8 motivos para você começar a economizar dinheiro

Veja aqui quais são as vantagens de economizar dinheiro e assim transformar a sua vida financeira!

motivo para economizar

Economizar dinheiro pode ser uma tarefa muito difícil para algumas pessoas. Em alguns casos, essa dificuldade pode surgir por causa da falta de um bom planejamento financeiro.

Geralmente, a falta de planejamento é decorrente da nossa péssima educação financeira (somos um dos países que menos fala sobre finanças ao redor do mundo, infelizmente).

Mas, o maior problema é com relação as pessoas que pensam que o dinheiro é feito para gastar e, por isso, não fazem nenhum tipo de economia. No entanto, essa filosofia pode levar muitas pessoas para o vermelho.

Se você possui dificuldades para economizar dinheiro, independente do seu caso, então esse artigo vai te ajudar! Separamos algumas razões que vão te motivar a começar a economizar o quanto antes. Confira!

1- Fazer a viagem dos seus sonhos

Se você é do tipo que adora viajar, e tem algum país que você sonha em conhecer? Então você tem um ótimo motivo para economizar dinheiro! Esse tipo de viagem costuma custar caro, e exige muito planejamento financeiro. 

Para isso, sugerimos que você pesquise o preço de passagens, hospedagem, alimentação e de outros gastos que você pode ter. Assim, você consegue ter uma noção de quanto será a viagem e o quanto precisará ser poupado para conseguir realizar seu sonho.

2- Investir na educação dos seus filhos

Pensar na educação dos seus filhos pode servir como uma ótima motivação para você economizar. Afinal, uma boa educação pode custar caro.

Se você deseja fazer isso, o quanto mais cedo você começar a guardar o seu dinheiro melhor será. As mensalidades de uma universidade privada podem custar bem caro e, mesmo que o seu filho seja aprovado no vestibular de uma faculdade pública, ainda haverá os custos com os materiais de para estudo.

3- Complementar a sua formação profissional

Profissionais que estão sempre se atualizando tem diferencial no mercado de trabalho. Isso é um ótimo motivo para economizar e fazer algum curso da sua área profissional.

Muitas vezes, o custo desse tipo de curso pode ser alto. No entanto, não se trata de um gasto supérfluo, mas sim de um investimento, que pode trazer a você um maior conhecimento sobre a sua área e melhores oportunidades de trabalho.

4- Comprar um carro ou imóvel

Comprar um carro novo ou ter uma casa para chamar de sua são sonhos que a maioria dos brasileiros têm. Entretanto, para realizar esse sonho, é preciso de muito planejamento.

Por isso é muito importante você faça um bom planejado das suas finanças, para ter um melhor controle sobre seus gastos e, também, para saber o quanto precisará poupar para adquirir os bens.

5- Ter uma aposentadoria mais tranquila

Em muitos casos, devido às mudanças provocadas pela Reforma da Previdência, só o valor da aposentadoria oferecida pelo INSS não é suficiente para quem quer ter uma aposentadoria tranquila. Por isso, reservar uma parte do seu salário para investir em na previdência privada pode ser uma ótima opção.

Os bancos podem oferecer diversos tipos de planos. Por isso, faça uma boa pesquisa, até encontrar uma opção que caiba no seu bolso e que possa te garantir uma aposentadoria tranquila.

6- Pagar as dívidas para limpar o nome

Se você está endividado e seu CPF está negativado em um órgão de proteção de crédito, economizar um dinheiro para limpar seu nome pode ser uma ótima forma de recuperar o seu poder de compra.

Tente renegociar a sua dívida para conseguir algum desconto. Feito isso, você saberá o quanto precisará poupar para que a dívida seja quitada. 

7- Guardar dinheiro para fazer uma reserva de emergência

Uma reserva de emergência pode proporcionar um verdadeiro alívio ao lidar com imprevistos. Para quem não sabe, a reserva de emergência, também conhecida como fundo de emergência, é um fundo feito para ser usando em situações urgentes e imprevistas, como um problemas de saúde e desemprego. Com um fundo de emergência, você não precisa recorrer a um empréstimo e criar uma dívida para lidar com esse tipo de situação.

Parece um bom motivo para economizar, não é mesmo? Para começar a montar a sua reserva, é ideal que você reserve, no mínimo, 10% de sua renda todo mês para depositar no fundo. Recomendamos que o total da reserva tenha, pelo menos, o valor correspondente a 6 meses de todas as suas despesas essenciais.

8- Fazer investimentos financeiros

Esse não é apenas um motivo para economizar parte do seu dinheiro, mas também para fazer com que o dinheiro economizado tenha rendimentos! Existem diversos tipos de inves

O primeiro passo para começar a investir é conhecer o seu perfil de investidor. Você é do tipo que não gosta de correr riscos e prefere aplicações mais seguras? Então seu perfil é mais conservador. Se você quer correr algum risco, mas não pretende abrir mão da segurança, então seu perfil de investidor é moderado. Agora, se você está disposto a fazer investimentos arriscados, então você é considerado um investidor arrojado.

Existem muitas opções de investimentos disponíveis por aí. Mas antes de fazer um aplicação, sugerimos que você estude bastante sobre a aplicação que você quer investir. Afinal, mesmo os investimentos mais conservadores possuem um risco de perda.