A declaração do Imposto de Renda de 2022 já começou e o prazo vai até o dia 31 de maio para os contribuintes que precisam prestar contas à Receita Federal sobre seus ganhos e despesas. Por isso, se você ainda não fez sua declaração, separamos as melhores dicas de como aumentar a restituição do Imposto de Renda.
Com as dicas que serão apresentadas abaixo você poderá aumentar o valor ganho nas despesas dedutíveis, que é popularmente conhecido como restituição do IR, ou seja, a devolução do dinheiro pago a mais em seu imposto. Vamos conferir?!
5 dicas para aumentar a restituição do Imposto de Renda
O contribuinte que é obrigado a declarar o Imposto de Renda ao fisco pode ter direito a restituição de valores, no qual o valor pode chegar a R$2.275,00.
Então, se você quer saber como aumentar suas chances de ganhar mais dinheiro ao declarar seu imposto, confira as dicas que separamos abaixo!
1 – Atente-se aos gastos com educação e saúde
De modo geral, todos os gastos com educação e saúde declarados no Imposto de Renda podem ser restituídos ao contribuinte.
Por isso, é importante guardar e anexar na sua declaração todas as notas fiscais e recibos provenientes dos serviços contratados nessas duas áreas, como mensalidade da escola dos filhos, mensalidade de cursos de nível superior, consultas médicas, realização de exames, pagamento de plano de saúde, entre outros.
2 – Declare os gastos com seus dependentes
Quem possui dependentes, como filhos, pais e cônjuges também pode ter direito à restituição do Imposto de Renda.
Via regra geral, todos os gastos feitos com eles podem voltar em valor na sua conta nos lotes de restituição, desde sejam anexados os comprovantes certos.
Estamos falando de comprovante de pagamento de pensões, despesas com plano de saúde para os pais, pagamento de clínicas de atendimento para idosos, mensalidade de escola e etc.
3 – Gastos com a previdência também são restituídos
Outra forma de aumentar a restituição do Imposto de Renda é através dos seus gastos com a previdência, seja ela pública ou privada.
Leia mais
Isso significa que você pode receber de volta parte do valor que gastou com o pagamento de carnês do INSS e fundos de previdência complementar de aposentadoria.
4 – Pensão alimentícia dá direito a restituição no imposto
Quem tem filho(os) e paga pensão alimentícia pode sim ter direito a restituição no imposto, visto que essa é uma das despesas dedutíveis.
Inclusive, muitos contribuintes não sabem, mas essa restituição pode ocorrer tanto por quem tem a pensão descontada diretamente da folha de pagamento quanto por quem paga o valor mensal por meio de acordo judicial.
No entanto, se o pai, por exemplo, paga a pensão para o filho por livre e espontânea vontade, sem um acordo na justiça, não poderá pedir a restituição dessa despesa.
Além disso, para não ter problemas com o fisco e acabar caindo na malha fina, saiba que apenas o declarante responsável pela guarda do filho poderá colocá-lo como dependente na declaração do Imposto de Renda.
- Leia mais: Caiu na malha fina? Saiba o que fazer!
Ou seja, um mesmo filho não pode constar como dependente na declaração de mais de um contribuinte, isto é, apenas o pai ou a mãe poderá incluí-lo.
5 – Doações também aumentar a restituição
Muitos contribuintes novatos nesse processo não sabem, mas uma maneira de aumentar a restituição do Imposto de Renda é declarando as doações realizadas.
São despesas dedutíveis e restituíveis as doações em dinheiro feitas para instituições e também fundos do governo.
Mas, para ter direito a esse tipo de restituição é preciso informar tais doações na hora de fazer a declaração no programa da Receita Federal, bem como ter os comprovantes em mãos que comprovem tal ação.
Conclusão
Então, gostou de saber como aumentar a restituição do Imposto de Renda? Saiba que por mais que esse seja um imposto obrigatório, ele não deve ser visto como um vilão nas suas finanças, pois como mostramos neste conteúdo, declarar seu imposto também pode ser uma forma de recuperar parte do valor gasto no ano-base!