Prorrogado o prazo para da declaração do Imposto de Renda 2022

A Receita Federal prorrogou em mais um mês a entrega da declaração do IR!

Formulário de retorno de imposto de renda individual com despertador azul

Um dos impostos obrigatórios no Brasil é o Imposto de Renda, também conhecido como “Carnê do Leão”. Este ano, os contribuintes tinham até o dia 30 de abril para fazer sua declaração anual no programa da Receita Federal, mas a boa notícia é que foi prorrogado o prazo da declaração do Imposto de Renda 2022.

Se você ainda não fez a entrega da sua declaração, calma, pois ainda dá tempo. Confira a seguir todos os detalhes da novidade e o novo calendário!

Prorrogado o prazo da declaração do Imposto de Renda de 2022

A Receita Federal, responsável por administrar o Imposto de Renda no Brasil e cruzar os dados com o Ministério da Economia, anunciou nesta terça-feira (05 de abril) que foi prorrogado o prazo da declaração do Imposto de Renda para este ano.

Até então, a data limite era 30 de abril, mas com a atualização no calendário, o prazo final para declarar o IR referente a 2021 agora é até o dia 31 de maio.

Isso significa mais um mês para os contribuintes organizarem os documentos, tirarem suas dúvidas sobre como fazer a declaração do IR e enfim ficar em dia com o fisco.

Lembrando que o calendário de entrega do IR para 2022 começou no dia 07 de março e quanto antes for feita a declaração, maiores as chances de receber a restituição do IR nos primeiros lotes.

Conforme o anúncio da Receita, publicado no Diário Oficial da União, foi prorrogado o prazo do Imposto de Renda de 2022 devido a que até esta segunda-feira (04 de abril) apenas 10 milhões de brasileiros haviam feito a entrega.

Cabe destacar que a expectativa do Governo Federal para este ano são mais de 34 milhões de declarações.

O que acontece se não entregar a declaração do IR?

Os contribuintes que precisam obrigatoriamente fazer a declaração do Imposto de Renda e não cumprirem o prazo limite até 31 de maio de 2022 poderão ficar com sérios problemas.

Financeiramente falando, quem não declarar seus rendimentos e despesas à Receita Federal dentro do cronograma deverá pagar multa no valor de 1% ao mês sob o valor do imposto devido.

Já em casos mais graves, se o contribuinte não fizer a declaração, as consequências são muitas, como ter o CPF suspenso, por exemplo.

Então, aproveite que a Receita prorrogou o prazo para a declaração do Imposto de Renda, organize-se e faça o quanto antes a entrega!