Ter um cartão de crédito internacional é maravilhoso e abre muitas portas, pois você pode usar em suas compras durante viagens ao exterior, sacar dinheiro fora do Brasil e até mesmo comprar em sites importados com um melhor preço sem sair de casa. Por esses e outros motivos que o IOF no uso do cartão de crédito será zerado.
É isso mesmo que você acabou de ler! O Governo Federal autorizou que a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) durante parcelamentos no cartão de crédito em compras internacionais seja suspensa.
Continue conosco neste guia especial do site Notícia Oficial para saber todos os detalhes dessa novidade e como isso trará mais economia para você!
Saiba como o IOF no uso do cartão de crédito será zerado
O Governo Federal anunciou recentemente um decreto de lei para zerar gradualmente a cobrança do imposto IOF para os consumidores que fazem uso do cartão de crédito em compras em sites ou lojas internacionais.
A estratégia financeira é um dos compromissos assumidos para que o Brasil possa integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne países com as economias mais avançadas ao redor do mundo.
Só para ter ideia, hoje em dia, quando o consumidor realiza uma compra em um estabelecimento internacional (físico ou online) via cartão emitido no Brasil, além do valor a ser pago, é acrescentada uma taxa referente ao IOF de 6,38% do valor da compra.
Por exemplo, se você comprou com seu cartão de crédito no AliExpress um eletrônico que custa R$750,00, o valor total da sua compra ficará em R$797,85, no mínimo.
Com a nova decisão do governo, o consumidor ficará livre desse imposto obrigatório, até então, deixando sua compra mais barata.
De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, o IOF em compras internacionais no cartão de crédito será diminuído de forma gradual até 2028.
Basicamente, será reduzido 1% ao ano, a partir do ano que vem, onde em 2028 a cobrança desse imposto estará 100% zerada.
Confira a seguir o cronograma do governo para zerar o IOF nas compras no cartão internacional:
- 2023: A cobrança do IOF passará de 6,38% para 5,38%
- 2024: A cobrança do IOF passará de 5,38% para 4,38%
- 2025: A cobrança do IOF passará de 4,38% para 3,38%
- 2026: A cobrança do IOF passará de 3,38% para 2,38%
- 2027: A cobrança do IOF passará de 2,38% para 1,38%
- 2028: A cobrança do IOF passará de 1,38% para 0%
Novidades na cobrança do IOF nas operações de crédito
Além do anúncio sobre o IOF no uso do cartão de crédito ser zerado nas compras no exterior, o decreto também prevê a isenção do imposto em outras modalidades de crédito.
A intenção é que até o final de 2022 o IOF também seja zerado nos empréstimos realizados fora do Brasil, para aqueles de curto prazo (até 180 dias).
Essa é uma ótima notícia para o consumidor brasileiro, considerando que a taxa atual é de 6%, como no caso de quem faz saques a partir do limite de crédito disponível no cartão durante viagens, por exemplo.
Além disso, outra excelente notícia é que o IOF também será zerado na contratação de crédito dentro do Brasil, em empréstimos e financiamentos, por exemplo, onde a cobrança é de 0,38% sobre o valor.
Porém, a isenção do IOF no crédito nacional demorará um pouco mais, pois acredita-se que seja só para 2029.
E aí, gostou de saber mais sobre o IOF no uso de cartão de crédito que será zerado e assim gerar mais economia para o seu bolso? Então, aproveite e compartilhe a notícia com seus amigos!