4 formas simples para aumentar seu score bancário mais rápido

Descubra aqui como funciona a pontuação de crédito bancária e quais são os truques para aumentar seu score bancário em pouco tempo!

cliente conversa com seu gerente no banco

Como você já deve saber há basicamente duas linhas de proteção ao crédito: SPC e Serasa! É justamente o Serasa Experian a instituição responsável pelo seu score bancário, ou seja, quem avalia e decide sobre liberar ou não produtos financeiros bancários, como de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, por exemplo.

Mas, provavelmente, você não sabe o que significa score bancário, não é mesmo? Bom, normalmente, falamos bastante do score de crédito, que é a pontuação em geral do consumidor brasileiro. Contudo, é preciso ficar atento, pois os bancos e instituições financeiras do tipo acabam tendo regras próprias para definir seu comportamento no mercado financeiro.

Então, antes de ir às dicas práticas para elevar sua pontuação, você precisa entender realmente o que é score bancário. De modo geral, estamos falando da pontuação referente ao mercado financeiro, ou seja, é o seu currículo frente a instituições bancárias, que servirá como base para o Serasa conceder ou produtos exclusivos a você.

Essa pontuação será dada a você conforme seu histórico de pagador, considerando uma série de fatores, como idade, CEP, tipo de relacionamento com seu banco, experiências com produtos bancários, entre outros. Inclusive, serão essas variáveis que definirão o seu score bancário, isto é, a probabilidade de pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses, onde quanto maior a pontuação, mais fácil será ter acesso a diversas modalidades de crédito.

Entretanto, como sabemos que as finanças dos brasileiros não estão ajudando muito nos últimos meses, está cada vez mais difícil manter as contas em dia, especialmente as maiores, como o financiamento imobiliário, e as que têm as maiores taxas de juros, como empréstimos pessoais e o rotativo do cartão de crédito. 

Porém, mesmo não sendo da nossa vontade acumular dívidas, isso pode prejudicar sua pontuação bancária, limitando seu poder de compra e até mesmo podendo levar ao endividamento, tendo seu nome cadastrado na lista de proteção ao crédito…

Então, como aumentar score bancário? Bom, não existe uma fórmula mágica e rápida para melhorar sua pontuação e tampouco uma ciência exata para que ela se mantenha alta ao longo dos anos, visto que há inúmeros fatores envolvidos… Contudo, segundo os birôs de crédito, existem algumas coisas que você deve seguir sempre: 

  • Renegociar e pagar dívidas;
  • Manter em dia o pagamento das suas contas;
  • Fazer o cadastro positivo.

Com essas três mudanças você já consegue começar a elevar seu score bancário e mantê-lo positivo, possibilitando assim que os bancos avaliem melhor seu perfil na hora de conceder crédito. Isso por que, dessa forma, você estará demonstrando um bom comportamento no mercado financeiro, o que consequentemente melhorará sua credibilidade junto às instituições financeiras.

Assim, ficará mais fácil ter acesso a privilégios e comodidades, como condições facilitadas na hora de solicitar um financiamento, possibilidade de baratear as taxas que você paga em muitos lugares, acesso a seguros mais vantajosos e econômicos e, claro, abrir as portas para o maravilhoso mundo de vantagens dos cartões de crédito! Por isso, vamos conferir quais são as quatro estratégias para deixar sua pontuação bancária elevada mais rapidamente?!

1. Mantenha relações duradouras com os bancos para aumentar o score bancário

Segundo especialistas, cerca de 15% da pontuação é baseada no tempo histórico de crédito que você tem com a instituição e 10% com relação aos tipos de crédito que possui na mesma.

Somando essas duas porcentagens, temos 25%, ou seja, 1/4 de todo o cálculo para seu score bancário

Então, se a intenção é elevar a sua pontuação, saiba que é fundamental cultivar um bom relacionamento com os seus bancos.

Assim, quanto mais tempo for cliente do banco e utilizar de seus produtos de crédito, por exemplo, mas confiável será seu histórico como consumidor e maiores serão as chances de ter crédito no mercado. 

Mas, claro que você não precisa manter sua conta ativa ou ter cartões com altas taxas só para aumentar seu score no banco. 

A ideia é buscar benefícios com dois ou três bancos, para que esses ofereçam baixas taxas de manutenção na conta, cartões sem anuidade, enfim. 

