Ao contrário do que muitos acreditam, é possível sim economizar na construção e ainda ter um ambiente seguro e aconchegante.
Afinal de contas, são diversos conselhos sobre como gastar pouco durante as obras da sua casa ou apartamento e que podem ser postos em práticas por você.
No entanto, é realmente um desafio muito grande baratear uma construção, uma vez que se fala de recursos finitos para uma necessidade infinita.
Porém, pensando em ajudar, abaixo estão algumas dicas realmente úteis sobre como economizar na construção. Aproveite!
Invista em um projeto para economizar na construção
Para que saiba com exatidão o que será gasto durante a construção é fundamental existir um projeto.
Isso porque, o projeto consiste em uma maneira simples e eficaz de guiar os procedimentos, não deixando que você gaste mais do que é preciso em alguns procedimentos, sendo então um investimento feito que trará retorno.
Diante disso, hoje você tem duas opções de profissionais para a criação desse projeto. A primeira, e mais óbvia, é um arquiteto, que é responsável por projetar desde a fundação até o acabamento. Geralmente, esse profissional cobra um valor maior, pois se trata de um projeto com o máximo de detalhes possíveis.
Por sua vez, a segunda opção é a contratação de um engenheiro civil para estruturar o ambiente e desenhá-lo. Essa é uma alternativa que pode ser mais viável, já que esse profissional não fica preso aos mínimos detalhes de um local.
Então, é aí que os gastos se tornam mais visíveis e altos, pois arquitetos possuem ótimas ideias, mas a execução pode ser bem cara, o que não acontece com um engenheiro civil.
É claro que você está lidando com profissionais que possuem amplo conhecimento sobre construções. Logo, vale a pena analisar qual dos dois é mais vantajoso para o que você precisa.
Dessa maneira, converse sobre o seu projeto e veja quais as opções baratas em construções eles podem oferecer.
A partir disso, você ser capaz de ter um ambiente aconchegante e seguro investindo pouco.
Escolha com atenção os materiais
Contando com a ajuda do projetista, você precisa agora fazer uma boa pesquisa de mercado para contar com os melhores materiais no que se refere ao custo-benefício.
Afinal, será mesmo que você precisa utilizar um tijolo de nove furos se um de oito é capaz de sustentar bem a construção?
Então, a escolha dos materiais pode ser realizada durante todas as etapas que envolvem a obra.
Inclusive, fazer a compra de uma boa quantidade de produtos pode ser uma forma de economizar na construção.
Portanto, considere esse detalhe e, caso não seja possível, veja se é possível fazer a compra dos materiais com outras pessoas que também estão construindo.
Caso seja um cliente de maior poder aquisitivo de compra, por exemplo, é possível fazer uma excelente negociação. Além disso, se o fornecedor é responsável por fabricar o produto, menor será também os gastos.
Outra dica importante sobre como economizar na construção, ainda dentro desse ponto, é não comprar os materiais em uma única empresa.
Isso porque, você pode até pagar mais barato por um determinado produto, mas acaba desembolsando mais por outros itens quando a compra é embutida.
Sendo assim, a melhor alternativa é sempre fazer uma boa pesquisa de mercado no objetivo de descobrir lojas de construção que estejam com produtos em promoção.
No mais, o ideal é pensar no conforto e durabilidade dos itens adquiridos, esquecendo um pouco a moda nesse momento.
Selecione bem a mão de obra
Do pedreiro até o arquiteto ou engenheiro civil: selecionar bem a mão de obra é essencial para você economizar na construção.
Diante desse contexto, busque por pessoas que sejam treinadas e capacitadas para a construção.
É óbvio que, normalmente, eles cobram mais caro do que os iniciantes, porém os mais experientes garantem uma obra excelente e concluída em pouco tempo.
Assim, você tem dois fatores que são importantes demais: economia de tempo e de dinheiro.
Então, sempre cobre referência dos colaboradores. O famoso “boca a boca” também é interessante nessa etapa.
Afinal de contas, aquele conhecido ou familiar que já passou pela experiência da construção é a pessoa mais certa para dizer qual trabalhador deve ou não compor a sua obra.
Além disso, quando a equipe estiver toda formada, esteja sempre acompanhando o progresso da construção de perto.
Outro ponto que se vale mencionar aqui é não contratar pessoas mais do que é necessário, pois pessoas ociosas dentro da obra é perda de dinheiro.
Faça você mesmo
Colocar a “mão na massa”, literalmente, é uma excelente maneira de economizar na construção.
É óbvio que você não precisa fazer o serviço pesado, mas algumas habilidades podem trazer corte de custos, como é o caso de pintar uma parede, por exemplo.
Portanto, os serviços que você for capaz de fazer, não pague para que alguém faça.
Conclusão
Hoje essas são as principais dicas e recomendações sobre como economizar na construção, agora basta que você comece a utilizá-las para que a sua obra fique mais em conta.
E aí, o gostou do texto? Então comente e compartilhe para que mais pessoas também vejam.