A restituição do IR (Imposto de Renda) começa a ser feita na semana que vem, mais precisamente no dia 31 de maio, referente ao pagamento do primeiro lote. Por isso, como é de costume, a Receita Federal liberou uma semana antes a consulta aos contribuintes.
Assim, quem respeitou o prazo para declaração do imposto de renda já pode fazer consulta para saber se está no 1° lote da restituição, relativo ao ano-base 2020.
De acordo com informações da Receita, o primeiro lote de restituição do IR deve ser pago a aproximadamente 3,4 milhões de brasileiros contribuintes, somando um valor próximo a R$6 bilhões.
Para quem não está por dentro do calendário de pagamento da restituição do imposto de renda de 2021, os depósitos referentes às deduções da declaração do IR serão realizados nas seguintes datas:
- Primeiro lote: 31 de maio
- Segundo lote: 30 de junho
- Terceiro lote: 30 de julho
- Quarto lote: 30 de agosto
- Quinto lote: 30 de setembro
Lembrando que quanto mais cedo você faz a sua declaração anual, a tendência é estar nos primeiros lotes. Quem deixa para declarar o imposto no fim do prazo, a probabilidade é receber no último lote.
Como consultar se você está no 1° lote da restituição do IR?
A Receita Federal informou que o primeiro lote de 2021 será o maior já pago até o momento, tanto em questão de valor quanto em número de contribuintes.
Para saber mais sobre a restituição do IR quando sai, basta acessar um dos seguintes canais abaixo:
Através desses canais oficiais é possível consultar a sua declaração do imposto de renda, bem como verificar se está no primeiro lote.
Ordem de prioridade durante a restituição do imposto de renda
A restituição do IR é paga em lotes e esses seguem uma determinada ordem de prioridade.
Confira abaixo a lista de prioridade legal para os contribuintes com direito a restituição!
- Contribuintes idosos, com idade superior a 80 anos
- Idosos com idade entre 60 e 79 anos
- Contribuintes com deficiência mental ou física ou aqueles com moléstia grave
- Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério (professores)
Além desses grupos prioritários, na restituição do 1° lote de 2021 serão incluídos 263.914 contribuintes não prioritários.
Esse grupo são pessoas que entregaram declarações de exercícios anteriores até 28 de fevereiro de 2021.
Lembrando que quem precisa declarar imposto de renda 2021 tem até o dia 31 de maio para preencher a declaração no sistema da Receita Federal.
Segundo um levantamento da Receita, até o momento, foram entregues 21,39 milhões de declarações, de um total de 32 milhões previstas.
Porque não recebi a restituição do IR?
Pode haver casos de que o contribuinte fez a declaração do IR bem no início do prazo, tem direito a dedução, está na lista de prioridades legais e mesmo assim não teve seu nome incluso no primeiro lote.
Nesses casos, pode ser que você esteja com alguma pendência em sua declaração.
Ao fazer a consulta para saber se o nome está na lista da restituição do IR no 1° lote, o contribuinte poderá saber se há problemas.
É possível verificar se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, isto é, se a sua declaração do imposto de renda caiu na “malha fina”.
Se por acaso a Receita informe que existem inconsistências no seu imposto de renda 2021, é fácil de resolver.
Basta enviar uma declaração retificadora, através das correções necessárias apontadas pelo próprio programa da Receita Federal.
No entanto, a restituição imposto de renda 2021 para quem apresentou alguma inconsistência só será liberada após a correção na declaração ou depois que o contribuinte comprovar que sua declaração anual está correta.