Táxi aéreo: Gol promete lançamento de 250 carros voadores até 2025

A Gol deve lançar 250 táxis aéreos sustentáveis com preço popular nos céus de São Paulo até meados de 2025!

Táxi aéreo Gol para 2025
Fonte: Divulgação | Gol

O táxi aéreo está cada vez mais perto de se tornar uma realidade aqui no Brasil. A empresa Gol Linhas Aéreas anunciou esta semana que, até o ano de 2025, irá lançar pelo menos 250 carros voadores elétricos em forma de aeronaves sustentáveis, para decolagem e pouso vertical.

O anúncio da companhia aérea brasileira (Gol) veio após a assinatura de um protocolo de intenções em conjunto com a Avolon, uma empresa líder global em leasing de aeronaves com sede em Dublin.

Por isso, saiba que “esse papo futurista” não é mais coisa de filme de ficção, pois está prestes a se tornar realidade e bem antes do que estávamos esperando.

Muito além de uma “excentricidade”, os carros voadores são uma necessidade real, principalmente em grandes centros urbanos, como é o caso de São Paulo, onde o paulistano espera em média 3 horas no congestionamento do trânsito, diariamente.

Então, se você tem interesse no assunto e quer saber mais sobre a chegada dos taxis aéreos no Brasil, veja todos os detalhes conosco a seguir!

Informações sobre o novo táxi aéreo da Gol para até 2025

A companhia aérea Gol, em parceria com a irlandesa Avolon, anunciaram que estarão à disposição dos brasileiros dois modelos de táxi aéreo helicóptero: VAX4 e eVTOL, já nos próximos quatro anos.

Tanto o modelo VAX4 quanto o eVTOL funcionarão como um táxi aéreo, nos quais serão operados pela companhia britânica Vertical Aerospace, a criadora das aeronaves.

O modelo de aeronave VA-X4 terá capacidade para realizar o transporte de até 4 pessoas mais 1 piloto, podendo chegar até a 320 Km/h (200 mph) e com alcance de 160 km (100 milhas).

Já a versão eVTOL para pouso vertical é capaz de produzir 100x menos ruídos do que um helicóptero em voo de cruzeiro, bem como 30x menos ruídos durante a decolagem e pouso da aeronave.

Ainda de acordo com a própria Gol, o carro voador elétrico, que poderá funcionar como táxi aéreo, é um dos modelos mais avançados e confiáveis atualmente, feito a partir de tecnologia inovadora.

O táxi aéreo Gol VA-X4, no momento, ainda está em processo de desenvolvimento, mas a expectativa é que a Avolon conclua a certificação até 2024.

O processo inclui a certificação da aeronave e a análise de sua infraestrutura, dois critérios básicos necessários para entrar em operação no mercado.

A certificação de carros voadores é feita junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e outras autoridades aeronáuticas competentes.

A intenção da Gol é ter um táxi aéreo helicóptero sustentável, seguro e confiável, para possibilitar a expansão nas operações de transporte na região de São Paulo, criando assim novas rotas para voos domésticos ainda pouco atendidos no mercado.

Carros voadores são o futuro

Ficar horas e horas preso no trânsito será coisa do passado, afinal, a vida moderna pede mais agilidade, não é mesmo?

Por isso, as empresas envolvidas no projeto acreditam que o táxi aéreo virá para revolucionar a atual mobilidade aérea urbana, ou seja, será um recurso capaz de mudar a forma como as pessoas viajam e se deslocam, especialmente nos grandes conglomerados.

Com relação ao táxi aéreo preço, até o momento a Gol ainda não divulgou informações precisas sobre quanto custará uma viagem, mas especula-se que o valor fique próximo à um preço popular.

A companhia aérea Azul também está de olho no mercado de táxi aéreo

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é outra empresa do segmento que está com projetos para lançar em breve carros voadores aqui no Brasil.

Segundo informações, a Azul está com planos para lançar seu serviço exclusivo de táxi aéreo no ano de 2025.

Neste caso, a empresa afirma que já está investindo cerca de R$5 bilhões no projeto e que as aeronaves serão adquiridas da Lilium, uma empresa alemã.