Ter o celular roubado ou perdido é um verdadeiro pesadelo hoje em dia e não pense que é algo incomum… Segundo uma pesquisa do Mobile Time e Opinion Box, mais de 100 milhões de aparelhos móveis já foram roubados ou furtados aqui no Brasil.
Ainda de acordo com esse levantamento, cerca de 60% dos brasileiros já passou por tal perrengue ao menos uma vez e desses, o público-alvo são pessoas da classe A e B (55% dos casos), ou seja, quem mais tem a perder, pensando em dinheiro.
Por isso, ter o smartphone roubado é tão assustador, afinal, praticamente toda a nossa vida está no aparelho, ou seja, tem fotos pessoais, contato de amigos e familiares, senhas de redes sociais, dados e senhas de bancos e cartões, enfim, informações confidenciais, que se caírem em mãos erradas, podem nos trazer muita dor de cabeça.
Mas, e quanto a você, sabe o que fazer se seu celular for roubado ou perdido? Bom, se a resposta for não, fique tranquilo, pois preparamos este tutorial com seis passos para deixar suas informações mais seguras nesses casos! Vamos conferir?!
6 passos a seguir caso tenha seu celular roubado ou perdido
Quando perdemos ou temos o nosso celular furtado é uma preocupação e tanto. Porém, saiba que a prioridade é agir o mais rápido possível, para evitar maiores prejuízos pessoais e financeiros.
Nesses casos, o nervosismo só piora ainda mais a situação, pois ou você não conseguirá pensar com clareza no que deve ser feito ou ficará tão ansioso(a) para resolver o problema que acabará agindo por impulso e acabam indo pelo caminho mais difícil.
Então, para não restar mais dúvidas sobre o assunto, confira a seguir quais são os passos para proteger suas informações dos golpistas!
1 – Acesso os sistemas remotos do seu celular
Os sistemas remotos do aparelho possuem ferramentas que ajudam a localizar o seu celular roubado via localização do GPS.
Tanto o sistema operacional Android, de celulares como Samsung, Motorola e Xiaomi, quanto o iOS, do iPhone da Apple possuem tal função.
Então, acesse de um computador ou um smartphone confiável os seguintes sistemas remotos:
Essa ferramenta de rastreamento oferecida pelo sistema operacional do seu aparelho é muito mais precisa que qualquer outro tipo de rastreamento.
Mas, para funcionar, é preciso deixar claro que, normalmente, o celular roubado/perdido só é localizado se estiver:
- Ligado
- Logado a uma conta icloud, mi ou gmail
- Conectado à internet (rede de dados móveis ou Wifi)
- Com a localização ativa no aparelho
2 – Limpe os dados do celular roubado ou perdido
Se você não conseguiu localizar seu dispositivo no passo anterior ou tem certeza de que não poderá recuperá-lo, a segunda coisa a se fazer é apagar os dados do telefone.
Para isso, é preciso enviar um comando remoto de limpeza para o celular roubado/perdido.
O nome do comando pode ter diferentes nomes dependendo da marca do seu celular, por exemplo:
- Apple: a função se chama “Apagar Dispositivo”
- Samsung: chama-se “Limpar Dispositivo”
- Xiaomi: função denominada como “Wipe”
Dessa forma, você consegue deixar todos os arquivos armazenados no celular e os logins cadastrados inacessíveis.
3 – Verifique suas contas online
Após fazer os passos acima para se proteger em caso de ter o celular roubado ou perdido, é hora de começar a pensar nas contas que estão cadastradas no aparelho, tais como contas bancárias, redes sociais, e-mail, enfim.
A dica é acessar essas contas a partir de um dispositivo de sua confiança e trocar as senhas e solicitar o “logout” de todos os dispositivos conectados, para que terceiros não possam acessá-las.
Além disso, caso você tenha notado alguma atividade suspeita em suas contas, comunique imediatamente o suporte do serviço invadido.
4 – Entre em contato com a operadora do celular roubado/perdido
Após ter protegido seus dados, o próximo passo é comunicar a operadora o roubo ou perda do aparelho, para que o chip seja desativado.
Assim, após a operadora desativar seu chip, quem achar ou até mesmo os ladrões não poderão usar o número do seu telefone, evitando os golpes.
5 – Registre um B.O. na polícia
Furtos ou até mesmo perdas SEMPRE precisam ser comunicados a polícia, mesmo que no momento você não veja a necessidade.
Isso porque muitas pessoas acabam deixando de registrar um boletim de ocorrência (B.O.) e depois, em casos de golpe, como um empréstimo ou compras não autorizadas no cartão de crédito, o problema será em dobro, pois você não terá como comprovar que terceiros estavam usando seus dados.
Além disso, com um B.O., as chances de reaver o aparelho são maiores, bem como as de prender os indivíduos responsáveis pelo crime.
Assim, para fazer o boletim de ocorrência é só procurar o site Polícia Civil do seu estado e relatar o ocorrido.
6 – Bloqueie o MEI do seu celular roubado ou perdido
Por fim, mas não menos importante, a dica é entrar novamente em contato com a operadora do seu celular e solicitar o bloqueio do MEI.
Com o bloqueio do MEI (número de identidade do seu celular), o dispositivo estará impedido de se conectar à internet via rede de dados móveis.
Isso diminui as chances do ladrão usar ou lucrar com o aparelho roubado, visto que um celular sem internet não tem serventia para ninguém.
Prontinho, esses são os passos básicos a serem seguidos caso você tenha seu celular roubado ou até mesmo perdido.
Com isso você aumenta a proteção de seus dados (pessoais e financeiros), informações, enfim, fica mais seguro contra golpes, uso indevido de seu nome e etc.
Mas, atenção, pois nesses casos, mesmo tendo cumprido todos os passos aqui citados, mantenha o cuidado redobrado nos próximos meses, visto que muitos criminosos esperam um tempo para efetivamente aplicar o golpe!