Nesta terça-feira (04) foi dada a largada para o envio de dinheiro pelo WhatsApp, visto que o aplicativo divulgou que começará a liberar a transferência de dinheiro entre os usuários aqui no Brasil, para que possam comprar e pagar como e quando desejarem.
Contudo, a opção de enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp pode ainda não está habilitada para todos os 130 milhões de números ativos cadastrados nessa rede social aqui no país. Por enquanto, a função só está valendo para clientes de duas bandeiras e apenas nove instituições financeiras do mercado.
Na prática, essa nova funcionalidade oferecida pelo app vai revolucionar a forma como lidamos com nosso dinheiro, considerando que o WhatsApp é a segunda rede social mais utilizada entre os brasileiros.
Segundo Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, ficará muito mais fácil, rápido e prático fazer transferência e pagar contas, tão simples quanto mandar uma mensagem ou enviar um áudio. Além disso, a grande vantagem é que o aplicativo não cobrará taxas durante a movimentação de dinheiro.
Então, se você foi um dos usuários contemplados a experimentar essa funcionalidade, que já está em funcionamento ou se tem conta ativa no app, é importante saber como mandar dinheiro pelo WhatsApp!
Como irá funcionar o envio de dinheiro pelo WhatsApp?
A primeira regra para conseguir transferir dinheiro pelo WhatsApp é obviamente ser um usuário da plataforma. Então, é preciso que as duas pessoas (quem irá enviar e quem irá receber) tenham o aplicativo instalado.
Feito isso, os usuários que tiverem habilitados para usar essa função já poderão convidar familiares e amigos para realizar pagamentos e transferências através do aplicativo.
Então, a funcionalidade terá efeito dominó, ou seja, uma conta que tem a função ativa automaticamente habilita o uso do serviço à outros usuários.
Outra boa notícia que é os nove bancos cadastrados também vão poder enviar convites para seus clientes utilizarem o serviço oferecido pela plataforma.
Com relação a quantia que pode ser enviada entre os usuários, saiba que o valor é livre, ou seja, transfira qualquer valor.
Bancos que estão participando desse novo recurso
Como dito anteriormente, nove instituições bancárias estão habilitadas para enviar dinheiro pelo WhatsApp, sendo elas:
- Banco do Brasil;
- Banco Internacional;
- Bradesco;
- Itaú;
- Mercado Pago;
- Banco Next;
- Nubank;
- Sicredi;
- Woop Sicred.
Isso significa que quem tem cartão de débito e/ou cartão pré-pago desses bancos, pode ser selecionado para essa fase de envio de dinheiro pelo WhatsApp.
Com relação as bandeiras dos cartões selecionados, serão aceitas por enquanto a rede Mastercard e Visa.
É importante deixar claro que o serviço está aberto para outras empresas interessadas, pois como todas as transações serão feitas via plataforma da Cielo, é possível se tornar um parceiro.
Guia rápido de como enviar dinheiro pelo WhatsApp
Para saber se você é um dos usuários liberados para transferir dinheiro pelo WhatsApp, basta verificar se no seu app está aparecendo um ícone para transferências ao clicar no ícone de clipe, aquele quando queremos enviar fotos ou documentos.
Assim, junto das opções de envio de imagens, áudios, contatos, câmera e localização, terá a função de enviar dinheiro para outro usuário.
Mas, lembre-se que só poderá aproveitar do recurso aqueles que tiverem cartão de débito ou pré-pago de um dos nove bancos cadastrados e que seja da bandeira Visa ou Mastercard.
Se o recurso estiver habilitado para você, será preciso informar os dados do seu cartão, escolher para quem deseja enviar o dinheiro e clicar na opção de “Adicionar a transação”.
Quem irá receber a quantia, será automaticamente notificado sobre a transferência de dinheiro pelo WhatsApp, através da conversa mesmo.
Será seguro transferir dinheiro pelo app?
Agora que você já sabe como enviar dinheiro pelo WhatsApp, deve estar se perguntando se é seguro esse método de pagamento, não é mesmo?
Bom, pode ficar tranquilo quanto à isso, pois todas as transferências serão feitas através do Facebook Pay.
Para quem nunca ouviu falar disso, saiba que essa é uma empresa reconhecida pelo Banco Central desde 2019, sendo considerada então uma plataforma simples e segura.
Mas, para provar que você não terá problemas no envio de dinheiro pelo WhatsApp, saiba que todas as movimentação no aplicativo serão protegidas por código PIN ou leitura biométrica, nos smartphones que tiverem esse recurso.
Além disso, se por acaso você enviar dinheiro pelo WhatsApp por engano, ou seja, transferir uma quantia para outro usuário que não aquele de interesse, pode haver reembolso.
Cada caso será analisado individualmente, mas, via regra geral, a devolução do valor enviado de forma errada irá depender de quem recebeu.
Isso porque como em qualquer outro sistema de transferência, o aplicativo não consegue cancelar uma transação finalizada.
Limite de dinheiro
O aplicativo informou que haverá limite com relação aos valores que podem ser enviados de uma única vez.
Assim, quem deseja enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp pode:
- Enviar até mil reais por cada transação (envio de uma única vez para o mesmo usuário);
- Receber, no máximo, 20 transações diárias, totalizando 5 mil reais por mês.
No entanto, é importante saber que dependendo do banco esses limites podem ser menores, pois cada um irá determinar os valores aceitáveis!