A nova rodada do auxílio emergencial irá ajudar mais de 45 milhões de brasileiros a ter alguma renda durante a crise. Entretanto, o calendário de pagamento divulgado pelo governo nesta quarta-feira (31) mostra que a diferença de tempo entre o pagamento da 1° e 2° parcela pode chegar até 47 dias, o que dificultará a vida de muitas pessoas…
Essa notícia pegou muitos brasileiros de surpresa, afinal, as contas chegam mensalmente, isto é, a cada 30 dias e precisamos ter dinheiro para quitá-las, não é mesmo? Mas, além disso, para o pagamento da 3° e 4° parcela a diferença também será maior que um mês, ficando em torno de 35 dias.
Por isso, se você foi contemplado para receber o auxílio emergencial 2021 é importante ficar atento ao cronograma de pagamento, justamente para tentar se organizar ao máximo e pagar as contas com prioridade, pois, infelizmente, o calendário não está favorável! Então, confira mais sobre o assunto a seguir!
Calendário de pagamento do auxílio emergencial 2021
Segundo o governo, os depósitos do novo auxílio emergencial começarão a ser feitos na terça-feira (6 de abril), através das contas digitais no Caixa Tem. O benefício receberá quatro parcelas, de média de R$250,00.
O calendário de pagamento irá variar conforme o mês de nascimento do beneficiário para o público em geral e seguindo o último dígito do NIS para os beneficiários do Bolsa Família.
Confira as datas corretas abaixo!
Assim, conforme as datas divulgadas, quem nasceu em Janeiro receberá a primeira parcela dia 6 de Abril, mas a segunda somente no dia 16 de Maio, ou seja, um intervalo de 40 dias.
Já quem nasceu nos meses de Março e Junho, a diferença entre o pagamento da 1° e 2° será de 42 dias.
Os aniversariantes dos meses Abril, Maio e Julho, esperarão 43 dias para receberem a segunda parcela do novo auxílio emergencial.
Quem nasceu em Agosto, Setembro, Outubro e Novembro, o intervalo de pagamento será de 45 dias entre as duas primeiras parcelas.
E, por fim, os nascidos em Dezembro só irão receber a segunda parcela após 47 dias do depósito da primeira.
Como pode ser feita a retirada do valor do benefício?
Embora o calendário da nova rodada do auxílio emergencial não esteja favorecendo tanto os brasileiros, a boa notícia é que quase nada muda com relação a forma de pagamento.
- Dicas de como ter uma renda extra com o fim do auxílio emergencial
- Auxílio emergencial carioca: veja se você tem direito!
A partir da data do depósito, o valor poderá ser utilizado para o pagamento de contas e boletos pelo próprio aplicativo Caixa Tem ou para compras através do cartão de débito virtual ou QR Code.
Já com relação ao saque do benefício, serão outras datas, normalmente, um mês após o depósito.
A novidade agora é que você pode transferir o valor para outra conta bancária por PIX, que é uma transferência de dinheiro instantânea e gratuita.
- PIX: o sistema financeiro que virou o queridinho dos brasileiros
- PIX: valor das transações pode aumentar e beneficiar os usuários
Entretanto, segundo dados da Caixa Econômica Federal, cerca de 75% das movimentações da poupança digital são feitas de maneira digital mesmo, ou seja, poucas pessoas esperam pelo dia do saque para utilizar o benefício.
Além disso, a ideia é não ir até uma agência da Caixa ou lotérica credenciada para retirar o dinheiro, justamente para evitar filas e aglomerações.
Portanto, agora que você já conhece o calendário de pagamento do auxílio emergencial 2021 é só esperar a sua data!