No último ano, um assunto que tem tirado o sono de milhões de trabalhadores brasileiros é a reforma da previdência social, que já trouxe uma série de mudanças para os cidadãos se aposentarem. Mas, a boa notícia é que o Tesouro Direto anunciou que lançará em breve um título próprio de aposentadoria privada.
O Tesouro Direto é um ótimo investimento de renda fixa (principalmente agora com a Taxa Selic em alta), visto que é seguro e ao mesmo tempo está apresentando boa rentabilidade e logo beneficiará ainda mais os brasileiros, especialmente para aqueles que não têm mais esperança de se aposentar pelo INSS.
Então, para ficar atento à oportunidade, continue a leitura conosco que te explicaremos sobre essa nova estratégia do Governo Federal, ou seja, os detalhes sobre o novo título do Tesouro, mas focado para o público que busca a aposentadoria individual!
Aposentadoria pelo Tesouro Direto logo será realidade
Chamada de Tesouro Direto-Previdência, essa será em breve a nova sensação entre os brasileiros, pois será uma forma alternativa de excelente custo-benefício para quem deseja complementar a aposentadoria pública ou até mesmo buscar um bom plano de previdência privada.
Conforme anunciado por Paulo Valle, secretário do Tesouro Nacional, o novo título de aposentadoria pelo Tesouro Direto já está em andamento e acredita-se que seja lançado no mercado em 2022.
O secretário informou que, de modo geral, o título do Tesouro Direto terá um período de acumulação entre 30 e 40 anos, ou seja, esse será o tempo para realizar os investimentos mensais.
Após este prazo de vencimento o investidor poderá começar a receber pagamentos mensais regulares, semelhante ao que acontece com a aposentadoria atualmente.
Em entrevista, Paulo Valle, disse que:
A ideia da aposentadoria pelo Tesouro Direto tem grande influência dos estudos de Robert Merton e Fabio Giambiagi (brasileiro), que ganharam o Nobel de Economia, nos quais juntos com André Dovalski, Arlete Nese e Mauricio Dias publicaram um artigo científico embasado no Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Simulação da aposentadoria pelo Tesouro Direto
O título do Tesouro Direto que funcionará como uma previdência complementar será uma forma mais transparente de investir pensando no futuro.
Isso porque no momento da aplicação o investidor terá noção exata sobre quanto receberá após o prazo de vencimento do investimento.
Como? Bom, será possível simular quantos títulos do Tesouro Direto serão necessários para que o trabalhador consiga chegar à renda mensal que deseja no futuro.
Se você pretende receber ao se aposentar R$5.000,00 por mês durante um prazo de 20 anos, então o sistema fará o cálculo automático para informar quantos títulos deverão ser comprados para que consiga realizar tal meta.
Investimentos em renda fixa estão valorizados
Com a taxa Selic atual em 9,25% e com tendência de aumentar ainda mais nos próximos meses, as aplicações de renda fixa estão em alta e são de grande interesse dos investidores no momento.
Por isso, muitas pessoas estão procurando investimentos para aplicar seu dinheiro na renda fixa e o Tesouro Direto é sempre uma ótima escolha, pensando em segurança e rentabilidade.
Caso você não saiba, o Tesouro é um dos investimentos fixos mais seguros do Brasil e basicamente ao fazer a aplicação mensal você está emprestando seu dinheiro para o Governo, recebendo-o após o prazo acrescido de juros, semelhante a um empréstimo.
Então, saiba que sim a aposentadoria pelo Tesouro Direto será uma realidade em breve e com certeza será uma boa opção para você garantir um futuro financeiro mais tranquilo!