Carro ou Uber: Qual é mais barato?

É mais vantajoso para o seu bolso ter um carro próprio ou usar motorista particular através de aplicativos como o Uber? Nós vamos esclarecer isso para você!

carro ou uber

Carro ou Uber: qual é mais barato? Essa é uma pergunta que vem sendo feita recorrentemente por aqueles que se preocupam com as finanças pessoais.

Afinal de contas, os valores altos, dificuldade de acesso aos financiamentos, crise econômica e outras situações cotidianas, fazem com que as pessoas pensem bastante antes de tomar a decisão de compra.

E, tendo uma calculadora em mãos, é possível avaliar e calcular as possibilidades de uso de outros transportes, optando por aquele que é mais econômico.

Obviamente que, entre carro ou Uber, tudo depende do seu perfil e das necessidades. Porém, é fato que a diferença pode ser bastante vantajosa para o seu bolso.

Carro ou Uber: qual é o melhor para o bolso?

Embora cada família apresente um custo diferente quando se fala em transporte, esse ponto precisa entrar no orçamento para que seja possível identificar os gastos que é direcionado a ele.

É claro que essa é uma análise bastante ampla, que pode ser respondida também sobre morar perto do trabalho e gastar mais com o aluguel do imóvel e menos com locomoção.  

Em vários casos, a vantagem é uma maior qualidade de vida e economia para o seu bolso.

O custo para se ter um automóvel não é apenas a compra, mas é preciso levar em consideração valores de manutenção, seguro, impostos, estacionamentos, combustível, multas e outros.

Além disso, ainda existe a depreciação do carro todos os anos, o que significa que você acaba perdendo o valor de compra.

Portanto, é necessário fazer uma análise das perdas financeiras que ter um carro pode acarretar.

No caso do Uber, é preciso avaliar as distâncias percorridas e a facilidade em que o serviço pode ser adquirido. Com a possibilidade de agendar viagem, escolher a qualidade do automóvel e ter um valor mais interessante que grande parte dos táxis, ele vem sendo uma alternativa cada vez mais solicitada.

No entanto, independentemente da qualidade do transporte, é preciso levar em conta a distância, bem como a quantidade de vezes onde o carro ou Uber serão utilizados.

Afinal, se a quilometragem por dia é alta, ter um carro é bem mais vantajoso que usar o Uber, pois esse último cobra pelo percurso. 

Contudo, em pequenas distâncias e trajetos eventuais, é sabido que o Uber é bem mais vantajoso.

Fazendo as simulações comparativas das duas opções de transportes, você se torna capaz de tomar a decisão que seja mais econômica e eficiente.

Entretanto, não se baseie somente nas finanças pessoais, mas também leve em consideração a questão da necessidade.

Ter um carro é vantajoso?

Para quem precisa fazer uso diário de um carro para trabalhar, sem contar de ter o veículo disponível e acessível, é claro que o custo de manter o automóvel compensa.

Isso porque, com ele você tem a liberdade, flexibilidade e comodidade de transitar, sem depender de terceiros para tal.

Porém, como dito, não só os custos devem ser levados em consideração, há estresse e habilidade na direção que são fatores importantes para fazer a escolha correta.

Caso o carro seja usado apenas para passeios com a família nos fins de semana, por exemplo, ele pode ser substituído facilmente.

Uber e economia que ele pode trazer

Quando a viagem tem uma curta distância e todos os espaços do carro são preenchidos, a locomoção tende a ser mais barata que o próprio transporte público.

Contudo, é necessário se atentar aos preços dinâmicos, que ocorrem quando o volume de passageiros solicitando é maior do que a quantidade de carros e os valores podem ser bem superiores a um táxi.

Apesar disso, de maneira geral, o Uber é uma econômica para o bolso, não é à toa que ele vem ganhando cada vez mais adeptos, sem contar com a comodidade, que são pontos bastante compensadores. 

Faça as contas

Para decidir entre carro ou Uber faça as contas, assim você vai fazer a escolha certa.

Para isso, crie uma planilha e levante alguns dados sobre a rotina com um automóvel próprio:

  • Quantos quilômetros você roda durante o mês?
  • Qual é o preço do seu carro na loja?
  • Quanto o seu automóvel vale hoje?
  • Qual é o ano do carro?
  • Quais despesas anuais que você tem com o automóvel?
  • Quanto você costuma gastar com multas?
  • Quanto custa para estacionar?
  • Quanto custa manter o carro?
  • Qual consumo de combustível do automóvel?
  • Qual preço do litro do combustível?

Em seguida, faça simulações de viagens de Uber e veja quanto fica o gasto total com esse transporte.

Para finalizar, realize a comparação entre ambas entre ambos e veja qual é o mais econômico para o seu bolso.

É bem provável que o Uber seja mais vantajoso, mas não se esqueça de pensar também nas suas necessidades para fazer a escolha correta.

Conclusão

É uma decisão difícil optar por carro ou Uber, por isso você deve fazer uma verdadeira análise, levando em consideração os custos financeiros e as suas necessidades, para que a sua escolha seja a mais adequada possível a sua realidade.

E aí, ficou mais fácil escolher entre ter seu próprio carro ou pedir sempre um Uber?