Nos últimos anos, estamos passando por grandes mudanças na forma como lidamos com nosso dinheiro e um bom exemplo disso é a proliferação dos bancos digitais. Só de pensar neles, parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? Oferecem contas bancárias gratuitas (sem as famosas e desagradáveis taxas de manutenção e tarifas nas transações) e estão acessíveis a todo lugar e momento.
Dessa forma, quem adere aos bancos digitais no Brasil desfrutam de uma praticidade muito maior que como cliente de um banco convencional, ou seja, você consegue controlar tudo relacionado ao seu dinheiro pelo celular através de aplicativos, não tem gerente ligando e oferecendo produtos e serviços indesejados e o melhor de tudo: o valor é muito mais em conta.
Por essas e outras razões que os brasileiros cada dia mais repensam sobre onde irão deixar seu dinheiro, visto que as vantagens desse tipo de banco são muito promissoras, especialmente quando comparamos em questão financeira, como as taxas de manutenção, tarifas para fazer TED e etc.
Mas, a pergunta que não quer calar com relação a esses dois tipos de bancos é: será que vale a pena largar de sua minha conta bancária normal e ficar apenas com uma conta digital? Foi pensando justamente em responder essa questão que preparamos este post exclusivo! Vamos conferir?!
Bancos digitais – Vantagens e desvantagens
Com as contas digitais dá para fazer praticamente tudo: pagar boleto, fazer TED, sacar dinheiro, receber seu salário e até investir é possível. Outra coisa boa é que a maioria oferece cartão de crédito sem anuidade, o que acaba ajudando e muito o seu bolso, concorda?
Na prática, se você analisar apenas esses itens, parece tranquilo largar de vez um banco tradicional e migrar 100% para o digital…
Contudo, é muito importante pensar com calma sobre essa questão, para não decidir de maneira precipitada e acabar tendo prejuízos ou dores de cabeça depois.
Por ser digital, o atendimento costuma ser reduzido e totalmente online. Assim, se você tiver problemas que precisam ser resolvidos de maneira rápida e ágil, pode ser que você tenha que ficar pendurado no telefone até conseguir falar com alguém.
Pensando nisso, é essencial ficar de olho, pois alguns bancos digitais não têm atendimento 24 horas, 7 dias na semana.
Se você optar por ter conta apenas em um banco digital, escolha um que lhe ofereça todo o suporte necessário, especialmente com relação ao atendimento.
Outra coisa um pouco chata é que muitos desses bancos digitais é que alguns só liberam o saque de dinheiro em caixas 24 horas.
Nas capitais e grandes cidades isso não é um grande problema, pois você encontra uma quantidade grande desses caixas.
Entretanto, em cidades menores e do interior isso já pode ser uma tarefa mais difícil de ser realizada.
Por isso, pesquise se na sua cidade ou para onde você está pensando em viajar tem esse tipo de caixa eletrônico para não ficar na mão quando precisar de grana.
Além disso, confira se existem tarifas para o saque na rede 24h, pois em alguns casos o valor cobrado pode chegar a R$10,00 por sa que.
Bancos digitais são seguros?
Uma das maiores preocupações de quem busca por bancos digitais gratuitos é com relação a segurança que esse pode oferecer.
Por mais que alguns bancos modernos tenham ótima reputação no mercado, como o Nubank, por exemplo, outros podem se tornar verdadeiros pesadelos…
Já aconteceu de alguns bancos fecharem contas do nada, sem aviso prévio ao cliente e tampouco um motivo.
Outro problema comum que já aconteceu foi no vazamento de dados e até mesmo dinheiro sumindo de contas.
Obviamente que essa não é a realidade da maioria dos bancos digitais no Brasil, mas fique ciente que isso pode ocorrer.
A solução para evitar cair nessas armadilhas é ficar atento as notícias e procurar o histórico do banco no qual você quer abrir uma conta digital, para ver se ele realmente é confiável.
Melhor opção para a sua vida financeira
Mesmo com todos os benefícios que um banco digital pode nos oferecer hoje em dia, é preciso ter cuidado ao fechar sua conta em banco tradicional e ficar só com a digital.
Além disso, pense na logística e não só na economia, pois se tiver algum problema, corre o risco de ficar na mão por alguns dias.
A ideia é manter uma conta em um banco tradicional como uma reserva, utilizando apenas os serviços essenciais.
Nos serviços essenciais dos bancos, você não paga nada para manter sua conta e ainda tem alguns serviços já inclusos e de graça.
Ao mesmo tempo, desfrute do mundo das contas digitais, como no caso dos bancos digitais com cartão de crédito, que, normalmente, não cobram anuidade.
Conclusão
Portanto, agora você já viu que por mais vantagens que os bancos digitais possam nos oferecer, é preciso pesar os prós e contas na balança, certo?
Por mais que a tendência seja cada vez mais estarmos online e dependermos menos de agências, ainda assim essas são bem úteis em algumas situações.
Assim, mantenha a sua conta digital como meio principal de administrar seu dinheiro, mas tenha uma conta tradicional como reserva.
Afinal, mal não faz você ter uma precaução e manter esses dois tipos de conta, concorda?!