Além disso, dois fatores que ajudam nesse sentido é ter ao menos um cartão de crédito por mais de 6 anos e um limite de cheque especial há mais de 3 anos no mesmo banco.

2. Movimente sua conta bancária

As contas corrente e poupança são os produtos bancários mais comuns entre os brasileiros e grande parte da população tem ao menos uma dessas ativa.

No entanto, ter conta ativa e fazer um bom uso da mesma são coisas totalmente diferentes.

Muitas pessoas por não utilizarem tais produtos, acabam por não contribuir positivamente para o seu Serasa Score aumentar.

Então, a dica aqui para elevar sua pontuação bancária é movimentar suas contas, como:

  • Ajustar seus pagamentos para serem feitos de forma online (débito automático e uso de internet banking para pagamentos e transferências, por exemplo);
  • Fazer compras no cartão de crédito ao invés de pagar à vista (desde que os juros sejam baixos);
  • Tentar se programar financeiramente para depositar ao menos um pequeno valor na poupança mensalmente;
  • Entre outras maneiras de trabalhar com o seu dinheiro.

Mas, lembre-se que o segredo é ter vantagem sob o banco e por isso, talvez o mais recomendado seja ter conta em bancos digitais.

Caso prefira um banco mais tradicional, uma alternativa é abrir uma conta corrente conhecida como “cesta de serviços essenciais”. 

O Banco Central obriga todos os bancos a oferecerem esse recurso, onde não poderá ser cobrada nenhuma taxa pelos serviços mais básicos.

3. Evite pegar empréstimos ou financiamentos altos

Aproximadamente 30% do score de crédito é baseado em suas dívidas, ou seja, sobre as contas em atraso que você têm registradas em seu nome.

Essas comprometem o seu orçamento mensal e consequentemente afetam a sua pontuação.

Por isso, se você deseja melhorar o score bancário, deve evitar ao máximo pegar empréstimos ou financiamentos altos e com juros elevados. 

Pense conosco, no mínimo, metade de seu salário vai para pagar as contas mensais fixas, como aluguel, água e luz…

O restante que sobra quase não dá para nada, pois temos outras despesas que pesam no orçamento, como os gastos com alimentação e deslocamento.

Agora imagine somar todos esses gastos a um financiamento alto ou a um empréstimo que lhe cobra altas taxas de juros, especialmente se houver atrasos…

Obviamente que o banco não verá essa situação financeira como positiva, pois a instituição sabe o quanto você ganha mensalmente.

E, se o banco perceber que mais de 35% do seu salário é destinado a uma única dívida, o seu score bancário irá baixar. 

Sendo assim, o seu objetivo deve ser sempre evitar compras grandes a prazo, pois essas lhe acompanharão por um bom tempo e a instituição financeira pode enxergar essa atitude como sendo um fator de risco a inadimplência. 

Então, se a compra tiver um valor alto e for comprometer suas finanças, faça um esforço, poupe e compre no dinheiro mesmo, à vista!

4. Score alto no banco é sinal a cartão de crédito com limite maior

Normalmente, com um bom cartão de crédito você consegue financiar veículos, comprar produtos parcelados e etc.

Além disso, você pode também utilizar o limite de seu cartão para alguma emergência, inclusive saques parcelados. 

Mas, você sabia que apenas 40% dos brasileiros têm um cartão de crédito? E que quando um cartão de crédito não tem anuidade, o banco tradicional estipula um limite para uso? 

Bom, essas são informações relevantes para você que deseja um bom limite em seus cartões após elevar seu score bancário!

De modo geral, os bancos definem o valor o seu cartão a partir de quatro critérios:

  • Renda pessoal;
  • Capacidade de pagamento;
  • Comprometimento da renda;
  • Histórico de pagamentos.

Então, o quanto antes você conseguir elevar seu score bancário Serasa, melhor para seu bolso!

Assim, poderá desfrutar de uma série de benefícios e condições exclusivas, seja para financiar a tão sonhada casa própria, pedir um empréstimo para abrir seu próprio negocio ou outro desejo de consumo que tenha!

Por isso, comece hoje mesmo a por em prática as dicas mencionadas aqui de como aumentar o score bancário e aproveite de uma vida financeira mais tranquila!