho, agora você já está atualizado sobre a Black Friday 2021 e esperamos que com este guia você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Ao contrário do que muitos dizem por aí, saiba que sim, dá para aproveitar muito as promoções da black, com menores preços e condições especiais de pagamento.

Então, para que a sua Black Friday este ano seja uma experiência positiva, pesquise, compare e fique atento aos seus direitos!