Cresce a taxa de emprego em agosto no Brasil

País cria 372.265 vagas com carteira em agosto, registrando o 8º mês de saldo positivo em 2021. Veja mais detalhes a seguir!

Linda garota de cabelos crespos, segurando carteira de trabalho na parede amarela.

Segundo o levantamento realizado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), no mês de agosto a taxa de emprego foi maior que a de desemprego no Brasil.

De acordo com o divulgado nesta quarta-feira (29 de setembro) pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, foram abertas 372.265 vagas de trabalho em agosto.

Com isso, registramos o 8° mês seguido de saldo positivo, o que reforça a retomada da economia brasileira, mesmo durante a pandemia.

Confira a seguir todos os detalhes sobre a atual situação empregatícia no país, incluindo os setores e estados brasileiros que mais contrataram em agosto!

Taxa de emprego no Brasil no mês de agosto

Nem tudo é má notícia no país e um bom exemplo disso é que estamos há oito meses contratando mais do que demitindo funcionários no país.

Inclusive, a atual taxa de emprego no Brasil está acima da média esperada. De acordo com uma pesquisa realizada pela Reuters, a expectativa é que fossem criadas 272.500 novas vagas de trabalho em agosto e a realidade foi de 372.265 novos postos de trabalho.

Além disso, registrou-se uma alta de 0,9% em comparação ao mês de julho. No acumulado do ano, até agosto, temos um total de 2.203.987 empregos com carteira assinada.

Setores que mais contrataram em agosto

Segundo o relatório do Caged, todos os cinco setores da economia brasileira registraram saldo positivo em relação à taxa de emprego. Veja a seguir!

  • Serviços: 180.660 novas vagas de carteira assinada
  • Comércio: 77.769 novas vagas de carteira assinada
  • Indústria: 72.694 novas vagas de carteira assinada
  • Construção: 32.005 novas vagas de carteira assinada
  • Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura: 9.232 novas vagas de carteira assinada

Regiões que mais contrataram em agosto

De acordo com a pesquisa do Caged sobre a taxa de emprego no mês de agosto, o saldo positivo nas cinco regiões brasileiras é:

  • Sudeste: 185.930 postos novas vagas de carteira assinada
  • Nordeste: 82.878 novas vagas de carteira assinada
  • Sul: 54.079 novas vagas de carteira assinada
  • Centro-Oeste: 29.690 novas vagas de carteira assinada
  • Norte: 19.778 novas vagas de carteira assinada

Impacto do Programa BEm na taxa de emprego no país

O BEm (Programa Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda), segundo o Ministério do Trabalho, garantiu que 2.772 milhões de brasileiros continuassem empregados no mês de agosto.

Devido à necessidade de mercado, o governo federal relançou o programa este ano no mês de abril, com vigência até julho.

O objetivo desse programa social é dar uma garantia provisória de emprego aos trabalhadores brasileiros durante a pandemia.

Por isso, se estamos há oito meses consecutivos empregando mais do que demitindo, tenha em mente que boa parte deste resultado é por causa da manutenção do BEm.

Na prática, cada mês de suspensão ou redução da jornada de trabalho, garante que o empregado tenha o mesmo período de proteção à sua vaga.