Está precisando ganhar uma grana extra mas não sabe como conseguir? Este texto é perfeito para você! Na sequência, iremos mostrar os principais aplicativos para ganhar dinheiro apenas usando seu celular no dia a dia.
Parece loucura, mas é bem simples: em alguns casos basta fazer o download, criar sua conta e pronto, a partir daí é só seguir as instruções para ganhar uma boa quantia de dinheiro.
Existem quatro tipos de aplicativos que oferecem renda extra: de prestação de serviço, de responder pesquisas, de cashback, e de diversão. A partir de agora você saberá quais são os principais e como utilizá-los da forma correta!
Aplicativos que você ganha dinheiro “sem fazer nada”
Para começar nosso texto, vamos falar dos aplicativos que pagam seus usuários para se divertirem. Ou seja, que você não precisa fazer nada além de usá-lo para receber. Você não leu errado, as pessoas usam eles para como passatempo e recebem dinheiro por isso.
Encaixam neste tipo de aplicatos, games que dão prêmios em dinheiro para seus usuários, aplicativos de vídeos, e também de música. Ou seja, você pode fazer dinheiro jogando, gravando vídeos, ou até mesmo escutando músicas.
Apps de games
Entre os joguinhos que pagam seus usuários para se divertir, os mais famosos são: Cash Pirate, Make Money e Big time. São jogos normais que a medida que o usuário vai cumprindo suas missões, ele vai sendo premiado em dinheiro e ao juntar um bom valor é possível fazer transferência para sua conta no PayPal, Amazon, Google Play, entre outras.
Apps de vídeo
Entre os apps de vídeo, você já deve conhecer os dois principais: TikTok e Kwai. Neles, existem várias maneiras de monetizar sua conta, seja produzindo vídeos, convidando seus amigos, ou realizando alguns passos descritos dentro do app. O resgate também é feito por meio de transferências para plataformas digitais de pagamentos.
Apps de música
Por fim, há também aplicativos que pagam seus usuários para escutar músicas e avaliá-las de acordo com seus gostos, os principais são: Musicxray, HitPredictor e SliceThePie. Neste caso, normalmente eles são usados pelas gravadoras e artistas para testar músicas novas, e o usuário cadastrado apenas precisa fazer pequenas avaliações das músicas.
Aplicativos de prestação de serviço
Em meio a pandemia, uma das coisas que mais aumentaram foi a oferta de trabalhos temporários ou de freelancer. Alinhado a tecnologia surgiram aplicativos que você se cadastra e passa a receber demandas para trabalhar de casa, nas horas vagas. Estes são os casos do 99Freelas, Getninjas e Workana, que são os mais famosos.
Eles funcionam da seguinte maneira:
- Faça o download do app na Google Play (Android) ou na Apple Store (iOS);
- Faça seu cadastro com as suas informações profissionais;
- Receba demandas com base no seus conhecimentos cadastrados.
99freelas
Após criar seu perfil, com suas habilidades e experiências, você será direcionado para trabalhos que poderá se candidatar. A partir daí, você precisará ser aprovado pelo contratante e ele te enviará a demanda pela plataforma, com o prazo e valor a ser acordado.
Apesar de ser gratuito, a plataforma cobra uma taxa entre 7% e 15% sobre o valor dos seus serviços, mas caso você não queira pagar essa taxa, é possível assinar o plano premium, que varia de R$ 36,90 a R$ 69,90 por mês.
Getninjas
Apesar da similaridade com o 99Freelas, o Getninja é uma plataforma de trabalho freelancer onde o usuário faz seu cadastro, colocando suas habilidades e experiências, além do local onde você mora. Assim, a inteligência artificial do app irá te recomendar para os contratantes que precisam de serviços que vão de acordo com o que você preencheu, com a prioridade por proximidade. Caso dê match, as duas partes serão direcionadas para negociar o fechamento do serviço.
A empresa não cobra nenhum valor dos prestadores de serviço, apenas sobre o valor que os contratantes investem já que a Getninja possui uma moeda virtual própria. Já quem recebe, basta trocar tais moedas por dinheiro real e transferí-lo para sua conta nos mais diversos meios de pagamentos.
Workana
A Workana funciona da mesma forma que as duas primeiras plataformas, porém é focada nos profissionais de marketing digital, dos mais diversos setores, que vão desde os conteúdos escritos, até mesmo em desenvolvedores de sistemas. A plataforma é gratuita para os freelancers que podem criar sua conta, e alimentá-la com suas habilidades e experiências. A partir daí, o usuário passara a receber demandas de acordo com o seu perfil, com os valores e horários para serem cumpridos.
Na Workana você define o valor de seu trabalho, que poderá ser negociado diretamente com o contratante. Este valor é depositado na plataforma e você poderá sacá-lo via transferência em diversas plataformas de pagamento.
Aplicativos de responder pesquisas
Outra maneira de conseguir uma renda extra diretamente no seu celular é por meio dos apps que pagam seus usuários para responder pesquisas. Os mais famosos são o Google Opinion Rewards, Toluna e My Iyo. Além desses três, recentemente o Facebook lançou seu próprio aplicativo de pesquisa de mercado: o Facebook Viewpoints.
