Usar o cartão de crédito sem criar dívidas é um grande desafio enfrentado por boa parte das pessoas.
Afinal de contas, esse produto fornece a falsa sensação de se ter dinheiro, o que leva aos gastos desenfreados.
Além disso, o cartão de crédito tem um dos juros mais altos do mercado e caso não seja usado de forma correta, é bem provável que você fique cheio de débitos.
Inclusive, o perigo é ter seu nome incluso nos órgãos de proteção, como SPC e Serasa, o que significa que você vai impedido de ter qualquer tipo de acesso ao crédito na praça.
Então, para que isso não aconteça, veja 6 dicas para usar o cartão de crédito sem criar dívidas.
1 – Organize suas finanças
A primeira recomendação para não ter problemas com o cartão é manter a sua vida financeira organizada.
Para isso, você deve fazer uso de aplicativos ou planilhas que ajudam no controle financeiro.
Dessa forma, mantenha o hábito de anotar todos os seus ganhos mensais e as despesas, incluindo o cartão.
Assim, você será capaz de visualizar de forma mais clara o fluxo do dinheiro que entra e sai da sua conta.
Com isso, você vai ter consciência do quanto pode gastar, o que vai impedir facilmente o endividamento.
2 – Controle os gastos no cartão
Controlar os seus gastos no cartão de crédito é uma etapa também importante e que faz parte do planejamento das suas finanças.
No entanto, para que isso funcione verdadeiramente, você deve levar à risca esse controle, sem se deixar levar pela ansiedade ou entusiasmo acarretado pela compra de um produto.
Além disso, é fundamental que você saiba o momento exato de comprar ou não com o cartão, exatamente para não comprometer seu orçamento.
Então, a dica é controlar seus gastos parcelados ou à vista no cartão, verificando sempre a situação do mesmo – checando, por exemplo, a fatura que está em aberto.
Dessa maneira, você vai conseguir determinar quando vale a pena ou não efetuar uma compra fazendo uso do cartão.
3 – Prefira o pagamento à vista
Preferir o pagamento à vista é sempre a melhor dica para usar o cartão de crédito sem criar dívidas.
Afinal, além de possibilitar a quitação imediata de uma compra, o pagamento à vista permite até mesmo negociar descontos no momento da compra de um produto ou serviço.
Apesar disso, é claro que existem determinadas situações em que o pagamento parcelado pode valer a pena, como em caso de uma liquidação, por exemplo.
Contudo, até mesmo diante dessas situações, você ainda deve ter atenção total ao limite do cartão para que ele não ultrapasse o que você planejou.
4 – Cuidado com as compras sem necessidade
As compras feitas por impulso e sem necessidade são os grandes vilões de quem tem cartão de crédito e costuma usá-lo de forma frequente.
Por essa razão, é preciso ter atenção a estes impulsos para que você não perca o controle.
Antes de fazer a compra de um determinado produto ou serviço, pergunte-se se de fato existe alguma necessidade ou você está apenas adquirindo algo que não precisa por ter um interesse genuíno naquilo.
Saber o momento de comprar e aproveitar uma oportunidade com desconto e recusar uma “oferta tentadora” pode fazer uma real diferença no final do mês.
5 – Se possível, negocie a anuidade
Diversos consumidores não sabem, mas é totalmente possível negociar a anuidade do seu cartão de crédito direto com a administradora.
Caso você seja um cliente fiel e pague as faturas integrais e em dia, as chances de conseguir um excelente desconto com essa taxa do cartão são bem grandes.
Para isso, antes da fatura que traz a anuidade, por exemplo, entre em contato por ligação com a operadora do cartão de crédito e tente negociar esse valor.
Muitas vezes, é possível obter descontos excelentes e, em alguns casos, até mesmo a isenção dessa tarifa.
É algo bem simples, mas que pode representar uma grande economia das suas finanças, especialmente no médio e longo prazo.
6 – Tenha uma reserva financeira
Ter uma reserva financeira é também uma dica extremamente importante sobre como usar o cartão de crédito sem criar dívidas.
Isso porque, imagine a seguinte situação: você precisa pagar a fatura do seu cartão em alguns dias e, de repente, surgem custos médicos.
Caso você não tenha uma reserva financeira, por exemplo, utilizará o dinheiro da fatura para as despesas que surgiram.
Então, como resultado disso, vão incidir juros altíssimos e a fatura do cartão pode se tornar uma verdadeira bola de neve, logo é uma situação que vai lhe levar ao endividamento.
Conclusão
O que você está esperando para colocar em prática essas dicas de como usar o cartão de crédito sem criar dívidas? Pode ter certeza que o seu bolso vai agradecer!
Agora é com você, use essas informações para fugir das dívidas dos cartões de crédito!