Aprender a economizar é essencial para que você chegue no final do mês com a conta corrente verde e sem qualquer tipo de sufoco.
Afinal, nada é mais frustrante e desesperador do que perceber que você não foi capaz de cuidar bem do seu dinheiro, não é mesmo?
No entanto, apesar de saber disso, guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, não é à toa que o endividamento no Brasil é muito alto e, normalmente, ele tem relação direta com a falta de organização financeira.
Sendo assim, como uma saída para lhe ajudar nessa tarefa, abaixo estão algumas dicas importantes para você aprender a economizar.
Saiba com o que você gasta seu salário
É normal gastar com uma coisinha aqui, outra ali e outra acolá. Com isso, é natural também que você perca totalmente a noção de o quanto as pequenas despesas causam um verdadeiro estrago nas suas finanças.
Por essa razão, para ser capaz de economizar e poupar, a primeira dica é saber com o que você gasta seu salário.
Para isso, a recomendação é registrar as suas despesas, o que pode ser feito em uma planilha de Excel, no caderno e até mesmo aplicativos de celular.
A partir desse hábito, você vai ser capaz de verificar com exatidão para onde o seu dinheiro está indo, o que vai permitir que você corte alguns gastos e isso vai fazer com que você economize.
Trace estratégias e metas para seus gastos
Após a recomendação anterior, é o momento de criar metas para os seus gastos.
Todos têm aquelas despesas que são fixas, das quais não se tem como fugir. Então, elas precisam ser vistas como prioridades.
Isso porque, ao atrasar um pagamento, não importa qual seja, o seu sonho de economizar vai por água baixo, uma vez que terá que pagar os juros que incidirem sobre aquele determinado débito.
Com as contas obrigatórias quitadas, crie metas também sobre os demais gastos. Por exemplo, estabeleça um valor X a ser gasto em transporte ou alimentação fora de casa.
Sem sombra de dúvidas ao ter metas claras referentes aos seus gastos isso vai lhe ajudar a manter a sua vida financeira totalmente controlada, permitindo assim que você aprenda a economizar.
Seja um consumidor consciente
Você já notou que muitas vezes vai ao supermercado e compra mais do que realmente precisa?
Isso ocorre por um motivo simples: os estabelecimentos incentivam o cliente a gastar dinheiro.
Por esse motivo, é preciso que você trabalhe a sua mente para ir contrário a esse tipo de estratégia, o que é possível adotando algumas recomendações bem simples no seu dia a dia.
Por exemplo, ao ir ao supermercado leve consigo uma lista de compras e mantenham-se totalmente fiel a ela.
Além disso, antes de finalizar uma compra de qualquer tipo, pare e responda algumas perguntas:
- É necessário?
- Fará alguma diferença na sua vida?
- O que eu vou gastar com isso realmente vale a pena?
É válido também ponderar o que você poderia fazer com o dinheiro gasto antes de tomar a decisão pela compra.
Use o cartão de crédito com inteligência
Por serem práticos, atualmente é bastante comum se fazer uso do cartão de crédito. Afinal, algumas compras são realmente vantajosas se feitas através do cartão.
No entanto, por não se ter dinheiro em mãos e não ser possível ver as cédulas desaparecerem na carteira, perder a noção dos gastos com o cartão é muito fácil.
Portanto, é essencial ter inteligente no uso desse tipo de recurso, exatamente para evitar o endividamento.
Então, segundo os especialistas, o cartão de crédito só deve ser utilizado em situações realmente necessárias e para aquelas compras que exijam uma quantia maior de dinheiro.
Comprometa-se em poupar todos meses
Para aprender a economizar você deve se comprometer em guardar uma quantia todos os meses e não apenas o que “sobra” do seu salário. Afinal de contas, é muito difícil sobrar dinheiro e você deve saber disso.
Portanto, vá economizando uma porcentagem todos os meses, guardando esse dinheiro em uma poupança, por exemplo.
Assim sendo, com o passar do tempo, vendo a quantidade de dinheiro que você foi capaz de poupar, isso irá motivá-lo a continuar nessa jornada.
Ora, esse valor poderá ser usado no futuro para a realização de um sonho seu, como a compra de uma casa nova, por exemplo.
Comece a investir
Aprender a economizar significa também começar a investir, uma vez que assim você faz com que o seu dinheiro realmente cresça.
Então, é válido buscar conhecer as opções de aplicações existentes hoje no mercado, já que boa parte delas rendem bem mais do que a poupança.
É claro que o investimento deve ser feito segundo o seu objetivo e as metas que você estabeleceu.
Dessa forma, caso queira fazer a compra de uma casa nova, por exemplo, a aplicação deve ser a longo prazo. Se o objetivo é ter o dinheiro para imprevistos, aplicações de curto prazo são as indicadas.
Conclusão
Agora é com você: coloque em prática todas essas dicas e aprenda a economizar hoje mesmo.