De acordo com o Ministério da Economia, nos próximos meses o auxílio doença do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) passará por uma revisão, que abrangerá aproximadamente 170 mil benefícios, entre os meses de agosto e setembro.
Serão convocados todos os beneficiários do antigo auxílio doença (agora benefício de incapacidade temporária) que estão há mais de seis meses sem realizar a perícia médica do INSS e que não possuem data de cassação do benefício.
A medida da revisão de benefício do INSS foi tomada com o objetivo de evitar que a Previdência Social realize o pagamento desses 170 mil benefícios indevidamente, considerando que muitos desses beneficiários já perderam o direito e continuam recebendo o valor do auxílio doença.
Como acontecerá a revisão no Auxílio doença INSS?
Como estamos em meio a uma pandemia, o INSS irá avaliar a melhor forma de realizar a revisão de benefício do INSS para quem recebe o auxílio de incapacidade temporária.
De modo geral, as revisões serão agendadas conforme a capacidade operacional da perícia médica do instituto, bem como serão executadas de acordo com a demanda possível nas agências do INSS.
Segundo relatado pelo Ministério da Economia, os peritos médicos federais irão realizar as revisões dos 170 mil benefícios em horários extraordinários.
Inclusive, serão feitos mutirões de atendimento nas agências da Previdência Social para dar conta de todos os atendimentos marcados, bem como serão realizadas outras perícias para quem está tentando solicitar o benefício, justamente para agilizar a concessão.
Os demais beneficiários do INSS não precisam se preocupar, pois a nova demanda de revisão não irá prejudicar os atendimentos já agendados.
Convocação dos beneficiários
Quem recebe o auxílio doença do INSS precisa ficar atento, visto que os beneficiários serão comunicados sobre a revisão de seu benefício.
A notificação será feita através do envio de cartas à residência do beneficiário, para o endereço cadastrado no sistema do INSS.
Outra forma de comunicação que a previdência utilizará é através da rede bancária em que a pessoa recebe o benefício.
Além disso, as convocações dos 170 mil beneficiários serão divulgadas por meio eletrônico, através do Diário Oficial.
É importante destacar que os segurados que receberem a convocação deverão agendar uma data (em até 30 dias) para comparecer à agência do INSS mais próxima, para a realização da revisão de seu auxílio doença.
Agendamento da revisão do auxílio doença INSS
Após ser notificado sobre a revisão de seu benefício, o segurado pode realizar o agendamento via site do INSS ou pelo telefone 135.
Aqueles que não realizarem o agendamento terão automaticamente seu benefício suspenso.
Do total de 724 agências do INSS que contam com o serviço de perícia médica, somente 619 estão funcionando normalmente. Nessas, há um total de 2.549 peritos médicos com agenda aberta para tais atendimentos.
Cabe destacar que o tempo médio de espera entre o agendamento da revisão do benefício e a realização da perícia é de 40 dias, conforme informou o Ministério da Saúde.