Casa ou apartamento: Qual escolher?

Escolher casa ou apartamento? Nós vamos lhe ajudar a acabar com a dúvida que sempre bate em quem procura um novo lar!

casa ou apartamento

A dúvida entre casa ou apartamento para morar é bastante recorrente entre as pessoas.

No entanto, para definir qual é o melhor, é preciso levar em consideração vários fatores que vão desde o tamanho até a criação de animais de estimação, por exemplo.

Afinal de contas, existem vantagens e desvantagens em tudo, logo é preciso saber quais são os itens importantes para você e para o seu estilo de vida.

Com isso em mente, veja alguns aspectos importantes que vão lhe ajudar a decidir entre casa ou apartamento.

Considere a fase da vida e o poder aquisitivo na escolha casa ou apartamento

Escolher entre viver em um apartamento ou casa tem bastante ligação com o momento da vida em que você se encontra e até mesmo a duração dessa fase.

Pessoas solteiras que trabalham fora normalmente se sentem mais confortáveis morando em apartamentos pequenos, uma vez que manter o local é fácil e ainda existe a segurança. Recém-casados também, uma vez que eles se preocupam mais com a praticidade em vez de quintas grandes e garagem para carros.

No entanto, para famílias maiores espaços amplos tendem a ser mais interessantes, inclusive para brincar com as crianças. Além disso, como muitas pessoas ficam em casa, em horários diferentes, a segurança fica menos frágil.

Apesar disso, é preciso pensar também no poder aquisitivo. Novamente recém-casados e pessoas jovens podem buscar por apartamento enquanto guardam dinheiro para a compra de um imóvel maior.

Ora, existem apartamentos pequenos, com espaços compactos, mas também há casas mínimas. Assim como também existem apartamentos mais amplos, com áreas comuns que podem ser tão atrativos quanto uma casa.

Pense nos desejos e necessidades ligadas ao espaço

A questão do tamanho do lote, da área externa e dos cômodos é elemento essencial na hora de escolher entre casa ou apartamento.

Caso a preferência seja por um ambiente mais amplo, com banheiros maiores, área externa com jardim, por exemplo, pode ser que a casa atenda melhor.

Afinal, apartamentos, de acordo com o projeto ou região, estão ficando cada vez menores, com quartos, banheiros e cozinha bem pequenos e funcionais.

É claro que existem exceções, especialmente de apartamentos térreos ou de cobertura, que podem ofertar um pouco mais, porém grande parte dos apartamentos não contam com uma área externa.

Além disso, é interessante pensar também nos aspectos espaços razoáveis e acessibilidade. Idosos e qualquer outra pessoa com problema de mobilidade pode contar com bastante dificuldade em utilizar um banheiro pequeno.

Análise a necessidade de uma área externa

Se você realmente deseja uma área externa, as casas possuem maiores chances de lhe agradar.

Isso porque, quintais com gramado, plantas e espaço para churrasco e festas são encontrados melhor nesse tipo de imóvel.

Os apartamentos, em grande parte das vezes, excluem esse tipo de possibilidade.

Assim, a saída é levar as festas para a sala ou a cozinha, especialmente se elas forem integradas. 

Sem contar que em apartamentos áreas gourmet comuns podem resolver essa questão, basta que você se atente a agenda e os horários em que o espaço está liberado.

Considere os modos de sociabilidade entre casa ou apartamento

Prédios de vários apartamentos com área comum ampla – piscina, quadra, espaço gourmet, etc – são opções interessantes para aqueles que desejam viver em comunidade e até mesmo favorecer as amizades dos filhos.

Playgrounds são espaços interessantes e saudáveis, além de seguros para as crianças. Claro que desde que todos estejam dispostos a obedecerem às regras. Som alto, barulhos, as festas devem ser um pouco melhor administradas em prédios onde as pessoas vivem lado a lado ou uma sobre as outras.

Por sua vez, as casas oferecem mais condições de privacidade, com as regras que os donos estabelecem sozinhos e os vizinhos ficam um pouco mais distantes.

Entretanto, nos dias atuais, pode ser que as crianças fiquem realmente mais isoladas – já que não se é mais possível brincar na rua em cidades grandes – do que se estivessem em um prédio de apartamento.

Observe a segurança do local

Outro ponto que você deve levar em consideração para escolher entre casa ou apartamento é a segurança.

Ao que se parece, as casas são mais vulneráveis, sendo necessário investir em grades, câmeras e demais itens.

Sem contar que tudo pode ficar ainda mais complicado quando a casa tem poucos moradores: a vizinhança presta menos atenção, há uma menor movimentação, etc.

Em contrapartida, em prédios de apartamentos, a grande movimentação acaba favorecendo a segurança, além de que em muitos condomínios existem portaria, por exemplo.

Gastos e a forma de manutenção de casa ou apartamento

É muito conhecer as necessidades de manutenção e os custos em um apartamento ou casa.

Enquanto os prédios contam com o síndico, que geralmente resolve grande parte dos problemas detectados, nas casas o dono é quem precisa estar atento a tudo.

Assim, a diferença está apenas em quem tomará a iniciativa e terá a obrigação de cuidar de tudo, de forma ágil.

Considere animais de estimação

Por fim, é preciso levar em consideração também os animais de estimação para escolher entre casa ou apartamento.

Quem gosta muito de bichinhos tende a preferir casa, uma vez que certos condomínios proíbem a presença de animais, além disso, o espaço também é reduzido.

Entretanto, se animais de estimação é algo fora de cogitação para você, o apartamento pode ser a melhor alternativa.

Conclusão

Todos esses detalhes precisam ser levados em consideração no momento de decidir entre casa ou apartamento.

Afinal, é uma escolha particular e que deve ser feita com base naquilo que você deseja e prioriza.