Existem alguns detalhes que você deve considerar na hora de pedir um empréstimo, para que ele seja uma solução e não um problema maior no futuro.
Afinal de contas, tomar dinheiro emprestado é sempre uma situação complicada que pode fazer com que você se endivide ainda mais, especialmente quando não se tem cuidado.
Por esse motivo, antes de recorrer a esse tipo de crédito no mercado, veja o que considerar na hora de pedir um empréstimo.
Tenha um objetivo estabelecido
A primeira recomendação para você que deseja pedir solicitar um empréstimo é ter um objetivo claro para o uso do dinheiro.
Dessa maneira, você evita pedir dinheiro sem que seja realmente necessário.
Além desse ponto, outro detalhe importante é refletir se aquele gasto é realmente necessário.
Isso porque, muitas vezes, por falta de conhecimento ou até mesmo desejo em realizar uma compra, as pessoas solicitam empréstimo para algo que nem é tão relevante.
Logo, pelo bem das suas finanças, é essencial compreender que um empréstimo só é uma boa alternativa para situações inesperadas, quando não existe mais solução.
Realize os cálculos necessários
Agora que você tem um objetivo claro, o passo seguinte é fazer os cálculos necessários para ficar ciente da sua capacidade de pagamento.
Para isso, faça uma análise completa da sua vida financeira, colocando no papel os seguintes pontos:
- Receitas
- Despesas
- Débitos em aberto
Desse modo, você vai saber se a parcela do empréstimo cabe dentro da sua capacidade financeira.
No caso de as despesas serem maiores do que as receitas, é o momento de fazer reajustes para quitar as dívidas e, posteriormente, ser capaz de guardar dinheiro.
No mais, ao fazer esse cálculo deixe uma “folga”, pois imprevistos podem ocorrer e você precisa se preparar para situações de emergências.
Estabeleça o valor que vai pegar
O que você deve considerar na hora de pedir um empréstimo? O valor a ser solicitado!
Mesmo que você tenha um bom limite à disposição, não é recomendado pegar mais do que você realmente necessita, exatamente para evitar pagar juros desnecessários.
Além disso, ao estabelecer o valor que vai pegar, não considere apenas o dinheiro, mas também as tarifas que incidem sobre ela, além dos juros, óbvio.
Pesquise as opções
Após seguir todos os passos anteriores, você deve pesquisar as opções disponíveis, buscando uma instituição financeira que seja confiável e que tenha juros menores e compatíveis com o mercado.
Inclusive, dentro desse ponto é válido conversar com o gerente do seu banco para ver o que ele pode ofertar, porém pesquise também outros bancos.
O bom é que hoje você tem diversas ferramentas que ajudam a encontrar boas opções de empréstimo, com taxas mais em conta.
Aliás, se você tiver um bom score de crédito, por exemplo, é possível encontrar opções ainda mais vantajosas.
Compare o Custo Efetivo Total
Outro detalhe que você deve considerar na hora de pedir um empréstimo é verificar os valores e prazos de pagamento, comparando, especialmente, o Custo Efetivo Total.
Afinal de contas, ele inclui os encargos cobrados pelo banco, tais como taxas, seguros, impostos, abertura de cadastro, etc.
Portanto, esses valores podem pesar na parcela do seu crédito, o que acaba não sendo tão vantajoso.
Sendo assim, leve tudo isso em consideração, realizando a comparação desse Custo Efetivo Total, para fechar a um negócio que seja proveitoso para você.
Faça a leitura do contrato
Antes de assinar o empréstimo você deve fazer a leitura do contrato, pois assim você evita possíveis surpresas.
Ora, existem determinadas informações que não são comunicadas verbalmente no momento da solicitação do dinheiro, mas que são importantes.
Assim, fazendo a leitura, você fica consciente de detalhes que fazem grande diferença, como cancelamentos e reajustes, por exemplo.
Planeje o pagamento
Depois que você seguiu todas as etapas anteriores, é chegado o momento de planejar o pagamento das parcelas.
Para isso, você deve ajustar seu orçamento para conseguir honrar com o compromisso que você firmou com tranquilidade.
Então, você deve analisar as suas despesas e cortar todos os gastos que sejam possíveis, começando por aqueles não essenciais, como:
- Viagens
- Compras
- Lazer
Além disso, é muito comum que existam assinaturas de serviços e despesas que são pequenas, mas que fazem diferença para o seu bolso e podem ser canceladas.
Por essa razão, reduza os gastos e comece a praticar o controle financeiro no seu dia a dia.
Dessa forma, você consegue garantir que terá a quantia suficiente, todos os meses, para pagar o valor que pegou emprestado.
Agora você já conhece todos os pontos que deve considerar na hora de pedir um empréstimo.
No mais, após quitar o que você está devendo, desenvolva o hábito de guardar dinheiro, criando uma reserva financeira.
Desse modo, caso haja imprevistos no futuro você não precisará mais pedir empréstimo para o banco.
E aí, o gostou do texto? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também vejam.