Muitas pessoas buscam formas de aumentar as chances de conseguir um empréstimo.
No entanto, para ter o seu pedido de crédito aprovado é preciso tomar adotar uma série de dicas e conselhos que servem exatamente para que você construa uma reputação de bom pagador.
Dessa maneira, ao solicitar dinheiro em uma instituição financeira, automaticamente as suas chances de obter aprovação são maiores.
Então, para lhe ajudar nisso, veja algumas recomendações simples e que funcionam sobre como aumentar as chances de conseguir um empréstimo.
Tenha o nome limpo
A primeira dica é básica: para conseguir aprovação do seu pedido de crédito é necessário estar com o nome limpo.
Afinal, se você tem restrições nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, os bancos ficam receosos de liberarem o empréstimo para você.
Ora, as chances do não pagamento são grandes quando o solicitante tem dívidas em seu nome.
Sabendo disso, procure renegociar seus débitos e pague o quanto antes as suas dívidas, se atentando até mesmo para não atrasar as parcelas firmadas.
Nos cartões de crédito, por exemplo, quando existe atrasos por muitos dias, a empresa coloca seu nome no SPC e isso impacta na sua aprovação ao pedir um empréstimo.
Tenha contas no seu nome
Ter contas no seu nome é uma tática bem simples, mas que funciona muito bem para você aumentar as suas chances de conseguir um empréstimo.
Isto porque, se torna possível verificar o seu perfil de pagador junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Inclusive, ter contas no seu nome é uma forma de aumentar seu score, que consiste em uma pontuação de crédito usada como base pelas instituições financeiras.
Assim, quanto maior ela é, maiores são as chances de você ser aprovado ao pedir algum empréstimo.
Logo, se você é maior de 18 anos e já tem a sua própria renda, comece colocando contas simples no seu nome, como a de telefone ou internet, por exemplo.
Mantenha seus dados atualizados no Serasa
As instituições financeiras usam os sites de proteção ao crédito para verificar a situação do solicitante, como uma forma de entender como está a situação financeira dele.
É claro que os bancos conseguem fazer um cruzamento de dados para sobre as suas finanças, mas você mesmo pode facilitar essas informações.
Então, no site do Serasa, por exemplo, você consegue enviar documentos de comprovação de renda, endereço e telefones, tudo de forma gratuita.
Dessa forma, mantendo seus dados atualizados, fica mais fácil aumentar as chances de conseguir um empréstimo.
Afinal de contas, você está sendo transparente, logo o banco não terá motivo para desconfiar da sua capacidade de pagamento.
Não tenha muitos cartões de crédito
É preciso ter cuidado com o excesso de cartão de crédito caso você queira aumentar as chances de conseguir um empréstimo.
Isso porque, quem solicita muitos cartões tende a perder pontos no score, o que dificulta a aprovação de crédito por parte das instituições financeiras.
A razão para isso envolve questões de segurança, caso suas informações tenham sido roubadas e usadas por pessoas mal-intencionadas que estão fazendo essas solicitações.
Dessa maneira, com o score baixo, as instituições negam o pedido e as fraudes são evitadas.
Além disso, não é interessante pedir aumento de limite de um cartão que você já tem, uma vez que o recomendado é que você deixe o próprio banco fazer isso.
No entanto, caso você tenha solicitado um novo cartão ou aumento de limite, antes de fazer o próximo pedido, aguarde pelo menos 6 meses para tentar novamente.
Mantenha um bom relacionamento com o banco
Procure manter um bom relacionamento com o banco na qual você trabalha para aumentar as chances de conseguir um empréstimo.
Afinal de contas, se você tem uma boa relação, a sua pontuação junto a instituição financeira é alta, uma vez que a empresa já sabe que você é um bom pagador.
Sendo assim, é interessante que você invista em cartão de crédito, conta corrente e até mesmo produtos de um mesmo banco.
Então, mantenha essa relação confiável e garanta que tudo seja sempre pago em dias.
Como os bancos possuem as suas próprias pontuações de crédito e se você busca o mesmo quando precisa, é natural que seus pontos sejam altos.
Inclusive, quando você tem uma relação boa com o banco, ele nem faz a consulta ao SPC ou SERASA, apenas libera o crédito sem muita burocracia.
Realize o um Cadastro Positivo
Se você é autônomo deve saber o quão difícil é conseguir um empréstimo, já que nem sempre é possível comprovar a renda.
Diante desses casos, a dica é realizar um Cadastro Positivo no site do Serasa, já que através dele os seus bons hábitos de pagamento contam como pontos positivos para você.
Logo, é natural que ao solicitar um empréstimo as suas chances de obter a aprovação sejam maiores.
Seguindo essas dicas, você vai conseguir aumentar as chances de conseguir um empréstimo, logo comece a colocá-las em prática.
E aí, o gostou do texto? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também vejam.