Eles funcionam da seguinte maneira:
- Faça o download do app na Google Play (Android) ou na Apple Store (iOS);
- Faça seu cadastro com seus dados como e-mail e/ou rede social.
- Logue no app e responda as pesquisas que forem enviadas para você, conforme seu perfil.
Google Opinion Rewards
Trata-se de um aplicativo do Google que dá recompensa a seus usuários por responderem pesquisas sugeridas pela empresa de tecnologia. Para utilizá-lo, basta possuir um e-mail do Google (o Gmail), e autorizar o app a te enviar pesquisas. Em um primeiro momento, a própria empresa te fará algumas perguntas antes de enviar as pesquisas para serem respondidas.
Normalmente a empresa paga um valor próximo de um real por pesquisa respondida, mas dependendo da complexidade, esse valor pode ser maior. O saque do valor disponível em sua conta é feito por meio de resgate no google play.
Toluna
Assim como o Google Opinion Rewards, o Toluna também trabalha com o mesmo formato, você faz o cadastro no app e passa a receber pesquisas variadas para responder com sua opinião. Normalmente essas pesquisas são encomendadas por empresas que querem testar produtos e contratam a Toluna para enviá-la a um variado tipo de pessoas, assim, quem está cadastrado na plataforma vai recebendo pequenas recompensas a cada pesquisa respondida.
O saque do valor disponível em sua conta pode ser feito através de transferência via Paypal, ou em cartões presentes de parceiros, além de prêmios.
My Iyo
O My Iyo tem o mesmo formato do Toluna. Nele, você faz um cadastro simples no app e começa a receber pesquisas em seu e-mail ou pelo aplicativo. O registro no My Iyo é totalmente gratuito e cada pesquisa respondida valem pontos que você acumula e pode trocar por dinheiro. Quando você tiver acumulado pontos equivalentes ao valor mínimo de 20 Euros, você poderá solicitar o pagamento por meio do PayPal.
Facebook Viewpoints
Dica extra. Como você deve ter percebido, normalmente estamos citando apenas três apps por tipo, porém, com a entrada do Facebook Viewpoints no mercado brasileiro, algo que ocorreu no último mês de julho, ‘fomos forçados’ a abrir uma exceção. O aplicativo que por aqui é chamado de “Pontos de Vista” dá recompensa em dinheiro para os usuários participarem de atividades e estudos relacionados ao Facebook, Instagram e WhatsApp, para melhorar suas respectivas redes sociais.
É possível acessá-lo com a própria conta do Facebook ou utilizar um número de telefone e, assim como os concorrentes supracitados, o Viewpoints dá pontos que são transformados em dinheiro, que podem ser resgatados diretamente para uma conta do PayPal.
Aplicativos que oferecem cashback
Por fim, e não menos importante, também existem aplicativos que pagam seus usuários para usá-los como meio de pagamento. Ou seja, recebe dinheiro enquanto está gastando. Não, você não leu errado, é possível ganhar dinheiro ao mesmo tempo que você gasta. Isso acontece graças ao avanço da tecnologia que permitiu a criaçao de vários aplicativos que intermediam suas comprar através do cartão de crédito, e devolvem parte do valor gasto, ou dão descontos generosos. Atualmente os três mais famosos são o Ame Digital, o Méliuz e o Beblue.
Eles funcionam da seguinte maneira:
- Faça o download do app na Google Play (Android) ou na Apple Store (iOS);
- Faça seu cadastro colocando um meio de pagamento para fazer suas compras dentro do app;
- Basta usá-lo que você irá recebendo os cashbacks que poderam ser reutilizados ou transferidos para uma conta.
Ame Digital
O Ame Digital é um app que intermedia compras em diversos lugares e que dá a seus usuários uma porcentagem dos gastos em cashback. O aplicativo percente a B2W, que é o grupo dono da Americanas.com, Submarino e Shoptime, e funciona como uma carteira digital, onde você cadastra seu cartão de crédito, e se disponível no local onde você queira realizar compras, devolve parte do valor gasto. Recentemente a Ame Digital teve um grande crescimento ao fechar parceria com várias redes de postos pelo brasil, oferecendo 10% de desconto no abastecimento. O saldo pode demorar até sete dias para aparecer no aplicativo e pode ser usado como crédito em compras futuras, ou transferido para uma conta a sua escolha.
Méliuz
Talvez o Méliuz seja o aplicativo mais famoso do mercado quando o assunto é cashback, afinal, foi a empresa mineira que popularizou esse mecanismo no Brasil. O Méliuz é um app que devolve parte do valor gasto em compras feitas em lojas parceiras, porém como foi um dos primeiros, conseguiu estar presente nas principais lojas do mercado e, por isso, ganhou tamanha notoriedade. Atualmente, além do aplicativo, o Méliuz também possui um cartão de crédito que dá até 1,8% de cashback do valor da fatura.
Beblue
Outro aplicativo que trabalha oferecendo uma espécie de cupom de desconto em parceiros é o Beblue. Assim como no Méliuz, para usar o Beblue basta ir a um estabelecimento, ou site, que seja parceiro da empresa Beblue e pagar pelas compras usando apenas seu CPF e senha. Dessa maneira uma parte do valor das compras retorna pra você, como cashback, e você poderá utilizá-lo aquisição de produtos e serviços em qualquer estabelecimento credenciado.