5 dicas inacreditáveis para fazer seu salário render mais

Nem chegou o fim do mês e você já está no vermelho? O Notícia Oficial tem cinco dicas que podem lhe ajudar a fazer seu salário render mais!

salario render mais

O seu problema financeiro não é a falta de dinheiro e sim o mau controle de suas finanças! Saiba que algumas atitudes simples no dia-a-dia são capazes de fazer seu salário render mais do que você está habituado, independentemente do quanto recebe todos os meses.

Inclusive, você já parou para analisar que grande parte das pessoas sentem bastante dificuldade em pagar todas as contas em dia com o salário que recebem? 

Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio, mais de 50% das famílias brasileiras ficam endividadas durante o mês, isto é, gastam mais do que ganham e acabam entrando o mês seguinte no vermelho.

Ainda segundo essa pesquisa, uma das grandes razões do endividamento é o cartão de crédito, que correspondente a mais de 78% da dívida das famílias. Entretanto, o problema em si não é o uso do cartão no orçamento, mas sim as atitudes que você toma em sua vida financeira…

Por isso, abaixo estão 5 dicas importantes e fundamentais para fazer seu salário render mais e assim diminuir as suas preocupações com as contas atrasadas ou a falta de dinheiro até o fim do mês! Aproveite!

1 – Elabore um orçamento mensal para seu salário render mais

Um dos principais erros de quem deseja começar a ter boas finanças pessoais é a ausência de um orçamento mensal. Isso porque ter apenas uma noção do quanto se ganha no mês e uma “ideia” de quanto se gasta não é suficiente para fazer o dinheiro render.

Muito pelo contrário, é fundamental estabelecer uma entrada e saída de valor exato, pois sem isso você sempre terá a sensação de que o salário não é o suficiente.

Então, a melhor maneira de fazer isso é desenvolvendo um orçamento mensal, que pode ser criado através de planilhas gratuitas que você encontra na internet ou até mesmo em aplicativos de celulares.

Desse modo, você deve estabelecer seu salário líquido, ou seja, o valor que recebe efetivamente na sua conta, e as despesas fixas e variáveis.

Com esses dados, faça um cálculo do que sobra do seu salário depois de descontar as despesas, para evitar o endividamento.

Assim, você vai ser capaz de identificar os gastos que mais estão pesando no seu bolso e quais podem ser reduzidos ou até mesmo cortados do orçamento para sobrar mais dinheiro.

2 – Evite pagar usando o cartão de crédito

O cartão de crédito é hoje o maior causador do endividamento nos lares brasileiros, mas mesmo assim é uma das alternativas menos evitadas quando se tem o objetivo de fazer o salário render mais.

É uma relação que não dá para acreditar, pois o uso do cartão sem controle é o principal motivo para faltar dinheiro…

A falta de dinheiro na conta corrente em vez de impedir a compra, muitas vezes é a razão pela qual se faz o uso do cartão de crédito.

Só para se ter uma ideia, os juros do rotativo do cartão de crédito ficam em torno de 300% ao ano, que é quando você paga apenas o mínimo da fatura. 

Em outras palavras isso quer dizer que qualquer dificuldade que você tiver em pagar as faturas em dia, pode acabar se transformando em uma verdadeira bola de neve.

Portanto, a melhor alternativa diante disso é sempre pagar à vista, mesmo que seja preciso um tempo para juntar dinheiro para conseguir adquirir o produto/serviço desejado.

Além disso, um café, um lanche ou uma roupa nova podem não parecer significantes ao bolso, mas durante um mês essas pequenas despesas feitas no cartão levam ao endividamento. 

3 – Defina metas financeiras para seu salário render mais

O significado de fazer seu salário render mais será diferente dependendo do seu objetivo. 

Assim, para algumas pessoas, pagar as contas em dias é a grande meta, já para outros o objetivo é conseguir investir 10% daquilo que se recebe.

Dessa forma, é preciso que você seja capaz de identificar o que significa fazer “render” para você, pois só assim será capaz de ter sucesso nessa sua jornada.

Sendo assim, estabeleça seu objetivo principal para conseguir com que seu salário realmente renda até o final do mês, uma vez que isso vai ajudar na motivação.

4 – Separe uma parte do salário para investir

Investir é uma etapa fundamental da educação financeira. Por isso, para começar, a recomendação é que seus investimentos sejam realizados com metas de médio e prazo.

Sem sombra de dúvidas poupar 10% dos seus rendimentos por mês para realizar aplicações vai impactar positivamente no seu futuro.

Ainda que pareça uma pequena porcentagem, esse valor já vai ser suficiente para que você aprenda a criar hábitos positivos na sua vida financeira.

Afinal de contas, a longo prazo, 10% pode realmente se tornar uma reserva financeira suficiente para você comprar uma moto ou até mesmo ter uma aposentadoria mais tranquila.

Portanto, começar a investir é uma dica essencial para que você consiga fazer seu salário render mais.

5 – Compare preços

É impossível falar em fazer o dinheiro render sem mencionar a importância de comparar preços antes de fazer uma compra.

Uma mudança simples na hora de comprar frutas e verduras na feira em vez de ser no supermercado com certeza fará diferença para seu salário durar mais ao longo do mês.

Por mais que seja mais prático e fácil comprar onde é mais perto de casa, nem sempre essa estratégia gera economia.

Assim sendo, evite fazer a compra ou contratar um serviço sem antes realizar uma pesquisa do que a concorrência cobra.

Conclusão

Agora é com você! Basta começar adotando todas essas 5 dicas para fazer seu salário render mais e em poucos dias já notará a diferença em sua conta bancária!

Use e abuse dessas estratégias financeiras para dar aquela esticada no salário e melhorar positivamente a sua vida financeira, afinal, a vida não é só pagar boletos!